The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Como Escolher o Tapete Ideal

14 Novembro 2022

A procura pelo tapete ideal para as diversas divisões da nossa casa pode tornar-se uma tarefa  exigente. Considerar dimensões, cores, texturas, durabilidade, não é um tópico fácil de gerir e daí a importância de algumas dicas para o ajudar neste processo. 

 

Estes são elementos decorativos que preenchem os ambientes e tornam a sua casa um lugar acolhedor, fazendo-o sentir aconchegado. Um essencial, os tapetes são o toque imprescindível em qualquer espaço e saiba como fazer a melhor escolha possível.

 

 

Materiais

 

A seleção do material perfeito para o seu espaço irá depender do seu estilo de vida e do meio envolvente onde irá permanecer o tapete. Distintos são os materiais que pode optar, desde fibra natural a sintética. Como fibras naturais temos a lã, o algodão e a seda. Vantagem – Maior qualidade e duradouros; Desvantagem – Mais caros e requerem uma limpeza mais profunda e profissional. Os tapetes de seda ficam facilmente tingidos quando expostos a água ou outras substâncias. 

 

Como fibras sintéticas temos o nylon, poliéster e polipropileno. As vantagens destes materiais é que são bem mais acessíveis, fáceis de limpar e geralmente mais resistentes a manchas. Como desvantagens temos que este tipo de materiais acumulam mofo e bactérias, tendo que ser substituído mais cedo comparativamente à lã ou tapetes de fibras naturais.

 

 

 

Cor

 

A cor é um ponto de partida natural na escolha de um tapete. Claro que é importante pensar em que tonalidades se prefere e que gostaria de conviver diariamente, mas saiba que não é apenas o suficiente. Se já tem mobiliário no espaço, pondere quais tons irão conjugar harmoniosamente com aquelas que já ocupam o espaço. 

 

Ambientes com muitas cores e padrões funcionam melhor com um tapete de tons neutros ou numa só cor. Se ainda não dispõe de mobiliário,considere as cores diferentes de tapete que funcionem com o pavimento que tem, bem como paredes e teto. Os tapetes podem realçar ou envolver-se na atmosfera, e com sentido nesse efeito pense qual é o propósito que quer para o espaço.

 

 

Tamanho da divisão

 

O tapete deve ter um tamanho apropriado às dimensões do mobiliário que irá assentar sobre ele. Uma regra-base é a de o tapete não ser menor do que o sofá ou o comprimento e largura da mesa de refeições. No caso da mesa de refeições, deve-se usar um tapete um pouco maior, para que uma cadeira afastada da mesa encontre-se ainda dentro dos limites do tapete.

 

 

Cozinha e sala de reuniões

 

Tanto a mesa de refeições como as cadeiras correspondentes devem ser abrangidas pelo tapete, não só quando as cadeiras se encontram debaixo do tampo da mesa , mas também quando alguém afasta uma cadeira para se levantar. Costuma-se usar-se uma margem de 60-70 centímetros ao redor de toda a mesa, para assim se obter as medidas certas para o tapete, mas o mais seguro é medir a profundidade das cadeiras e testar se as quatro pernas ficam dentro do tapete quando as cadeiras são arrastadas para fora.

 

 

 

Sala de Estar 

 

Na sala de estar costuma partir-se do conjunto de sofás e poltronas para determinar o tamanho do tapete. Costuma dizer-se que um tapete não deve ser mais curto do que o comprimento do sofá, porque um tapete não forma uma base para os móveis se for mais pequeno do que as peças de mobília que deve circunscrever. O tapete deve, de preferência, prolongar-se um pouco dos lados. Se tiver móveis no meio da sala, o tapete deverá incluir todos os móveis com assentos do conjunto. Se tiver o sofá encostado a uma parede da sala, pode ser suficiente ter as pernas dianteira do sofá dentro do tapete.

 

 

 

 

Quarto 

 

Opte por um tapete proporcional ao quarto e à cama. Se tiver um quarto grande ou áreas mais larga dos lados da cama, talvez possa adquirir um tapete maior, que sirva de base, mas vale a pena ter em mente a regra dos terços e que, regra geral, os tapetes devem ser proporcionais à largura da cama- e sim-, sobretudo, a área do quarto e a mobília em geral – quando se procura um tapete com proporções harmoniosas.

 

 

 

 

Corredor

O corredor é muitas vezes a área mais movimentada de uma casa e, por conseguinte, é importante escolher um tapete de qualidade que tolere o uso. Dado que é frequente o corredor ter um espaço limitado e muitas portas, costuma recomendar-se o uso de tapetes planos, compridos e estreitos que não tenham grande altura nem retenha muita sujidade e poeira. Também pode ser prático ter no corredor um tapete reversível, porque acabará por se manchar. Evite tapetes com franjas no corredor, porque ficam rapidamente desgastados quando são pisados. Opte antes por um tapete com uma extremidade firme a toda a volta.

 

Casa de banho

O tamanho de tapete adequado à casa de banho depende um pouco das dimensões e da forma da divisão, bem como aos locais onde os móveis estão fixados às paredes, mas como se costuma recomeçar um tapete de pelo menos 70 centímetros na casa de banho, os tapetes- padrão costumam partir dessa medida. Quando o comprar, tenha em conta as proporções da divisão. Recomendo-lhe que coloque o tapete diante do lavatório, porque é aí que normalmente está.

 

 

Dicas Essenciais

 

  • O seu tapete tem marcas de toque menos bonitas? Humedeça um pano com água tépida e passe-o pela área marcada ou passe um ferro a vapor pela zona em questão. Pode limpar cuidadosamente a superfície com uma escova.

 

  • A luz natural e o desgaste físico podem afetar o aspeto do tapete. Pondere rodar os tapetes entre si uma vez por ano, para que empalidecem e se desgastem de modo equivalente

 

  • De preferência evite tapetes de fibras sintéticas se tiver um piso radiante em casa pois corre o risco de as fibras aquecerem e estragarem o tapete.

 

  • Pense no efeito contraste. Tapetes mais claros realçam os móveis mais escuros e os mais escuros os móveis mais claros.

 

  • Discos anti-derrapantes fixam os tapetes finos no lugar, aplique nos seus.

 

 

 

Fonte texto e imagem: Frida Ramstedt “Sinta-se em casa: O manual de decoração de interiores”