The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Cuidados e Manutenção do Mobiliário

23 Maio 2022

O mobiliário é um dos elementos mais importantes das nossas casas. A perfeita simbiose entre a forma e a função proporciona-nos comodidade e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Preservar as suas peças prediletas corretamente fará com que mantenha a sua estética natural e irá estender o tempo de utilização das mesmas.

 

Os produtos Jota Barbosa são idealizados e produzidos cuidadosamente com recurso a materiais, acabamentos e métodos de construção de primeira qualidade para atender às suas exigências diárias. No nosso website tem ao ser dispor todas os cuidados necessários para manter intacto o mobiliário de luxo.

 

Com as recomendações de limpeza e cuidados a seguir, poderá garantir a durabilidade dos seus produtos durante muitos anos. 

 

 

 

Madeira

 

A madeira e os folheados são matérias-primas naturais e como tal, susceptíveis de sofrerem alterações do veio e da tonalidade.

 

Para proceder à limpeza comece por remover a poeira, usando um pano macio e húmido. Se necessário, utilize produtos específicos de limpeza para madeira. Tenha muito cuidado ao limpar de modo a evitar arranhar a superfície. Caso haja manchas de gordura deve avançar com a remoção com a ajuda de um pano macio, humedecido com sabão neutro e por último repetir o procedimento com um pano seco para não deixar a madeira húmida.

 

Evite as fontes de calor, não expondo o mobiliário diretamente ao sol. A exposição pode alterar a cor da madeira e do verniz. Todos os elementos decorativos, como velas sem castiçais, por exemplo, devem ser protegidos ou movidos com muito cuidado.

 

Além disso, é importante encerar a madeira ou aplicar outros produtos semelhantes para manter a peça cuidada e  impecável.  Nunca use solventes, produtos que contenham solventes ou aerossóis, pois podem danificar a madeira.

 

 

 

 

Espelhos 

 

Uma boa manutenção e limpeza dos seus espelhos é essencial para prolongar a qualidade dos materiais do seu espelho. Técnicas erradas podem comprometer o desgaste do material e proporcionar o aparecimento de manchas de oxidação, levando a uma deterioração do espelho. 

 

Comece por remover o pó com um espanador, de seguida use um pano húmido com detergente para vidro ou álcool diluído em água e seque com um pano macio. A utilização de produtos de limpeza abrasivos e esfregões de aço devem ser evitados neste tipo de material pois são suscetíveis de arranhar a superfície.

 

Nunca pulverize qualquer produto de limpeza diretamente no espelho, dando preferência aos neutros uma vez que não contém amoníaco. Certifique-se que as bordas do espelho estão totalmente secas.

 

 

 

Vidros

 

Para preservar uma boa aparência dos seus vidros irá precisar de manter uma limpeza regular.

 

Comece por remover o pó com um espanador, de seguida use um pano húmido com detergente para vidro ou álcool diluído em água e seque com um pano macio. 

 

Quando o vidro dispõe de duas faces deve higienizar um dos lados com movimentos horizontais e o outro com movimentos verticais, para que consiga visualizar em qual das partes ainda restam manchas. Evite usar álcool na limpeza do vidro pois este pode causar manchas desagradáveis.

 

 

 

 

 

Metal

 

Os materiais em metal devem ser cuidadosamente limpos pois são bastante perecíveis de serem danificados. Higienize a superfície com um pano limpo e levemente humedecido em detergente neutro e água morna. 

 

Não use produtos químicos ou abrasivos, pois podem danificar permanentemente o acabamento. Enxágue bem e seque com um pano macio e limpo. Não use solventes ou produtos de limpeza abrasivos para cozinha.

 

Para retirar marcas de dedos, utilize um pano macio humedecido em álcool isopropílico. Limpe regularmente com um pano macio e seco. Para polir de forma regular as superfícies cromadas ou polidas, utilize produtos de polimento de metal para garantir durabilidade.

 

 

 

 

Estofos

 

Vire as almofadas removíveis com frequência para promover um desgaste uniforme e aumentar a longevidade da peça. Caso a característica do produto não o permita, remova as almofadas e espalme-as, para que estas não ganhem formas onde se sentam com maior regularidade.

 

Aspire os estofos semanalmente usando um acessório de aspirador específico para estofos, de modo a garantir um maior conforto, resistência e durabilidade.

 

Recomenda-se a realização de uma limpeza anual por um serviço profissional especializado em limpeza de estofos. Tome especial cuidado ao pulverizar produtos químicos próximo do material estofado.

 

Para minimizar o desgaste e ajudar a manter o estofo em boas condições, evite colocá-lo sob a luz direta do sol ou próximo a radiadores e lareiras.

 

 

 

 

Tecido

 

Use uma toalha de mão ou um pano limpo e seco para escovar toda a peça. Evite usar toalhas ou esponjas coloridas, pois a tinta pode alterar a cor do estofo. Use água fria para ajudar a limpar respingos resistentes.

 

Nunca use água quente, pois tende a fixar manchas, contudo se pretende tirar alguma mancha mais desagradável utilize água morna e suavemente vá retirando. Para uma mais cuidada limpeza pode optar por utilizar uma escova de pêlos macia. 

 

 

 

 

Pele

 

À semelhança dos tecidos, a exposição da pele à luz solar, fontes de calor, para além da utilização de substâncias detergentes não aconselhadas, podem deteriorar irreparavelmente o revestimento em pele.

 

Limpe regularmente com um pano seco e aspire usando acessórios apropriados para remover a poeira residual e evitar a acumulação de sujidade. Os móveis de couro devem ser protegidos da exposição ao sol e ao calor, visto que podem levar a que o couro seque e, eventualmente, rache.

 

Não use produtos destinados a móveis de madeira. Podem manchar e danificar o couro permanentemente.

 

Não deixe respingos parados por um longo período de tempo, pois podem ser absorvidos. Evite que se transformem em manchas, enxugando-os imediatamente com um pano branco, limpo e seco.

 

 

 

 

Veludo

 

Use um pano limpo e macio ou uma escova para remover resíduos e sujidade da superfície dos estofos. Aspire os móveis estofados com um acessório de aspirador designado para uso em móveis.

 

Para remover manchas de móveis estofados em veludo deve aplicar um pano macio e limpo para absorver o líquido e secar a mancha. De seguida, aplicar um pano limpo húmido com produto de lavagem a seco para remover a mancha. Não aplique muita pressão, pois isso pode danificar o tecido.

 

Use um vaporizador para restaurar o brilho do veludo. Para obter o melhor resultado possível, mova o vaporizador na orientação do mobiliário.

 

Para minimizar o desbotamento e ajudar a manter o estofo em boas condições, evite colocá-lo sob a luz direta do sol ou próximo a radiadores e lareiras.