The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Design minimalista: Essenciais

28 Março 2022

Uma filosofia que assume que “o menos é mais”, o design minimalista floresce na sua essência a beleza inigualável da simplicidade. Uma decoração focada na  funcionalidade elegante que procura atrair os olhares atentos, mais do que aquilo que possa imaginar. 

 

Ambientes transbordados de tonalidades cruas, formas e cores despretensiosas, lugares cheios de luz e leves. O mobiliário que se preocupa em trazer de volta aquilo que é realmente essencial na sua casa são tudo aquilo que demarca com distinção este estilo de design dos restantes.

 

Descubra quais são os elementos essenciais para que a sua casa se torne num verdadeiro espaço minimalista.

 

 

Investir em qualidade

 

Ao criar um design minimalista, o importante é investir em qualidade em vez de quantidade. Cada peça deve cumprir um propósito no espaço e para tal valorize peças com uma qualidade de material, design e acabamentos superiores, que  elevem os seus ambientes sem os sobrecarregar.

 

 

Cores neutras

 

Uma particularidade essencial de um design minimalista é a escolha de cores neutras para preencher os ambientes. Optar por uma paleta de cores neutras, incluindo brancos, cremes, e cores pastel é o que faz sentido num estilo em que é o espelho de uma tela em branco, onde pode pincelar por onde desejar. Um esquema monocromático de cores é o conceito de reduzir algo à sua essência.

 

 

Formas

 

O minimalismo é sobre linhas retas, curvas suaves, formas simples, e planos abertos. Tente afastar-se de peças de mobiliário muito elaboradas, enfatizadas com detalhes mais complexos. O foco é manter a leveza das linhas para que haja uma dinâmica interessante entre os diversos elementos decorativos dos ambientes.

 

 

 

Texturas

 

Num estilo de design onde a paleta de cores não corre várias tonalidades, a chave está em apostar em diferentes texturas que criem atmosferas polivalentes, criando um fluxo visual mais interessante. Materiais como madeira, metal ou a pedra podem ser deslumbrantes para acrescentar textura, mantendo um design simplista no seu espaço. A escolhida de tecidos texturizados é uma das apostas a valorizar neste estilo de ambientes por conferirem tato e personalidade às peças.

 

 

 

Mobiliário Simples

 

O segredo para a beleza de um ambiente minimalista é a simplicidade das formas e designs do mobiliário. As peças são desenhadas a pensar na funcionalidade e utilidade do seu dia-a-dia, a fim de que tenha uma vida mais facilitada. Escolha o mobiliário constituído por materiais naturais como a madeira e de forma geométrica. Os móveis grandes, volumosos e pesados, proporcionam um visual pesado e distante deste estilo. O objetivo é que os restantes elementos possam captar a atenção dos olhares mais curiosos, como uma peça de arte ou uma antiguidade de valor.

 

 

 

 

Open space iluminado

 

No minimalismo, a preferência é por atmosferas com muito espaço amplo. Deixe de lado a vontade de preencher todo o espaço na sala com mobiliário e acessórios.  A ideia no minimalismo é ter um espaço aberto e amplo para que consiga um ambiente relaxante e calmo. Deste modo maximiza a luz natural que entra no ambiente, bem como na praticidade que terá no seu dia-a-dia em manter as coisas no seu devido lugar.

 

 

 

 

Luz Natural

 

A luz natural vem complementar as suas superfícies brancas e de cor clara, fazendo com que sinta o seu espaço confortável e espaçoso. Desta forma, expressa as verdadeiras cores das suas paredes, pisos e mobiliário, mantendo a verdadeira essência do estilo minimalista.

 

 

Acessórios e Decorações

 

As decorações e acessórios que gostaria de colocar num ambiente minimalista devem ser pensadas e escolhidas a dedo. As plantas são uma das escolhas de eleição neste ambiente. Plantas em vasos do mesmo tamanho, ou vasos de tamanhos diferentes, mas com a mesma forma e cor, ficariam perfeitas. 

 

As obras de arte são peças muito importantes para expressar a personalidade e tato de quem vive neste estilo de ambientes, marcando com cor e textura o espaço em tela neutra.  

 

Uma ótima forma de criar um design de interiores minimalista atrativo é juntar decoração e função. Pense num candeeiro impressionante sobre uma mesa de jantar, que além de ser funcional, irá adicionar grandiosidade ao espaço, tornando-o ponto focal.