The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

A escolha ideal do papel de parede

09 Maio 2022

O papel de parede é um elemento excecional na personalização de ambientes, sendo muitas vezes a opção para pessoas que desejam aplicar nas suas paredes um visual arrojado e distinto.  

 

Existem algumas premissas que deve ter em consideração antes de escolher o papel de parede ideal para o seu espaço, desde o local onde irá aplicar como cor, material, padrão e até mesmo textura. Este apontamento que preenche as suas paredes chega para entregar ao seu estilo decorativo personalidade, se preferir uma sensação de amplitude ao ambiente ou até mesmo uma atmosfera mais intimista e discreta. 

 

Saiba agora como escolher o papel de parede certo para a sua casa e deslumbre-se!

 

 

Seleção por Cores

 

A atmosfera de um espaço irá depender das tonalidades do papel de parede que escolher, e partindo deste pressuposto é importante selecionar uma cor que vá de encontro à energia que deseja criar nos seus ambientes.

 

Por exemplo, se preferir que o seu espaço transmita frescura e harmonia opte por papéis de parede com tons suaves e matizes pálidas como azul, verde, cinzento. Por outro lado, priorize cores quentes como vermelho, amarelo, laranja, se pretende privilegiar uma aura mais quente e aconchegante aos seus recantos.

 

 

Cor do papel de parede

  • Combinações de bege, amarelo, laranja, vermelho – Para salas de estar e áreas de convívio, uma vez que estas cores são quentes e acolhedoras.
  • Vermelho vivo, pêssego, castanho, verde – Para a cozinha, uma vez que estas cores são uma combinação de energia e estímulo.
  • Verde, turquesa, laranja intenso e açafrão – Para as salas de jantar, uma vez que influenciam o apetite.
  • Todas as tonalidades mais claras de rosa, azul, cinzento, branco – Para o quarto principal, uma vez que trazem tranquilidade, relaxamento e também estimulam o descanso.
  • Todas as cores vivas como laranja, rosa, azul, verde, verde, amarelo, lavanda – Para o quarto das crianças, uma vez que são nutritivas e joviais.
  • Todas as cores nobres como o rosa, verde esmeralda, roxo escuro – Para os quartos de hóspedes, uma vez que podem fazer com que os seus hóspedes se sintam mais bem recebidos e confortáveis.

 

 

Seleção por Texturas

 

Os papéis de parede texturizados ajudam a omitir falhas na parede, camuflando algumas imperfeições da parede como arquitetônicas. As texturas concretizam um excelente complemento para dar às suas paredes alguma dimensão, trazendo uma maior profundidade e interesse visual.

 

Quando se trata de opções elas são ilimitadas. Desde soluções mais versáteis, àquelas que enchem o espaço com a sua presença, a textura perfeita será sempre aquela que terá parte da sua personalidade e que se conjuga harmoniosamente com a sua decoração.  A textura pode ser visual – sentida pelo sentido visual ou textura tátil – sentida pelo sentido do tato. 

 

 

Tipo de Aplicação de Papel de Parede Texturizado

  • Papéis de parede com textura rugosa – Para espaços de grande passagem.
  • Papel de parede com textura lisa – Para espaços que demonstrem menos desgaste do tempo e utilização.
  • Papéis de parede com textura brilhante – Para espaços sem janelas.
  • Papel de parede textura mate – Para espaços com bastante luz natural.
  • Papéis de parede com textura natural – Para espaços onde se pretende criar um estilo rústico.

 

 

 

Seleção por Padrões

 

Uma das grandes dificuldades que pode sentir no padrão do papel de parede perfeito é descobrir se funciona bem para o seu espaço e para as suas necessidades. Papéis de parede com padrão disfarçam as imperfeições na superfície da parede, e também ajudam a tornar o ambiente mais descontraído.

 

Uma regra geral na seleção de padrões é que estes devem corresponder à arquitetura do espaço, ao seu estilo de vida e a outros elementos como janelas, tapetes, almofadas. O mobiliário que insere nestes espaços deve interligar com o papel de parede escolhido para que não sinta o ambiente sobrecarregado visualmente.

 

 

Aplicação de Padrões

  • Padrões horizontais – Para espaços estreitos que precisam de ter uma aparência mais larga (mas que também podem fazer o teto parecer mais curto.)
  • Padrões verticais – Para espaços onde o teto deva aparecer mais alto do que realmente é.
  • Padrões grandes –  Para espaços grandes e espaçosos e mais adequados para um revestimento de parede numa sala grande.
  • Padrões pequenos –  Para espaços pequenos e apertados.
  • Padrões florais –  Para quartos ou espaços mais femininos.
  • Padrões geométricos – Para espaços de escritório em casa.
  • Padrões arrojados – Para sala de estar e cozinha.

 

 

Seleção por Materiais

 

O material é um dos principais fatores decisivos na seleção do papel de parede. Muitos são os tipos de materiais com os quais são feitos os papéis de parede e cada um tem propriedades e processos de aplicação diferentes.

