The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Como Decorar a Sala de Estar e Jantar Juntas

06 Fevereiro 2023

Uma das tendências do design de interiores dos últimos anos são os open spaces. Os ambientes integrados são uma representação arquitetónica da modernidade, para além da praticidade que conferem ao seu lifestyle. Porém, decorar a sala de estar e jantar juntas pode tornar-se um desafio e podem surgir algumas questões relacionadas com a melhor disposição destes dois ambientes, que mobiliário escolher, como criar diferentes atmosferas no espaço. 

 

Não precisa mais ficar na dúvida, pois hoje dar-lhes-emos todas as respostas de como pode decorar a sala de estar e jantar juntas com sofisticação e funcionalidade. Saiba tudo. 

 

 

1 | Dividir para multiplicar

 

Comece por criar e pensar neste espaço com duas áreas distintas, mas que funcionem fluidamente entre si. Isto irá ajudá-lo a planear ambientes vocacionados para o seu principal propósito e facilitar-lhe toda a projeção do design de interiores da sala de estar e jantar. 

 

 

1 | Sala de estar e jantar – Projeto Moradia Pontevedra

2 | Ambiente integrado – Projeto Moradia Coronado

3 | Open Space cozinha, sala de jantar e de estar – Projeto Moradia Tomar

4 | Sala de estar e jantar e canto de descanso – Boutique Foz

 

 

2 | A peça de mobiliário de destaque

 

Uma das melhores formas de unir dois espaços distintos num só plano é traçar uma linha visual com uma peça de mobiliário de maior dimensão. A solução que normalmente vemos acontecer é colocar um sofá, uma consola ou armário alto, de modo a dividir o espaço ao meio, Estas peças não irão confundir mas ajudam a causar subtilmente uma distinção entre a sala de estar e jantar.

 

 

Sofá Antónia |  https://jotabarbosa.com/produto/sofa-antonia/

Mesa de Apoio Drum | https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-apoio-drum-4/

Consola Her | https://jotabarbosa.com/produto/consola-her/

 

 

 

3 | Tapetes, o toque final

 

Acrescentar um tapete a qualquer espaço é uma excelente escolha para trazer textura, calor e infundir a sensação de comodidade no ambiente. Contudo, podemos aperceber-nos que este elemento é igualmente incrível para definir e separar áreas, dentro de um mesmo espaço.

 

DICA:  A sugestão que deixamos para a seleção dos tapetes é que na zona de estar coloque um tapete com um pelo maior e mais macio, mesmo para criar o efeito de “nuvem” e aconchego no momento de repouso. 

 

Para a sala de jantar, aconselhamos que seja um tapete com o pelo mais curto, para que dessa forma possa distinguir as zonas e com um intuito prático de limpeza e higienização.

 

1 | Sala de jantar  – Projeto Apartamento Espinho

2 | Zona de passagem com consola –  Projeto Apartamento Oeiras

 

 

 

4 | Cor, o equilíbrio perfeito

 

Um dos segredos para ter um ambiente integrado com a maior sofisticação possível é construir uma paleta de cores que se prolongue pela sala de estar e jantar. As texturas são uma excelente adição, juntamente com a escolha dos materiais, e nesse sentido procure manter todos estes elementos em equilíbrio para que os ambientes respirem entre si.

 

 

Projetos envolvidos 

Projeto Moradia Boavista

Projeto Moradia Marques da Silva

Projeto Apartamento Espinho

 

 

 

5 | A iluminação para conduzir atmosferas

 

A iluminação é fundamental na composição de um design de interiores elegante, mas igualmente aconchegante. A beleza do universo da decoração é que as diversas opções e com intuitos diferentes para um mesmo espaço. Desde candeeiros de teto, aos de mesa como os de pé, todos estes pontos de luz irão contribuir para um ambiente mais harmonioso e onde irá querer sempre estar.

 

DICA: Na sala de jantar, selecione um candeeiro de teto, com um candelabro suspenso. O requinte o chamará à mesa. Para a sala de estar, o ideal seria um candeeiro de pé, junto do seu cadeirão, ou um candeeiro de mesa no móvel tv. Deste modo, assegura uma luz mais quente, intimista e subtil, perfeita para uma atmosfera de conversa e descanso.

 

 

Candeeiros Mocha | Candeeiro Mocha

 

 

 

6 | O mobiliário discreto

 

Ao decorar a sua sala de estar e jantar juntas pondere em adicionar mobiliário mais baixo  se tem como preocupação a harmonia dos seus ambientes. As peças de maiores dimensões podem facilitar tomar conta de todo o espaço, causando uma atmosfera cansativa e confusa. A decoração do espaço está totalmente entregue à sua criatividade.  

 

DICA: Em vez disso, opte por peças mais pequenas e mais finas para um maior aproveitamento do open space. Cadeiras mais arredondadas, mesas de centro mais baixas, um sofá para criar uma divisão entre áreas,  bem como aparadores com um visual mais linear.

 

A chave é as peças se encontrem em aspetos comuns para assim propiciar uma ligação entre materiais e cores, para que os possa misturar e criar uma estética mais uniforme.

  

 

Cadeirão Her |https://jotabarbosa.com/produto/cadeirao-her-3/

Aparador Slender | https://jotabarbosa.com/produto/aparador-slender/

Cadeira Natur | https://jotabarbosa.com/produto/cadeira-natur/