The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Cozinhas Eficientes | Conceito

21 Fevereiro 2022

A cozinha é o ambiente mais dinâmico e vivo de uma casa. Um design incrível certamente irá elevar a beleza deste espaço, mas se não for prática e funcional irá sentir-se incompleto e confuso. 

 

Concentre-se na funcionalidade, tanto ou mais como no visual da sua cozinha. Já ouviu falar do triângulo de trabalho? Um conceito que promete tornar este espaço o mais eficiente possível, explorando o design e layout deste ambiente. 

 

Entre por este conceito inovador que o fará repensar toda a disposição do layout da sua cozinha e fascine-se.

 

 

O que é o triângulo de trabalho?

 

O triângulo de trabalho, mais conhecido como work triangle kitchen, é uma orientação de design de cozinha, que ajuda a delinear os espaços de trabalho de uma forma eficiente, com áreas específicas para a realização de cada tarefa. As três principais áreas de trabalho são: zona de água (banca), zona de refrigeração (frigorífico e despensa) e zona de fogo (fogão). 

 

De acordo com este conceito, estas devem ser dispostas de forma a desenvolver livremente um triângulo imaginário, permitindo-lhe executar a sua rotina com relativa facilidade e sem obstáculos. Cada lado do triângulo não deve medir menos de 1,20 e não mais de 2,75 metros.

 

Isto deve assegurar que a sua área de trabalho seja prática, confortável e suficientemente grande. Porém, não deve ser demasiado extensa, para não perder a maior parte do seu tempo a caminhar entre um ponto e outro. Não deve haver interrupção no fluxo, ou seja, dentro desta área não deverá existir nenhum obstáculo que o impeça de circular.

 

 

 

 

Zonas de trabalho

 

A cozinha de hoje em dia já não se limita apenas a cozinhar e limpar. Sendo uma das áreas mais ativas da casa, a cozinha dispõe de distintas multifuncionalidades. Os designers de interiores ao projetarem esta área devem ter em consideração a flexibilidade e a disposição dos espaços, consoante as atividades que terão aí lugar, atendendo sempre às necessidades dos seus clientes.

 

A sua cozinha pode ser dividida em quatro zonas básicas, de modo a facilitar a sua rotina. Cada zona define uma determinada atividade nesta área de convívio.

 

Preparação 

A preparação de alimentos requer um facilitado acesso a utensílios, bem como uma ampla área de acesso à bancada. Aponte tudo aquilo que precisa para a preparação das suas refeições, bem como a escolha das opções de armazenamento, como gavetas, prateleiras, ou armários.

 

Confeção

Para além do fogão, considere o microondas e/ou forno incorporado. Para colocar as suas refeições recém-preparadas é necessário dispor de um espaço que esteja livre de desarrumação para colocar os pratos quentes, os utensílios que já não precisa e outros objetos que o auxiliaram no momento de cozinhar. 

 

Despensa

Um espaço de armazenamento de todos os alimentos consumíveis e não consumíveis. Alimentos frescos, congelados, bem como produtos secos, latas e outros produtos não perecíveis. Nesta zona pode colocar juntamente com estes produtos o seu frigorífico, pois é nele que se encontram grande parte da sua despensa.

 

Manter estas áreas próximas pode facilitar-lhe o alcance de todos os ingredientes de que necessita. Além disso, grande parte do armazenamento deve ser dedicado a artigos não consumíveis mas úteis no seu dia-a-dia, como serviços de mesa, utensílios, panelas e muito mais. 

 

Irá querer também considerar onde vai guardar os livros de cozinha, tesouras, e outros artigos de apoio. Muitos produtos não consumíveis estão guardados em gavetas e armários superiores.

 

Zona de Resíduos

Esta área é normalmente colocada perto da bancada, onde está incluída a máquina de lavar a loiça, produtos e acessórios de limpeza. Aposte na instalação de pontos de lixo perto desta zona para criar um espaço conveniente para manter a sua cozinha limpa.

 

 

 

 

Layouts do triângulo de trabalho

 

Independentemente da forma da sua cozinha, seja em U, L, Paralela, ou outra, existe certamente um triângulo de fluxo de trabalho num destes layouts. Veja como pode encontrar este conceito no seu espaço.

 

Cozinhas em forma de U

Um triângulo de trabalho eficiente é geralmente evidente numa cozinha em forma de U – com áreas separadas e amplas para a preparação, confeção e limpeza.

 

Cozinhas em forma de L

Normalmente com dois grandes eletrodomésticos de um lado e um terceiro de outro, a cozinha em forma de L tem um triângulo de fluxo de trabalho operacional. Tente manter a bancada entre o fogão e o frigorífico para maximizar a eficiência, adicionando um amplo espaço de trabalho.

 

Cozinhas Paralelas

A cozinha paralela é aquela em que existem duas bancadas alinhadas, uma de frente para outra, geralmente conectam diferentes ambientes, daí a necessidade de um corredor. Os pontos do triângulo podem então ser distribuídos nos dois gabinetes.

 

Esta configuração é também utilizada em cozinhas estreitas e alongadas, mas com área suficiente para ter um corredor entre os armários de pelo menos 120 cm, possibilitando a passagem de duas pessoas.

 

 

 

 

Vantagens

 

Este conceito assegura-lhe que está a tirar o máximo partido do seu espaço. Posiciona todos os elementos essenciais da cozinha perto de si, mas não demasiado perto, para que não se sinta restringido. A agitação do nosso dia exige um aproveitamento maximizado do nosso tempo, e dessa forma todos os passos contam. 

 

Uma cozinha mais eficiente trará-lhe mais benefícios daquilo que possa imaginar. Maximização das tarefas, um aproveitamento do espaço para dispor das peças de design que mais gosta, bem como um ambiente arrumado e organizado para poder tornar a sua cozinha um espaço de convívio incrível.