 

Aplicação de material de papel de parede

 

  • Papel de parede em vinil – Para espaços de grande passagem, devido à sua propriedade altamente lavável.
  • Papéis de parede de tecido – Para espaços luxuosos derivado do seu visual elegante.
  • Papéis de parede TNT (Tecido não tecido) –  Para qualquer tipo de espaço devido à sua natureza de fácil utilização.
  • Papéis de Parede de Folha –  Para apenas paredes altamente lisas, uma vez que revelam facilmente imperfeições.
  • Papéis de parede naturais de bambu – Para ambientes que exigem um aspecto mais natural.
  • Papel de parede Grass-Cloth- Para qualquer tipo de espaço, devido à sua durabilidade e fácil lavagem.
  • Flock Wallpapers-  Para quarto, quarto de hóspedes, sala de estar, ou sala de jantar devido à sua textura felpuda de veludo

 

 

Aplicação do Papel de Parede

 

1º passo — Avaliação  da parede

 

  1. Nesta fase  é necessário verificar se a parede é plana e se a superfície está estável. Caso não esteja, será necessário ajustar para que tudo fique uniforme. 

 

2º passo — Preparação da parede

 

  1. Este é o momento de deixar a parede pronta para receber o papel. Para isso, primeiramente, uniformize todos os relevos e garanta que ela está bem nivelada. Caso haja outros problemas, como buracos, infiltração, mofo etc, certifique-se de tratar desta situação para conseguir colocar o seu papel de parede.
  2. Além disso, é preciso medir a parede para saber com rigor quantos rolos terá de comprar. Meça a altura e o comprimento da área. Depois passaremos para a marcação do local de aplicação, com ajuda de um lápis decalcando linhas de orientação verticais nas paredes, para que nada lhe escape.

 

3º passo — Preparação do papel

 

  1. Nesta etapa temos um ponto muito importante: o início do padrão. Caso o papel seja estampado é essencial que identifique o começo antes de fazer qualquer corte, pois se houve algum erro neste passo, todo o resultado será comprometido.
  2. Assim, visualize a estampagem por completo e entenda quando começa e termina o seu padrão. Posteriormente, simule por onde será melhor começar a colar. No caso de grandes estampagens,  o melhor é começar pelo meio.
  3. Coloque o papel numa mesa  e desenrole-o. Com o lápis, marque, no papel, as medidas feitas anteriormente. Aqui, é de extrema importância contar 5 centímetros a mais na parte superior e inferior da tira. 

 

 

4º passo — Momento da colagem

 

  1. Neste passo é importante ter ou uma escova, cola, espátula, rolo, x-ato e alguns utensílios para o auxiliar em todo este processo.  
  2. Use a espátula para pressionar os vincos e cantos no rodapé e teto. Depois, utilize um x-acto para cortar o restante. Feito isso, aplique a cola com o rolo por cima do papel de parede e deixe secar.
  3. Depois, vá até a parede com o papel dobrado e inicie a colagem pela parte superior. Em seguida, desdobre o papel e cole-o, de modo a desenrolar até embaixo. 
  4. Posto isto, alise o papel no intuito de eliminar bolhas maiores. Use uma escova para fazer a mesma coisa com as menores. Com a ajuda da espátula, retire, do meio para as bordas, o excesso de cola. Repita esse passo com as demais tiras.
  5. Salientamos que se desejar um trabalho perfeito, a Jota Barbosa detém a capacidade de venda de papel de parede com aplicação incluída. Contacte ou visite as nossas lojas para conhecer toda a gama disponível.  

 

 

Marcas Parceiras da Jota Barbosa

 

A Jota Barbosa tem a honra de incluir nos seus projetos esta marca premium nas paredes dos seus clientes, pois a confiança na alta qualidade dos materiais, aliado ao trabalho dos nossos profissionais colidem num resultado de excelência.

 

Élitis

 

A marca francesa Élitis é uma conceituada marca de papel de parede, tecidos de decoração e revestimentos de parede de reconhecimento mundial. Esta marca é considerada no mundo do design e decoração de interiores com uma das melhores especialistas neste setor, combinando o cruzamento da história com a inovação tecnológica, valorizando de forma sublime todos os seus espaços.

 

 

 

Arte 

 

Arte é uma marca premium de designer dos mais luxuosos e exclusivos revestimentos de parede do mundo. Os desenhos variam desde o elegante e minimalista ao vanguardista e excêntrico, com uma vasta gama de produtos refinados para todos os gostos.

 

 

 

Casamance

 

Casamance é um editor francês de tecidos e revestimentos de parede. A sua premissa assenta na revitalização de mobiliário contemporâneo, inventando os clássicos de amanhã e criando designs intemporais para melhorar os interiores em estilo.

 

As suas colecções distinguem-se pelas suas gamas de cores finamente trabalhadas, diversos motivos e materiais de qualidade. A alquimia das cores veste espaços arquitectónicos com a elegância do estilo francês. A marca está presente nos 5 continentes com as suas 15 filiais e tem 3 showrooms em Paris, Londres e Culemborg.