The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Conceito Wabi-Sabi

07 Novembro 2022

Wabi-sabi é um conceito que reconhece a beleza da imperfeição, aprendendo a apreciar a passagem do tempo e a simplicidade. Esta filosofia convida-nos a desprendendo-nos da vaidade do materialismo para que, em vez disso, possamos alcançar uma riqueza espiritual.

 

Uma nova sensibilidade estética, o conceito Wabi-Sabi destaca a importância da vida e serena, afastada de tudo o que traz confusão e turbulência. Hoje iremos apresentar como pode adotar este estilo de vida à sua rotina e principalmente aos seus interiores.

 

 

The Interiors Mind Podcast

 

 

 

 

O que é?

 

Esta filosofia traduz a “simplicidade rústica” a “elegância subestimada”, dando ênfase ao conceito “menos é mais”, procurando trazer o “prazer da imperfeição” para o seu estilo de vida. 

 

Wabi-Sabi oferece uma saída à obsessão do mundo moderno pela perfeição e aceita as imperfeições como algo ainda mais belo. Este conceito ajuda-o a criar uma casa mais feliz e a sentir-se mais realizado com a vida tal como é.

 

A autenticidade é um dos pilares desta filosofia, por isso fendas e imperfeições são abraçadas por simbolizarem a riqueza da passagem do tempo por elas. Envolver este conceito em casa ensina-nos a ser seletivos em relação ao que queremos e que realmente precisamos, tendo cada peça o seu propósito no espaço. Esta filosofia é sobre contemplar a natureza e os materiais que nos remetem a uma origem mais natural, como a madeira aço e a pedra.

 

 

 

Pilares do conceito Wabi-Sabi

 

No conceito, “wabi” remete ao que é rústico e “sabi” remonta ao tempo e de como ele traz marcas, que denota a sua beleza. Remetendo para uma visão de vida, este conceito aponta para uma filosofia que aceita a inconsistência e a imperfeição da existência humana.

 

Wabi-Sabi é a arte de valorizar a simplicidade e a modéstia. A autenticidade é fundamental para esta filosofia e a presença de rachaduras e arranhões nas peças de mobiliário é considerada um símbolo da passagem do tempo.

 

As texturas são grandes aliadas deste conceito, pois são capazes de trazer uma experiência sensorial fora do comum ao ambiente. Por isso, o uso de pedras, tecidos e tudo aquilo que convide ao toque é valorizado.

 

O uso de elementos orgânicos é bastante comum neste estilo. Relevância para o uso de peças de cerâmica, palhinha e outras fibras naturais, assim como a madeira, caracteriza afincadamente este conceito.

 

 

 

Design de Interiores

 

O design Wabi-Sabi, sendo um estilo muito ligado à natureza, exige que os seus materiais sejam elementos mais naturais, como a madeira simples, a pedra e o vime, e quanto mais marcados pela passagem do tempo melhor. Na seleção de tecidos é recomendável o linho. Este material enruga-se facilmente concluindo um visual ideal para este conceito.

 

  • Ao nível de cores, esta filosofia liga-se à terra, fazendo com que as suas cores sejam mais quentes e acolhedoras. Dela fazem parte o bege, castanho, as tonalidades de cinza e o branco.   

 

  • Ao procurar acessórios que correspondam à arte e filosofia Wabi-Sabi, conecte-se a elementos simples. Um pedaço de casca de árvore com musgo e algumas velas podem tornar a decoração distinta, bem como uma bandeja e tijelas decorativas.

 

  • Wabi-Sabi é uma tendência que trabalha diretamente para encontrar beleza em algo imperfeito, e com este pressuposto sinta-se à vontade para colocar na sua decoração peças partidas que foram novamente restauradas ou com alguns amassos em certas arestas. A colocação de móveis com machas são realçadas em vez de escondidas neste estilo. 

 

  • A cerâmica Kintsugi é uma técnica que colada de volta os objetos partidos com verniz dourado. Dando uma nova vida à olaria, celebramos o facto de que em tempos foi quebrada mas em vez de a escondermos, fazemos sobressair.

 

  • O design biofílico marca uma presença forte neste estilo, onde se concentra na introdução de elementos naturais na decoração como iluminação, aromaterapia florestal, plantas abundantes e ar fresco.  

 

  • Para finalizar, um princípio chave do Wabi-Sabi é encher a casa com peças que tenham valor sentimental ou uma história conectada a elas. Antiguidades de heranças e peças únicas darão um espaço de qualidade único, fazendo-se sentir um verdadeiro lar. 

 

 

 

 

Sugestões Wabi-Sabi

 

Sofá Antónia

 

Idealizado para a casa da influencer Mia Rose, o sofá modular Antónia surge como um produto exclusivo, elegante e versátil. Uma peça única e belíssima agora disponível também para a sua casa! Personalizável no tamanho, material e acabamentos.

 

 

Mesa de Jantar Olivia

 

Composta por um tampo redondo apoiado num pé central em madeira com formato exclusivo, a mesa de jantar Olivia será a peça de destaque no seu espaço interior. Graças ao design minimalista e materiais naturais, oferece funcionalidade e durabilidade. A escolha ideal para desfrutar de bons momentos em família.

 

 

Cadeirão Natur

 

O cadeirão Natur além de garantir conforto é um elemento decorativo intemporal. Um estilo nórdico e elegante, com estrutura em nogueira mate e assento estofado a veludo macio. Os painéis laterais em palhinha natural tornam o seu espaço quente e acolhedor. Combine-o com diversos estilos decorativos para um visual sofisticado.

 

 

Cadeira Coffee Wicker

 

Com uma estrutura sólida em faixa mate, a cadeira Coffee Wicker encaixa perfeitamente num design mais minimalista. O apontamento da palhinha ao natural nas costas proporciona um toque natural ao ambiente.