The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Estilo Japandi

24 Julho 2023

Um ponto de encontro de paz é aquilo em que procuramos transformar as nossas casas. É certo que cada um de nós define a tranquilidade através da sua lente, mas há estilos de design que são a expressão plena de serenidade. 

 

O estilo Japandi é a fusão certa entre o que é realmente importante  e a estética elegante sem ser exagerada. Vive de elementos com propósito para o espaço, de natureza nos detalhes (ou em tudo), de uma descontração das regras de design e ainda do sossego de ver que tudo está no seu devido lugar. Saiba tudo sobre como o estilo Japandi nos convida a viver uma vida simples mas com tudo aquilo que mais precisamos.

 

The Interiors Mind Podcast

 

 

 

Filosofia do Estilo

 

O estilo Japandi é uma fusão entre o minimalismo japonês e o design escandinavo, que providencia um visual que combina a simplicidade e a graciosidade do Japão com a funcionalidade e aconchego dos países nórdicos. Embora não haja uma origem específica para o estilo Japandi, ele desenvolveu-se como uma resposta à busca contemporânea por ambientes tranquilos, equilibrados e minimalistas.

 

 

O minimalismo japonês, também conhecido como “wabi-sabi”, é uma filosofia estética que se baseia na simplicidade, na imperfeição e na apreciação da beleza natural. Ele enfatiza a redução de elementos desnecessários e a busca pela harmonia e serenidade. Por outro lado, o design escandinavo é conhecido por sua funcionalidade, minimalismo e conexão com a natureza. Os países escandinavos, como a Dinamarca, Suécia, Noruega e Finlândia, têm uma tradição de valorizar o conforto, a luminosidade e a utilização de materiais naturais nos seus espaços interiores. 

 

 

 

 

Estética e Design Japandi

 

 

Alguns elementos de design característicos do estilo Japandi

 

Cores: Aplicação de uma paleta de cores neutras e suaves, como branco, cinza, bege e tons de madeira natural. Essas cores criam um ambiente calmo e relaxante, além de fornecer uma base neutra para outros elementos de design.

 

Materiais: Os materiais utilizados no estilo Japandi enfatizam a natureza e a autenticidade. Madeira clara, como carvalho ou faia, é frequentemente usada para móveis e pisos, trazendo calor e conexão com a natureza. Materiais naturais, como linho, algodão e seda, são escolhidos para tecidos e estofos.

 

Texturas: O estilo Japandi valoriza texturas orgânicas e naturais. Superfícies com acabamentos levemente ásperos ou texturizados são preferidos em vez de superfícies polidas e brilhantes. Almofadas de tecidos naturais, tapetes trançados à mão e cerâmicas com texturas delicadas são exemplos de elementos texturizados utilizados nesse estilo.

 

Formas: As formas no estilo Japandi são simples, limpas e minimalistas. O mobiliário tende a ter linhas retas e contornos suaves, sem ornamentos ou detalhes excessivos. As formas são selecionadas para serem funcionais e práticas.

 

Padrões: O estilo Japandi tende a usar padrões que se resumem ao minimalismo, se é que usa algum. Se houver algum padrão, ele será discreto e discreto, como um padrão de linhas finas ou pontos suaves. Esses padrões adicionam um toque de interesse visual sem sobrecarregar o ambiente.

 

 

 

 

 

Simplicidade 

 

 

O minimalismo é, de fato, uma parte essencial do estilo Japandi, que combina elementos do design japonês e escandinavo. No Japão, a estética minimalista é profundamente enraizada na cultura e na filosofia, com influências do zen-budismo, que enfatiza a busca pela simplicidade, pureza e tranquilidade. O conceito japonês de “ma” também é relevante aqui, referindo-se ao espaço vazio entre os objetos, que é considerado tão importante quanto os próprios objetos. Essa valorização do espaço vazio contribui para uma sensação de calma e equilíbrio.

 

Aplicar os princípios do minimalismo na vida diária pode trazer diversos benefícios. Primeiramente, ajuda a criar ambientes mais organizados, limpos e livres de distrações desnecessárias. Isso pode promover uma sensação de clareza mental e reduzir o stress permitindo que se concentre no que é realmente importante.

 

 

 

Conexão com a Natureza

 

 

A incorporação de elementos naturais no design é essencial para criar uma atmosfera segura. As plantas desempenham um papel fundamental no estilo Japandi, trazendo vida e conexão com a natureza para os espaços interiores. A presença de plantas verdes, como pequenas suculentas, ajudam a criar uma sensação de frescura e vitalidade. Além disso, as plantas também purificam o ar e melhoram a qualidade do ambiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos moradores.

 

A luz natural também é uma característica essencial do design de interiores Japandi. A valorização da luz natural permite que os espaços sejam inundados por uma iluminação suave e difusa, criando uma atmosfera acolhedora e serena. Grandes janelas, clarabóias e portas de correr são comuns nesse estilo, maximizando a entrada de luz e conectando os ambientes internos com o exterior.

 

 

 

Dicas práticas para adotar o Estilo Japandi

 

  • Livre-se de elementos desnecessários e mantenha apenas aqueles que são funcionais ou que tragam alegria para a sua vida.
  • Escolha uma paleta de cores suaves e neutras para suas paredes, como branco, bege, cinza claro ou tons terrosos.
  • Use materiais naturais, como a madeira clara, bambu, rattan e algodão, na escolha do mobiliário e decorações.
  • A iluminação desempenha um papel importante no estilo Japandi. Opte por luzes suaves e difusas, evitando a luz brilhante e intensa.
  • Traga a natureza para dentro de casa incorporando plantas e elementos naturais em sua decoração. Plantas como bonsai ou suculentas são ideais para adicionar vida e energia ao ambiente. Incorporar pedras, conchas e outros elementos naturais em pequenos arranjos decorativos.
  • Equilíbrio entre espaços vazios e objetos cuidadosamente selecionados.
  • Valorize o artesanato e peças feitas à mão.
  • Adicione texturas aconchegantes com almofadas, mantas macias, tapetes de lã ou tecidos naturais. 

 

 

Peças Jota Barbosa no Estilo Japandi

 

 

 

Banqueta Terra  |  https://jotabarbosa.com/produto/banqueta-terra/

Consola Naturhttps://jotabarbosa.com/produto/consola-natur/

Sofá Antónia | https://jotabarbosa.com/produto/sofa-antonia/

 

 

 

 

Aparador Herhttps://jotabarbosa.com/produto/aparador-her/

Cadeirão Landformhttps://jotabarbosa.com/produto/cadeirao-landform-2/

Candeeiro Mocha | https://jotabarbosa.com/produto/mocha/