The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Cadeiras | Design, Materiais e Conjugações

08 Novembro 2023

As cadeiras são uma representação de conforto, apoio e, em muitos casos, um lugar para descansar e refletir. Embora muitas vezes passem despercebidas em nosso dia a dia, as cadeiras são a peça que permanece no nosso lifestyle, independentemente do que seja. A companhia nos dá a oportunidade de relaxar, trabalhar e compartilhar momentos especiais com amigos e os nossos mais queridos. As testemunhas silenciosas de nossas histórias, dando vida à nossa casa e aos nossos triunfos, desafios e momentos de introspecção.

 

Nas rotinas agitadas, as cadeiras convida-nos a apreciar a simplicidade do sentar e a conectar-nos com nós mesmos e com aquilo que está ao nosso redor. Hoje vamos explorar o mundo das cadeiras, onde o design encontra-se com o conforto, e a funcionalidade se encaixa perfeitamente com a estética, lembrando-nos de que, às vezes, a beleza está nos detalhes mais simples.

 

Design 

 

Os designs de cadeiras são tão extensos quanto as preferências pessoais de cada um. A escolha do design pode depender do estilo e do propósito do espaço e por esse motivo damos-lhe a conhecer alguns dos estilos mais comuns em cadeiras de luxo.

 

Cadeiras Clássicas –  As cadeiras clássicas são associadas às  suas linhas elegantes e marcadamente históricas. Elas apresentam detalhes ornamentados e frequentemente são estofadas em tecidos nobres, como o veludo. São ideais para ambientes mais formais, como salas de jantar ou espaços de recepção em casas mais  tradicionais  As cadeiras clássicas adicionam sofisticação ao ambiente.

 

Cadeiras Modernas -As cadeiras modernas incorporam elementos contemporâneos, como linhas simples e materiais inovadores. São ideais para ambientes com design contemporâneo e minimalista, como salas de estar e escritórios modernos. A simplicidade e funcionalidade são pontos fortes dessas cadeiras.

 

Cadeiras Rústicas –  As cadeiras rústicas destacam a beleza dos materiais naturais, como a madeira maciça. Elas frequentemente vem em acabamentos mais envelhecidos, proporcionando uma sensação acolhedora. São perfeitas para cozinhas tradicionais e áreas de estar rústicas.

 

Cadeiras Ergonómicas – As cadeiras ergonómicas são projetadas para dar conforto e suporte durante longos períodos de uso. São ideais para escritórios e locais de trabalho em casa, uma vez que promovem a postura saudável e reduzem o desconforto.

 

 

 

Materiais utilizados  

 

Os materiais são o segredo da estética e da durabilidade das cadeiras. A escolha dos materiais pode ser influenciada pelo clima e pelas preferências locais. Aqui estão alguns materiais comuns utilizados no fabrico de cadeiras.

 

Madeira – A madeira é um material que acompanha a história do design desde os seus primórdios e que será sempre uma constante no seu futuro. A seleção da madeira de carvalho, ébano ou freixo é comum. A madeira traz para as nossas casas o calor e a durabilidade através das cadeiras.

 

Metal –  O metal é valorizado pela sua resistência e versatilidade. Cadeiras de metal são ideais para espaços externos, como varandas, devido à sua resistência às condições climáticas. Esta é uma opção bastante recorrente para áreas ao ar livre.

 

Tecido – As cadeiras estofadas com tecido oferecem conforto e uma variedade de opções de design. Onde o clima é geralmente ameno, o uso de tecido é comum em ambientes internos. Escolha entre uma variedade de tecidos, como algodão, linho ou veludo, dependendo do estilo da decoração que desejar. 

 

Conjugações em diferentes ambientes

 

A combinação de cadeiras com o ambiente em que está inserido é fundamental para conceber um lugar com harmonia. Vejamos algumas dicas:

 

Sala de Jantar – A sala de jantar é frequentemente o centro das reuniões familiares. Cadeiras clássicas são ideais para criar um ambiente tradicional e acolhedor. Escolha materiais como madeira ou tecidos texturizados para adicionar uma sensação de luxo.

 

Escritório em Casa  – Para um escritório em casa, onde o conforto e a produtividade são essenciais, opte por cadeiras ergonómicas. Garanta que a cadeira se ajusta às suas necessidades específicas, contribuindo para uma postura saudável durante o trabalho.

 

Áreas de Estar – Nas áreas de estar é bastante comum vermos a mistura entre diferentes designs e materiais de cadeiras para apresentar uma atmosfera descontraída e eclética. Adicione almofadas e mantas para conforto extra e uma sensação acolhedora.

 

Áreas Externas – Em espaços externos, como jardins exteriores, opte por cadeiras resistentes às condições climáticas. Materiais como metal ou plástico são ideais para enfrentar o clima. Adicione almofadas impermeáveis para uma dose extra de comodidade e estilo.

 

 

 

Seleção Jota Barbosa

 

Elementos essenciais para momentos de partilha e convívio ao redor da mesa, as cadeiras Jota Barbosa são verdadeiras peças de design confortáveis e elegantes. Encontre cadeiras de diversos estilos, desde o minimalista ao contemporâneo ou clássico, com o propósito de se enquadrarem em qualquer sala de jantar. Com a possibilidade de todas as cadeiras serem personalizadas no tecido e acabamentos, pode selecionar a base que pretender e tornar uma peça única de acordo com o seu gosto e desejo.

 

 

 

Cadeira Gomo Lu | https://jotabarbosa.com/produto/cadeira-gomo-lu/

Cadeira Elícia CB Round | https://jotabarbosa.com/produto/cadeira-elicia-cb-round/

Cadeira Nuzzle | https://jotabarbosa.com/produto/cadeira-nuzzle/