The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Como escolher o sofá ideal para a sua casa

28 Fevereiro 2022

 

A escolha do sofá ideal é um dos investimentos mais importantes em qualquer casa. Grande parte da vida quotidiana centra-se em torno do sofá, sendo a peça de destaque quando entra na sua sala de estar. Descontrair depois de um longo dia de trabalho ou no fim-de-semana para ver televisão e receber visitas, todas estas atividades têm lugar no sofá.

 

Há alguns aspetos que deve ter em consideração antes de tomar esta decisão, e para que nada lhe escape damos-lhe agora a conhecer todas as dicas. Escolha agora a peça ideal, adequada ao espaço onde se irá inserir e ao seu estilo de vida e gosto pessoal.

 

Um estilo que combine com a decoração

 

Muitas vezes deixamo-nos levar pelas tendências atuais sem refletir naquilo que realmente apreciamos. A seleção do sofá ideal vem acompanhada de uma conjugação equilibrada com o restante mobiliário do espaço. Cada casa tem um estilo de decoração predominante, por isso é essencial garantir que o seu sofá combine e, preferencialmente, acrescente valor ao ambiente. A sua personalidade deve ser sentida nesta escolha, por isso opte pela peça com que mais se identifica.

 

Se o design de interiores da sua sala de estar for mais clássico, opte por um sofá que expresse a imponência e ornamentação em torno desta peça. Se o interior da sua casa for de um estilo mais moderno, pode escolher um design contemporâneo com linhas claras em cores mais arrojadas.

 

Pondere todas as circunstâncias como a família, os animais de estimação, a utilidade e o uso que lhe dará sem dispensar ainda de um irreverente design.

 

 

Uma cor que encaixe no seu design

 

A cor é uma extensão do estilo, mas onde merece uma consideração distinta. São várias as direções que pode seguir quando escolher a cor do seu sofá. Desde um padrão mais arrojado até a um mais neutro, não existe o certo ou errado na decisão da paleta de cores. Deve ser algo que saiba que vai gostar e que vai se sentir bem a olhar vezes e vezes sem fim. Se estiver a preencher a sua sala de estar já decorada com um novo sofá, ou se preferir que o sofá desempenhe um papel de destaque, a escolha da cor torna-se um elemento bastante relevante.

 

Se é um entusiasta da decoração de interiores e adora constantemente renovar o design dos seus espaços, ou se simplesmente procura por uma escolha mais segura de design, as almofadas, os tapetes e as cortinas, com um sofá de cor neutra, dar-lhe-á mais margem para se divertir na decoração destes ambientes.

 

 

 

O material adequado para o seu dia

 

A estética é importante, mas a funcionalidade é fundamental quando se trata de escolher o material para o seu sofá. Se conseguir escolher o tecido é essencial fazer a sua seleção, tendo por base a forma como o sofá será utilizado e onde será colocado. Considere fatores como a família, animais de estimação ou crianças, onde pode ser uma boa opção os estofos resistentes a manchas.

 

Os sofás com tecidos de alta manutenção, como a seda, são melhores para áreas em que são utilizadas com menos frequência. As microfibras são excelentes opções em zonas de um uso intensivo. Mantém um visual atraente e mais fácil de limpar. Os tecidos texturizados apresentam menos desgaste do que os lisos com o passar do tempo, e a pele natural é uma magnífica escolha se estiver à procura de durabilidade.

 

O tamanho certo para que a harmonia prevaleça

 

O tamanho ideal de sofá é aquele que melhor serve o propósito que tem delineado para a sua sala de estar, quer seja de convívio, descontração, ou até mesmo de leitura.

 

Muitos erros podem ser cometidos nesta etapa do processo, por isso é necessário ter a certeza de quais são as medidas exatas dos espaços e a noção das proporções do ambiente, incluindo comprimento, altura e largura. É fundamental tirar medidas às portas e corredores, porque embora um sofá possa ter o tamanho perfeito para a sua sala de estar, pode não passar pela entrada do espaço.

 

Ao medir as paredes da sua sala conseguirá ter uma melhor perceção qual o tamanho deverá ter o seu sofá. Se a maior das paredes tiver menos de 2,5 metros, o ideal é um sofá de dois lugares. Se ela for superior a 2,6 metros, o sofá pode ser de três lugares ou mais. Preferencialmente, ele deve ter cerca de 90 cm de largura para que o conforto não seja comprometido.

 

Um outro aspeto que deve ter em consideração é o propósito desta peça no espaço. Se procura um sofá que será o ponto de destaque do ambiente, onde terá como objetivo o de relaxar, então um sofá com apoio para a cabeça será a escolha mais acertada. Se idealiza um sofá para um convívio mais social então a melhor opção será a de um sofá com uma largura menor para que consiga estar alinhadamente sentado.