The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Design Italiano

18 Abril 2022

Desde ícones da moda, a pintores de renome até à arquitectura intemporal, para muitos o design italiano é sinónimo de beleza e estilo. A mistura dos tons terrosos, detalhes ornamentais e texturas luxuosas fazem parte do visual italiano, o que também o torna um estilo de decoração tão apreciado no mundo do design de interiores. A cultura está sempre presente em cada pormenor, pois é na história que assentam os detalhes mais magníficos da decoração Italiana.

 

Deixe-se levar pelas particularidades do design italiano e entre num mundo repleto de vida, glamour e histórias para contar.

 

 

Mix do estilo rústico e moderno

 

Conservar a história no tempo é uma parte importante da cultura italiana, especialmente quando se trata de arquitetura. Muitos italianos têm preferência em preservar a nobreza dos edifícios mais antigos, mas mantêm o seu mobiliário moderno, criando uma mistura de estilos contemporâneos e rústicos.

 

Se pretende “pincelar” a sua casa com uma decoração mais rústica comece por selecionar uma paleta de cores neutras e quentes. Os tons em branco, creme e bege são misturados com os castanhos e as cores terrosas, criando um espaço acolhedor.

 

Em relação ao mobiliário, os materiais metálicos são um elemento de eleição, desde que não tenham um acabamento brilhante, dando preferência pelo latão e cobre. Na verdade, a essência do design italiano é sobre combinar o antigo e o novo num equilíbrio refrescante. Tente, por exemplo, combinar uma mesa rústica com algumas cadeiras de design, ou um sofá confortável e macio com uma cadeira de sala de estar irreverente, que o resultado será soberbo.

 

 

 

Tons quentes e terrosos

 

Na decoração clássica italiana, os designers direcionam-se tendencialmente para os tons mais quentes e terrosos. O sienna é uma das cores predileta deste estilo. Essa escolha permite a criação de ambientes que trazem tranquilidade e elegância.  Naturalmente, esses tons combinam com o dourado, um sinal de riqueza, algo muito abraçado pelo estilo italiano.

 

Estas cores inspiradas na própria natureza são essenciais para criar um ambiente campestre, sendo a paisagem que nos vem à mente quando pensamos na bela Itália. Cores como dourado, amarelo, verde, vermelho e azul turquesa são cores perfeitas para conseguir este efeito. Estas cores devem ser utilizadas de forma bastante suave, nunca devendo ofuscar os móveis simples e as peças centrais dos projetos de decoração italianos.

 

 

 

Luz com charme

 

Quando se trata da escolha da iluminação com impacto é difícil fazer melhor do que um lustre italiano moderno, para uma renovação completa da sala com uma única peça. Para conseguir marcar o seu espaço pela diferença procure versões que misturam algum artesanato tradicional italiano com uma sensibilidade moderna mais despojada, para lhe dar uma sensação autenticamente italiana.

 

Em qualquer estilo de decoração a iluminação por zonas numa sala realça o melhor de todas as áreas do espaço. Formas de iluminação de mesa, emparelhadas com iluminação suspensa e até mesmo candeeiros de parede, trabalham todas em conjunto formando atmosferas incríveis.

 

Os candeeiros de parede são uma forma comum de iluminação na decoração italiana e podem dar realça a uma entrada, ou até mesmo acentuar a lareira. No design italiano, um lustre suspenso pode ser de lustre de cristal mas com um visual mais moderno.

 

 

 

Mobiliário de alta qualidade

 

Na decoração italiana moderna, um sofá simples, de grandes dimensões num tom de creme, conjugado com peças de mobiliário em madeira ou metais em tons mais claros, ajuda a conjugar um estilo da cidade da Fontana de Trevi.

 

As peças de mobiliário italiano tradicional tendem a assumir um visual mais rústico com superfícies trabalhadas, habitualmente produzidas em madeiras como o carvalho, ébano, nogueira. Salas de jantar, armários, estantes, mobiliário que denota a passagem do tempo ou até mesmo pintado à mão são excelentes opções a considerar, caso pretenda trazer de volta algum do passado italiano à sua casa.

 

 

 

Espaços amplos e elegantes

 

Por falar em espaço, os italianos apreciam ambientes espaçosos, que permitam uma passagem e uma comodidade sem grandes apertos. Os sofás são grandes e as mesas capazes de acomodar a família numerosa, para compartilhar refeições e bons momentos.

 

Para incorporar um pouco do estilo italiano no seu lar, crie uma atmosfera receptiva a reuniões familiares. O ideal é fazer dessa divisão um lugar aconchegante, onde todos possam ficar horas sem fim. O mobiliário é funcional, preocupando-se com a praticidade na mesma proporção com que se preocupa com a beleza e estética.

 

 

 

Cerâmica na casa de banho

 

O azulejo de cerâmica é um apontamento que marca presença numa decoração clássica italiana. Os azulejos em tons de bege e castanho são uma característica essencial na decoração italiana para pisos, paredes, telhados e cerâmicas. Impermeável e extremamente durável, esta cor irá adicionar aquele aspecto mediterrâneo tão característico à decoração da casa.