The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Design de Escritórios Corporativos

24 Janeiro 2022

A concepção de design e estética do escritório veio-se a alterar ao longo destes últimos dois anos. O regresso ao trabalho nos escritórios fez reconsiderar todo o design de interiores deste espaço, daí a  necessidade de desenhar um ambiente que privilegiasse a segurança e o conforto, como também a funcionalidade, cor, sustentabilidade e produtividade.

 

A Jota Barbosa Interiors com todo o know-how de produção e fabrico iniciou o seu percurso em Projetos Contract. O sector corporativo é uma vertente que a nossa empresa atua com maestria, contando no seu portfólio com projetos de diversas escalas, desde a criação do conceito até à entrega, montagem e instalação. Farfetch e Ascendi são empresas que confiam em nós.

 

Envolva-se nesta atmosfera de escritórios esplêndidos que temos para si e encante-se.

 

 

 

Conforto

 

O conforto e a segurança serão uma prioridade no design de escritórios em 2022. A pandemia fez repensar a importância da comodidade nos ambientes de trabalho, e principalmente a necessidade dos colaboradores sentirem-se como se estivessem em casa.

 

No sentido de estimular esta sensação confortável no escritório, os designers de interiores devem incorporar elementos residenciais, nomeadamente, cadeiras e cadeirões, como peças de iluminação suaves por todo o escritório.

 

O pavimento em madeira traz uma maior sensação de calor ao espaço, sendo uma das grandes apostas para este ano. Estes elementos proporcionam uma atmosfera aconchegante, sem retirar o espírito de produtividade necessário.

 

 

 

 

Flexibilidade na área de trabalho

 

Uma tendência incrível no design de escritórios para 2022 é a flexibilidade e adaptação do espaço de trabalho ao colaborador. A obrigatoriedade de ficarmos fechados em casa, por conta da pandemia, fez com que nos sentíssemos sufocados dentro do nosso próprio lar. A necessidade de estarmos em contacto com o exterior, e de termos mais espaço à nossa volta, tornou essencial que os escritórios oferecessem essa qualidade no dia-a-dia.

 

Quando se trata do espaço de trabalho, os colaboradores querem sentir que são livres de determinar em qual ambiente se sentem mais produtivos e aptos a cumprir com as suas tarefas. A implementação de postos de trabalho não atribuídos, áreas de café, áreas informais com sofás, salas de conferências formais, ou outros espaços de reunião são a solução perfeita para um ambiente de escritório prolífico.

 

O objetivo desta flexibilidade de trabalho são as opções que estão ao dispor do colaborador. Um funcionário pode ter um melhor desempenho numa secretária, enquanto outro pode prosperar num ambiente estilo cafetaria. Os espaços de trabalho flexíveis produzem colaboradores mais dedicados, eficientes e produtivos. No projeto Farfetch, os trabalhadores tem à sua disposição um campo de minigolf no centro do escritório, que proporciona os melhores momentos de descontração.

 

 

 

Cor

 

Uma das tendências de design de interiores de escritório para 2022 é uma paleta de cores mais neutra e calma, de modo a contemplar uma atmosfera mais descontraída e leve. A madeira clara envolve-se com as pinceladas de cor no chão e nas paredes, sendo uma opção admirada neste tipo de espaço mais sério.

 

A cor ajuda as empresas a manterem-se ligadas à identidade da marca, e muitas encontram formas de incorporar o seu logotipo ou cores de marca no design do espaço. A adição de detalhes minimalistas de cor arrojada, em toda a área de trabalho, é a escolha ideal para proporcionar aos colaboradores diferentes sensações e estados de espírito ao longo do dia.

 

Cores mais quentes transmitem uma sensação de relax e convívio, enquanto que as tonalidades mais frias são propícias a ambiente de foco e trabalho. A utilização de cadeiras, de secretária coloridas, mobiliário arrojado ou obras de arte permite-lhe sonhar sem limites.

 

 

 

 

Design Biofílico
 

Muito se tem falado sobre a importância do design biofílico na concepção do design de escritório. Essencialmente, este estilo centra-se na incorporação de elementos da natureza em todo o espaço.

 

A integração de materiais naturais no ambiente de trabalho pode ser feita da aplicação de matérias-primas, como madeira, bambu ou pedra, cascatas, ou jardins verticais e plantas espalhadas pelo escritório.

 

A serenidade da natureza deve ser transportada para este ambiente, que muitas vezes é de stress e caos. Essa paz pode ser encontrada em simples detalhes que o farão sentir renovado.

 

 

 

 

Open Spaces e Iluminação Natural

 

Ao longo dos anos, muitas foram as empresas que adotaram o design de escritório em open space. Agora mais do que nunca, os espaços de trabalho versáteis e funcionais são extremamente importantes.

 

Quando os colaboradores estão no escritório procuram frequentemente locais privados ou onde possam trabalhar em segurança. Estes ambientes de escritório amplos incluem áreas mais pequenas e privadas, “áreas cápsula”, como espaços de trabalho e acessos à saída, para que os funcionários possam realizar chamadas e participar em videoconferências tranquilamente e em silêncio.

 

Os Vãos livres estarão presentes no design de escritórios em 2022. Grandes janelas permitem que uma maior quantidade de luz natural flua pelas linhas do espaço. A luz natural desperta a positividade e a eficiência nos colaboradores.

 

A iluminação artificial tem sido frequentemente apontada como sendo prejudicial na capacidade e na saúde de quem trabalha. O brilho dos ecrãs cria uma tensão ocular e reduz a capacidade de concentração, sendo importante que se criem pontos de luz natural para amenizar esta situação.