The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Inspirações de Cozinhas Modernas

15 Janeiro 2022

As inspirações de cozinhas contemporâneas em 2022 prometem surpreender. A cozinha é um lugar que todos nós sentimos prazer em estar, por isso é importante investir o seu tempo e dedicação a este espaço. Um ambiente perfeito para colecionar momentos em família.

 

As cozinhas contemporâneas misturam o design moderno com uma estética minimalista, de modo a criar um visual inovador, que transcenda as tendências Com as linhas retas, os acessórios sofisticados, os apontamentos em pedra e os detalhes em madeira, deslumbre-se com estas cozinhas modernas e renove o seu design de interiores.

 

Open Spaces

 

O open space é uma configuração do espaço cada vez mais utilizada nas cozinhas modernas. A cozinha, a sala de estar e a sala de jantar surgem integradas, embora lhes sejam mantidas a identidade e a funcionalidade. Este conceito proporciona uma atmosfera mais ampla, iluminada e otimizada, ideal para um estilo de vida mais agitado.

 

Nestes últimos dois anos aprendemos a estar mais tempo em família, e neste sentido ter uma cozinha de plano aberto reforça este sentimento de aproximação e ligação. Quando receber os seus convidados, o momento de convívio será totalmente único, prático e aconchegante. 

 

 

Estilo Japandi

 

O estilo Japandi combina o minimalismo japonês com a elegância escandinava. Este conceito adota características da filosofia japonesa Wabi-Sabi, que vê beleza na imperfeição, e do conceito escandinavo Hygge, que transmite paz, conforto e bem-estar.

 

A extravagância e o excesso são deixados de lado na decoração de estilo Japandi. Manter as coisas simples é a chave deste design. A funcionalidade e o propósito das peças são essenciais para que tudo esteja em harmonia. 

 

As madeiras claras são valorizadas, pois mantém o espaço clean e iluminado, mas de uma forma natural. Claro e escuro, moderno e clássico, as cozinhas de estilo Japandi têm tudo a ver com contraste. Este detalhe adiciona um interesse visual sem desorganizar o espaço. 

 

Trazer o exterior para o interior é um dos pilares do design japonês. O uso de acessórios com plantas transporta um sentimento sublime de natureza para o espaço. Materiais naturais como o bambu, palha, pedra, madeira, couro e cerâmica são indispensáveis neste estilo. A sensação de conforto é uma das prioridades deste conceito.

 

 

Materiais Naturais

 

O uso de materiais naturais é uma certeza no design de cozinhas contemporâneas. Um material que continuará a ser tendência durante este ano é o mármore. As bancadas de mármore incorporam elegância em toda a cozinha. Os tons de cinza e preto vão ser uma grande tendência.

 

 

A madeira é um outro elemento de destaque nesta divisão. Um detalhe de requinte, a versatilidade da conjugação deste material é algo que surpreende a cada ano. A originalidade está nas suas mãos. Se na sua cozinha já dispõe de alguns móveis neste material, pode continuar a apostar em artigos decorativos da mesma tipologia.

 

 

Ilha na Cozinha

 

As ilhas tornaram-se uma pedra angular nas cozinhas contemporâneas. Para além de ser uma adição prática ao espaço de refeições, transforma esta área num ambiente de convívio e interação. 

 

De vários estilos e formas, estas apresentam um visual inovador e criam um amplo espaço de armazenamento e trabalho. As ilhas ajudam ainda na ergonomia da cozinha, tornando mais prático alcançar tudo o que precisa, enquanto prepara as suas refeições.

 

 

 

 

Estilo Industrial

 

O estilo industrial está a entrar com toda a força nas nossas casas, e na cozinha não é exceção. A aposta está nas bancadas de aço inoxidável, instalação elétrica à vista, paredes em tijolo e piso em cimento queimado. O cimento queimado é também cada vez mais utilizado nas bancadas da cozinha.

 

Para quebrar a seriedade do aço inoxidável ou do ferro, os móveis rústicos de madeira conferem charme, e trazem a sensação de aconchego para a cozinha que tanto idealiza.

 

Se não pretende alterar a configuração da estrutura da sua cozinha, pode começar por  investir em artigos decorativos como bancos ou cadeiras em tons metálicos. 

 

 

 

Iluminação Suspensa

 

A iluminação suspensa é um traço distintivo das cozinhas modernas. Elas proporcionam charme ao ambiente, sem o deixar pesado com um grande lustre. Pode ser utilizada no  espaço de refeições, com uma  luz direcionada sobre uma mesa ou balcão.

 

A iluminação de teto deve ter no mínimo 60 cm entre esta e a bancada/mesa, para que haja uma boa relação entre o calor difundido, e o bem-estar de cada elemento presente, Deve ter em consideração a temperatura da luz, que deve ser um pouco mais quente/amarela, de modo a criar uma atmosfera mais confortável e elegante.