The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Dicas de Decoração de Estantes

14 Fevereiro 2022

 

As estantes são peças que dizem muito sobre a nossa personalidade. É nelas que são preenchidas as nossas memórias, os objetos que nos fazem lembrar pessoas especiais, recordações de viagens inesquecíveis e livros com histórias, que nos levam para um outro mundo. Todos estes motivos exigem que pondere antes de investir o seu tempo e dinheiro numa peça de design que faça juz a tudo aquilo que mais gosta.

 

O design desta peça deve ser projetado estrategicamente de modo a atender às necessidades da sua casa, e ao mesmo tempo espelhar os gostos pessoais de quem lá habita. Diversos são os estilos de estantes que pode optar, desde as mais modernas com uma iluminação arrojada, a umas mais clássicas, com uma presença de destaque no ambiente.

 

Saiba como proporcionar aos seus ambientes a sofisticação e harmonia que tanto procura através destas dicas essenciais.

 

 

Paleta de cores certa

 

A combinação de cores e acabamentos é um dos primeiros passos a tomar quando se pensa em decorar a estante. Há ambientes que predispõem de cores mais sóbrias e neutras (branco, bege e madeira), então, a variação de cores na estante necessariamente seguirá a mesma linha. Caso o ambiente apresente um visual mais descontraído, por exemplo, pode optar por utilizar cores mais vivas e coloridas.

 

 

Um jogo de dimensões

 

Um dos segredos para uma elegante decoração de estante é evitar a poluição visual, seguindo uma escolha de artigos seletiva e autêntica. Demasiados elementos de pequenas dimensões irão produzir uma sensação de desorganização, sendo tudo aquilo que queremos evitar.

 

A chave para uma estante harmoniosa está na seleção de decorações maiores mas em menor quantidade. Desde jarras a porta-velas, grandes livros antigos, álbuns de música, a aposta para um design irreverente centra-se em pequenos/grandes detalhes.

 

 

 

 

Proporções adequadas

 

Ao estilizar uma estante no seu espaço é fundamental idealizar uma coesão entre os elementos decorativos que escolher. Varie as formas, tamanhos e alturas de todos eles, de modo a manter uma ligação sofisticada para que tudo faça ainda mais sentido.

 

Uma sugestão é colocar os artigos mais altos atrás e os mais pequenos à frente. A dinâmica entre estes objetos ocasiona uma simbiose e harmonia perfeita, criando uma atmosfera equilibrada. Não tenha receio de esconder parcialmente algumas peças, até porque o que não se consegue ver de um ângulo poderá ser visto de outro.

 

Uma outra dica interessante é arriscar no contraste entre as peças decorativas. Quando dispomos de objetos muito semelhantes, a decoração pode tornar-se aborrecida. Para que isso não aconteça, tente acrescentar um em oposição ao outro.

 

Por exemplo, caso tenha uma caixa decorativa quadrada, adicione um elemento redondo por cima desta. Ou ainda, se tem um espelho tente colocar uma peça em metal para proporcionar um contraponto interessante e requintado. O contraste não tem de ser drástico mas sim subtil.

 

 

 

 

 

Personalidade

 

Esta é a dica mais importante de todas as demais. Embeleze a sua estante com aquilo que é mais especial para si. Uma moldura da família, um quadro de um artista inspirador, uma lembrança da viagem dos seus sonhos, e um álbum de fotos são alguns dos traços mais belos com que pode preencher a sua estante. Deve olhar para ela e sentir que está lá tudo aquilo que é realmente importante para si. Arroje na escolha das cores e texturas, arrisque nas formas e inspire-se com esta personalizada estante Jota Barbosa Interiors.