The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Dicas para Decorar com Quadros

16 Janeiro 2023

Muitas vezes temos em nossas casas um espaço em branco na parede que queremos preencher mas não sabemos como. Os quadros são peças que lhe fazem todo o sentido, mas não sabe como os agrupar e organizar, certo? As galerias de arte em casa são uma tendência cada vez mais apreciada no design de interiores, pela sofisticação que transporta, pelo visual estético que ocupa e pelas memórias que podem nelas ser depositadas.

 

Deixamos-lhe hoje com algumas dicas e diretrizes de como pode decorar a sua casa com quadros, mantendo a harmonia e o equilíbrio que tanto procura. Saiba como.

 

 

Escolha um protagonista

 

Quando se quer posicionar um conjunto de quadros, pode ser difícil saber por onde começar. O melhor conselho que podemos lhe dar é escolher um favorito. Qual a imagem que mais quer destacar? Posicione-a em primeiro lugar e, em seguida, escolha as restantes que lhe sobra de forma a realçar o seu preferido.

 

 

 

Princípio 145

 

No que diz respeito à disposição dos quadros, os decoradores e designers referem com frequência a regra-chave das 57 polegadas do centro. Isto significa que se deve pendurar o quadro ou o conjunto de forma a que o seu ponto central se situe a 145 centímetros do chão. Este ponto de referência facilita a contemplação da obra, isto porque a imagem encontra-se num nível harmonioso para quem observa.

 

 

Linha média

 

Pendure os quadros de uma só vez com uma linha média comum como ponto de orientação. Adeque a altura do prego, gancho ou fita cola para que o centro do quadro se situe na mesma linha que o centro das molduras dos quadros do conjunto.

 

 

Linha de baixo

 

Aplique os quadros numa linha comum em baixo como começo. Adeque a altura do prego ou do gancho para que a extremidade inferior do quadro fique alinhada com os limites inferiores das molduras dos outros quadros do conjunto.

 

 

Alinhamento pela parte superior

 

Coloque os quadros numa linha comum segundo a extremidade superior como começo. Adeque a altura do prego ou do gancho para que a extremidade superior do quadro fique alinhada com os limites inferiores das molduras dos restantes quadros do conjunto.

 

 

Linha orientadora

 

Suspenda os seus quadros e escolha as imagens do seu conjunto a fim de o olhar seguir uma direção oblíqua. Misture quadros na vertical e na horizontal e adeque a altura do prego ou gancho para que a moldura de todos os quadros fique à mesma distância das molduras dos outros quadros do conjunto.

 

 

 

Linhas curvas

 

Um truque para criar conjuntos de quadros com muitas molduras retangulares sem causar aquela sensação austera, pendure as molduras segundo linhas curvas imaginárias. Escolha um quadro que sirva de centro com base nesse quadro criando uma unidade apreensível ao olhar

 

 

 

Dicas práticas para conjuntos de quadros

 

  • Coloque as figuras, as molduras e os quadros maiores e visualmente mais pesados do lado esquerdo da parede ou do conjunto. A maior parte das pessoas lê da esquerda para a direita e, por conseguinte, olha para uma combinação de quadros da mesma forma.
  • Deve pendurar os quadros grandes aproveitando para aplicar o ponto de peso na metade inferior do conjunto.
  • Se pendurar os quadros grandes aproveitando para aplicar o ponto de peso na metade inferior do conjunto.
  • Se pendurar um quadro atrás do sofá, certifique-se de que a moldura se encontra 15-35 centímetros acima das costas do sofá, caso contrário, corre o risco de alguém embater no quadro ao sentar-se no sofá, ou que uma moldura mais saliente se torne um incómodo.
  • Se pendurar quadros junto a um local de refeição, assegure-se de que o ponto central do conjunto se encontra a uma altura que permita às pessoas apreciar os quadros mesmo quando se sentam a comer.

 

 

 

Truque do chão

 

Antes de começar a montar um conjunto de quadros, talvez seja melhor testar diversas composições de molduras e imagens no chão, diante da superfície que pensar decorar. Pouse todas as molduras e obras de arte que pensa combinar em frente antes de as organizar, em busca da melhor combinação. Assim, pode experimentar diferentes distâncias e posições sem furar a parede.

 

 

Fonte de texto e imagens: Ramstedt, Frida “Sinta-se em casa: O manual de decoração de interiores”

 

Reveja o nosso artigo sobre Arte na decoração onde respondemos a as suas questões

https://jotabarbosa.com/blog/arte-na-decoracao/