The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Tendências de Design de Interiores 2022

14 Janeiro 2022

O início de um novo ano preenche-nos de expectativas. Se é um atento apreciador de design de interiores não vai querer perder o que vem por aí. Cores, estilos, texturas, as tendências para o ano de 2022 espelham as necessidades que surgiram nestes dois últimos anos de pandemia, e como é importante olhar para dentro e redefinir prioridades. Uma estética confortável, um toque de natureza e sobriedade das cores são algumas das premissas para a decoração de interiores deste ano.

 

Damos-lhe então a conhecer as grandes tendências de design de interiores para 2022.

 

 

Ambientes Multifuncionais

 

 

Espaços amplos e multifuncionais vão ser uma grande tendência no design de interiores em 2022, e nos anos que se seguem. Estamos a repensar a nossa forma de viver, principalmente por estes dois últimos anos, onde foram grandes as mudanças que sucederam. Com a necessidade de criarmos ambientes distintos no mesmo espaço surgem os open spaces a toda a força.

 

Estes ambientes integram muita das vezes a cozinha, a sala de jantar, a sala de estar e até espaços de trabalho. O conforto proporcionado estimulam a dinâmica familiar e propícia o convívio. A luminosidade e a amplitude destas áreas permitem uma comunicação fluída entras zonas distintas.

 

Por exemplo, se tem uma casa pequena, uma forma inteligente de potencializar o aproveitamento do espaço é apostar nestes ambientes polivalentes. O armazenamento tem de ser encontrado em zonas pouco comuns, o mobiliário tem de ser de dupla função, e numa próxima compra irá ponderar conscientemente sobre aquilo que realmente precisa para a sua casa.

 

Materiais Naturais

 

A natureza aliada à sustentabilidade irá expressar-se como nunca nos materiais utilizados no design de interiores em 2022. A madeira e o mármore serão algumas das grandes tendências para este ano, sendo introduzidas para criar ambientes mais confortáveis e acolhedores.

 

Os têxteis assumirão um papel de destaque no seu design, nomeadamente o linho, os tecidos alinhados e o algodão. A comodidade e o bem-estar vão ser privilegiados acima de tudo ao longo deste ano.

 

O passar tanto tempo em ambientes fechados mostrou-nos a importância de transportar elementos do exterior para o interior, e desse modo levou a que houvessem algumas mudanças na decoração de luxo.

 

 

Peças Antigas em Ambientes Modernos

 

Se o minimalismo e a estética elementar não o caracteriza, não se preocupe. Há outras tendências que irão de encontro ao seu gosto. Uma delas é a incorporação de peças antigas em ambientes modernos, ou decorar espaços rústicos ou clássicos com peças contemporâneas.

 

Espalhar pela sua casa memórias de momentos felizes, que traz uma maior familiaridade e aconchego, será um ponto alto nas tendências de design de interiores para 2022. Uma nostalgia vivida através de um visual inovador, as peças darão pinceladas de vida e personalidade nos espaços de linhas mais retas e simples.

 

A simbiose destes dois estilos pode-se ver refletida nas peças de mobiliário, artigos de decoração ou até mesmo em quadros. Pormenores que fazem toda diferença, não concorda?

 

Mobiliário Curvado

 

A tendência de design de mobiliário curvado para 2022 é aquela que pós-pandemia mais cresceu. O mobiliário e a decoração com bordas mais suaves são simultaneamente femininos e elegantes. Proporcionam aos ambientes uma sensação romântica e uma estética eclética.

 

Ao longo deste ano teremos a predominância dos estofos aconchegantes, dos espelhos delicadamente curvos, e das mesas circulares e ovais. Uma excelente aposta serão os bares e ideias de ilhas na cozinha.

 

Quer sejam elementos arquitetónicos embutidos ou as curvas suaves de um sofá, uma cadeira suspensa, ou mesas, estas peças serão muito apreciadas pelos designers neste ano. Conferem uma sensação de praticidade, tranquilidade e fluidez ao espaço, ao mesmo tempo que acrescentam um incrível toque de personalidade.

 

 

 

Candeeiros Requintados

 

Os candeeiros serão o foco das atenções nas nossas casas em 2022. Uma casa deslumbrante, mas mal iluminada pode perder todo o brilho, e um espaço menos interessante do ponto de vista estético pode acrescentar mais valor, se tiver candeeiros exclusivos espalhados pela casa. As lâmpadas não cumprirão apenas a sua função de iluminação, mas serão uma peça de afirmação por si só. Um elemento artístico, pode esperar para ver candeeiros de formas singulares e sofisticadas.

 

A iluminação do teto das salas de jantar e de estar tornar-se-ão o palco dos olhares mais atentos. Dependendo do seu estilo predileto, são inúmeras as ofertas que a Jota Barbosa Interiors tem ao seu dispor. Acessórios de iluminação elegantes e extravagantes para cada estilo, desde o contemporâneo ao clássico, a seleção será inteiramente sua.

 

 

 

Tons quentes e suaves

 

O contraste entre os tons castanhos e beges, interligados com cores impactantes como a terracota e o vermelho, serão uma tendência no design de interiores em 2022. A vida tem sido incerta e agitada nos últimos dois anos, e é importante trazer para dentro das nossas casas a tranquilidade e a calma, que só as cores neutras conseguem transportar.

 

A presença da luz e a sua relevância para tornar o seu espaço, seja ele de trabalho ou casa, simples e acolhedor será agora mais forte do que nunca. Recrie um sentimento de luxo sereno, pela qualidade e seleção das tonalidades dos seus materiais.

 

Conceito Wabi-Sabi

 

No conceito, “wabi” remete ao que é rústico e “sabi” remonta ao tempo e de como ele traz marcas, que denota a sua beleza. Remetendo para uma visão de vida, este conceito aponta para uma filosofia que aceita a inconsistência e a imperfeição da existência humana.

 

Wabi-Sabi é a arte de valorizar a simplicidade e a modéstia. A autenticidade é fundamental para esta filosofia e a presença de rachaduras e arranhões nas peças de mobiliário é considerada um simbolo da passagem do tempo.

 

As texturas são grandes aliadas deste conceito, pois são capazes de trazer uma experiência sensorial fora do comum ao ambiente. Por isso, o uso de pedras, tecidos e tudo aquilo que convide ao toque é valorizado.

 

O uso de elementos orgânicos é bastante comum neste estilo. Relevância para o uso de peças de cerâmica, palhinha e outras fibras naturais, assim como a madeira, caracterizam afincadamente este conceito.

 

Design Biofílico

 

O design biofílico é essencial para o bem-estar da sua casa, e proporciona sustentabilidade e natureza ao seu espaço. Ao incorporar os elementos do exterior, nomeadamente do jardim, para dentro da sua casa ou do seu local de trabalho, permite desenvolver um ambiente mais fresco e natural.

 

Existem diversas formas de incutir o contacto com a natureza no seu design de interiores. Pode ser através de uma parede de jardim vertical, como um apontamento verde num canto da sua sala. A utilização das flores secas é uma opção para dar vida a espaços pequenos e escandinavos. Aqui estão algumas considerações simples e fáceis de aplicar, para que possa fazer da sua decoração uma verdadeira lufada de ar fresco.