Uma das tendências do design de interiores dos últimos anos são os open spaces. Os ambientes integrados são uma representação arquitetónica da modernidade, para além da praticidade que conferem ao seu lifestyle. Porém, decorar a sala de estar e jantar juntas pode tornar-se um desafio e podem surgir algumas questões relacionadas com a melhor disposição destes dois ambientes, que mobiliário escolher, como criar diferentes atmosferas no espaço.
Chegou o momento de esclarecer todas as dúvidas. Hoje, dar-lhe-emos todas as respostas de como pode decorar a sala de estar e jantar juntas com sofisticação e funcionalidade.
Dividir para Multiplicar
Comece por criar e pensar no seu open space com duas áreas distintas, mas que funcionem fluidamente entre si. Isto irá ajudá-lo a planear ambientes vocacionados para o seu principal propósito e facilitar-lhe toda a projeção do design de interiores da sala de estar e jantar.
Na Moradia Pontevedra, o inovador móvel giratório da televisão rompe com a tradicional separação entre as duas zonas, oferecendo uma solução dinâmica que redefine a versatilidade do espaço. Já na Moradia Coronado, encontramos uma integração plena entre sala de estar e sala de jantar, onde a proximidade entre ambas potencia o convívio sem comprometer a identidade de cada ambiente. O projeto da Moradia Tomar leva ainda mais longe esta fluidez: o open space foi desenhado para que as divisões coexistam sem barreiras físicas, promovendo um estilo de vida mais livre e contemporâneo.
Os open spaces são uma tendência consolidada e intemporal, que privilegia a partilha e a funcionalidade. Na nossa Boutique da Foz, rendemo-nos a este conceito ao criar um ambiente onde os diferentes espaços se entrelaçam de forma equilibrada, potenciando o convívio num cenário sofisticado e acolhedor.
- Sala de Estar e Jantar Juntas
A Peça de Mobiliário de Destaque
Uma das melhores formas de unir dois espaços distintos num só plano é traçar uma linha visual com uma peça de mobiliário de maior dimensão. A solução que normalmente vemos acontecer é incluir um sofá confortável como o Antónia, um móvel de apoio como a consola Her ou a mesa de apoio Drum, ou até mesmo um armário alto, de modo a dividir o espaço ao meio.
Estas peças não quebram a harmonia do espaço, mas ajudam a definir, de forma subtil, a distinção entre a sala de estar e jantar.
- Peças que Ajudam a Distinguir a Sala de Estar e Jantar
Tapetes, o Toque Final
Acrescentar um tapete a qualquer espaço é uma excelente escolha para trazer textura, calor e infundir a sensação de comodidade no ambiente. Contudo, podemos aperceber-nos de que este elemento é igualmente incrível para definir e separar áreas dentro de um open space.
DICA: A sugestão que deixamos para a seleção dos tapetes é que na zona de estar coloque um tapete com um pelo maior e mais macio, à semelhança daquele que foi utilizado na sala do Apartamento Oeiras, que cria um efeito de “nuvem” e aconchego no momento de repouso.
Para a sala de jantar, recomendamos a escolha de um tapete de pelo curto, como aquele que foi incluído no projeto do Apartamento Espinho, que além de ajudar a delimitar visualmente as zonas, facilita a limpeza e a manutenção do espaço.
- Tapetes Utilizados para Separar Áreas
Cor, o Equilíbrio Perfeito
Um dos segredos para ter um ambiente integrado com a maior sofisticação possível é construir uma paleta de cores que se prolongue pela sala de estar e jantar. As texturas são uma excelente adição, juntamente com a escolha dos materiais, e nesse sentido procure manter todos estes elementos em equilíbrio para que os ambientes respirem entre si.
- Paleta de Cores Harmoniosa
A Iluminação para Conduzir Atmosferas
A iluminação é fundamental na composição de um design de interiores elegante, mas igualmente aconchegante. A beleza do universo da decoração reside na variedade de opções disponíveis, cada uma com uma função própria, capaz de transformar o mesmo espaço. Desde candeeiros de teto, aos de mesa como os de pé, todos estes pontos de luz irão contribuir para um ambiente mais harmonioso e onde irá querer sempre estar.
DICA: Na sala de jantar, selecione um candeeiro de teto, com um candelabro suspenso, um toque de requinte que naturalmente atrai os convidados para a mesa. Para a sala de estar, o ideal seria um candeeiro de pé, junto do seu cadeirão, ou um candeeiro de mesa no móvel tv. Deste modo, assegura uma luz mais quente, intimista e subtil, perfeita para uma atmosfera de conversa e descanso.
- Iluminação no Open Space
Mobiliário Discreto
Ao decorar a sua sala de estar e jantar juntas, pondere em adicionar mobiliário mais baixo para preservar a harmonia entre os ambientes. Peças demasiado volumosas podem facilmente dominar o espaço, causando uma atmosfera cansativa e confusa. A decoração do espaço, porém, está totalmente entregue à sua criatividade.
DICA: Em vez disso, dê preferência a peças mais pequenas e mais finas para aproveitar melhor o open space. Cadeiras mais arredondadas, com um design semelhante à cadeira Natur, mesas de centro mais baixas como a mesa Copper, um sofá para criar uma divisão entre áreas, bem como aparadores com um visual mais linear, como o modelo Slender.
A chave é as peças se encontrarem em aspetos comuns para propiciar uma ligação entre materiais e cores, para que os possa misturar e criar uma estética mais uniforme.
- Peças de Mobiliário Baixas
Decorar uma sala de estar e jantar juntas é um convite à criatividade e ao equilíbrio entre funcionalidade e sofisticação. Ao pensar nos diferentes ambientes como partes de um todo fluido, poderá criar espaços que se complementam e se potenciam mutuamente, oferecendo conforto, praticidade e uma estética cuidada.
Se quiser aprofundar este tema e explorar ainda mais ideias para tirar o melhor partido dos ambientes integrados, convidamo-lo a explorar o nosso artigo sobre Open Spaces, onde encontrará tudo o que precisa de saber.