The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

A Nostalgia do Estilo Mid-Century 

23 Janeiro 2023

Com casa nos Estados Unidos da América, o Estilo Mid-Century nasce do movimento modernista intensamente influenciado pelos conceitos da escola Bauhaus, a primeira escola de design do mundo, fundada por Walter Gropius, nos anos 40. Num pós segunda guerra mundial, a esperança e o recomeçar eram temas de emergência e isso refletiu-se nos designs das casas. 

 

Passadas décadas do surgimento do Estilo Mid-Century, vimos trazer ao presente a sua história e como ele se tornou num estilo intemporal e uma tendência nos dias de hoje. Ora veja como!

 

 

The Interiors Mind Podcast

 

 

 

 

 

As suas raízes

 

 

A revolucionária segunda guerra mundial despoletou nas pessoas a necessidade de deixar para trás tudo aquilo que se tornara sombrio, para encararem o novo mundo moderno com alguma tranquilidade e inovação. Queriam-se casas totalmente livres, com mais janelas e com mais espaço para a convivência familiar, essencialmente, que os designs  fossem mais versáteis e eficientes. 

 

Os avanços na tecnologia e na ciência trouxeram novos materiais, texturas e formas, que facilmente se refletiram em padrões orgânicos e geométricos e em materiais naturais como a madeira, o metal e couro. O principal objetivo era que tudo o que fosse desnecessário se omitisse, o que colide exatamente com a premissa do estilo escandinavo que facilmente se emparelhou neste Conceito Mid-Century.

 

As silhuetas cleans, orgânicas, combinações de materiais que finalizam designs multifuncionais são a essência deste estilo de vida. Os tons quentes dão corpo e alma aos ambientes para os tornar aconchegantes. Há personalidade que habita nas entrelinhas das pernas delicadas do mobiliário, como nos padrões que exalam cor e atitude. 

 

 

 

 

 

 

De volta ao presente

 

Hoje em dia, o Estilo Mid-Century retorna numa cápsula do tempo em que compreende a simplicidade com a abundância das décadas passadas. É um conceito que aposta em peças icónicas, que se façam sentir no espaço, focado e específico. A intencionalidade é uma diretriz impreterível. 

 

 

 

Dicas para adaptar a sua casa ao Estilo Mid-Century

 

 

  • Construa o seu espaço em torno de peças de design mais especiais: Selecione uma ou duas peças que aprecie, na cor, no material e formato que desejar e adeque o seu espaço em torno disso.

 

  • Brinque com a cor – Uma das mais marcantes características deste estilo, a cor representa bastante o estilo mid-century, principalmente os laranjas, vermelhos, amarelos e azuis. Elas podem ser vistas em tapetes, almofadas ou até mesmo em quadros. Tente sempre balancear a cor com os tons neutros para manter o espaço harmonioso.

 

  • Deixe a natureza entrar- privilegie a beleza das janelas amplas que trespassam a beleza do exterior para o interior e adicione algumas plantas aos seus espaços. Um excelente complemento para dar vida ao ambiente.

 

  • Funcionalidade é bastante importante para o estilo – A forma segue a função – e nesse sentido o mobiliário deverá ser simples, com materiais de acabamento de alta qualidade, de preferência com pés mais finos e estreitos e em madeira natural. Os estofos são tidos como prioridade para oferecer uma segurança e comodidade essenciais.

 

 

 

 

Inspirações do Estilo Mid-Century Moderno

 

 

Hall de Entrada

 

 

 

Consola Vector – https://jotabarbosa.com/produto/consola-vector-2/

Espelho Her Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/her-mirror/

Puff Elis – https://jotabarbosa.com/produto/puff-elis/ 

 

 

Quarto

 

 

Candeeiro de Mesa Brass –  https://jotabarbosa.com/produto/candeeiro-de-mesa-brass/

Mesa de cabeceira Heritage Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/heritage-night-table/

Cama Grace – https://jotabarbosa.com/produto/cama-grace/

Banqueta Heritage – https://stylishclub.pt/product/heritage-stool/

 

 

 

Sala de Estar

 

 

 

Móvel tv slender Stylish Club  – https://stylishclub.pt/product/slender-tv-cabinet/

Cadeirão Landform Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/landform-armchair/

Mesa de Apoio Olivier Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/olivier-low-side-table/

Espelho Foz – https://jotabarbosa.com/produto/espelho-foz/

Sofá His Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/his-sofa/

Jarra Secuoya – https://jotabarbosa.com/produto/jarra-secuoya-grande/

 

 

 

Sala de Jantar

 

 

 

 

Mesa de Jantar Slender Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/slender-dining-table/

Aparador Slender Stylish Club – https://stylishclub.pt/product/slender-sideboard/

Cadeira Coffee Wicker – https://jotabarbosa.com/produto/cadeira-coffee-wicker/