The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Como proporcionar a melhor Ceia de Natal

13 Dezembro 2022

Mais um Natal, mas quer sentir que algo novo aconteceu? A ceia de Natal é o acontecimento do ano e para honrar a grandeza desse evento deveria apostar num ambiente acolhedor, com uma decoração renovada, para que sinta uma energia ainda mais especial. Uma excelente mesa de jantar é um incrível ponto de partida mas serão os acessórios que a vão tornar inesquecível. 

 

Saiba como pode proporcionar aos seus convidados a melhor ceia de Natal com estas simples dicas.

 

 

The Interiors Mind Podcast

 

 

 

1 | A melhor mesa de jantar

 

Esta será uma escolha decisiva em todo o processo de decorar a sua sala de jantar para o grande momento, a ceia. A protagonista, a alma do espaço e o requinte físico, a mesa de jantar perfeita para este acolhedor evento deve de ir ao encontro das suas necessidades. Se tiver bastantes convidados, fará sentido escolher uma mesa retangular, e de preferência extensível para que haja espaço para uma refeição confortável. 

 

Se tiver intenções de ser o anfitrião de uma ceia mais intimista e recolhida, uma mesa de jantar oval ou redonda serão formatos que se encaixam perfeitamente neste propósito.

 

Leia o nosso artigo sobre a mesa de jantar ideal, onde tem disponível toda a informação sobre formatos, tamanhos e disposição de mesas de jantar e saiba como pode concretizar a melhor seleção possível.

 

 

 

 

 

2 | Seleção das cores

 

Antes de começar a montar e preparar a sua mesa de jantar decida quais serão as cores de destaque do ambiente. Vermelho e verde serão sempre opções seguras pois refletem-se muito bem a essência do natal, mas os dourados os azuis e brancos são opções um bocadinho mais arrojadas e com o impacto ideal para surpreender os seus convidados. 3 cores serão suficientes para conseguir brincar com texturas e sub-tonalidades, tendo assim uma decoração coesa e elegante.

 

 

 

 

3 | Toalha de mesa

 

Depois da decisão das cores da decoração da sua mesa de jantar, a toalha deve ser a sua próxima prioridade. Aqui poderá explorar o seu sentido estético e escolher uma toalha nas tonalidades que selecionou, com ou sem padrão, para iniciar as decorações. Toalhas de mesa com temas natalícios normalmente são as preferidas, mas se pretender um visual mais discreto, uma cor sólida entre os beges e cinza claro será o suficiente para arrasar.

 

O importante nesta seleção é mesmo o material da sua toalha. Preferencialmente, esta deverá ser impermeável, já como precaução de eventuais incidentes e para resistir à passagem do tempo com qualidade. Opte por uma toalha mais encorpada e guardanapos em tecido, com texturas diferentes, para criar diferentes sensações ao toque. 

 

Em relação ao tamanho, acrescente entre 15 e 30 cm de sobra de material de cada lado da mesa. Para quem gosta de cobrir inclusive o pé da mesa, a medida da sobra gira em torno de 75 cm para cada lado, mas pode colocar como se aprouver melhor.

 

 

 

 

 4 | Serviço de mesa

 

 

É a altura de estrear o seu novo serviço de mesa. Esta é uma importante escolha pois fará parte da memória visual da sua ceia toda a disposição e serviço de mesa que irá brindar a sua família. A cor irá depender da toalha que previamente escolheu e o ideal será um serviço de mesa que contraste com a toalha e que não se perca com a restante decoração. 

 

A qualidade aqui é um fator bastante relevante para que tudo fique harmonioso. Desde formatos mais ovais, quadrados ou redondos, os seus talheres, copos e pratos devem espelhar a ocasião e a sua singularidade e serão estes detalhes que tornarão o momento ainda mais especial. Os guardanapos em pano serão o seu trunfo para arrasar com a decoração de mesa e fazer um brilharete. Ressoam a sofisticação, para além de que são o marco de um momento importante.

 

 

 

5 | Decorações

 

Para concluir o visual que sempre sonhou ter na sua mesa de jantar, explore os mais diversos elementos conectados com a magia do natal. As velas são verdadeiras fontes de inspiração e calor e colocadas em suportes delicados transformam totalmente o design da mesa, bem como as bolotas, os centros de mesa que bem coordenados perfazem combinações deslumbrantes.

 

Para adicionar um detalhe ainda mais cuidado, personalize o lugar de cada um dos seus convidados com o nome e um outro elemento que os distinga. Verá que o resultado final será surpreendente e amoroso.