The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Espelhos no Design de Interiores

16 Outubro 2023

O design de interiores desempenha um papel fulcral na forma como vivenciamos e interagimos com os espaços em que habitamos. É a arte de criar ambientes agradáveis e funcionais, mas vai além disso, influencia as nossas emoções, comportamentos e bem-estar. Uma das ferramentas mais poderosas à disposição dos designers é o uso estratégico de espelhos. Estas superfícies reflexivas têm o poder de transformar radicalmente espaços, adicionando profundidade, luz e elegância a uma variedade de ambientes.

 

Restam-lhe ainda algumas dúvidas de como pode selecionar os espelhos certos para as diferentes divisões da sua casa? Acreditamos que umas dicas de decoração com espelhos nunca serão demais por isso fique desse lado e desfrute desta leitura.

 

 

1. Ampliação do Espaço

 

 

Coloque espelhos em paredes opostas: Posicionar espelhos em paredes opostas cria a ilusão de um espaço infinito, pois os reflexos estendem-se para além do que é visível. Esta técnica é especialmente eficaz em corredores estreitos ou ambiente compridos.

 

Use espelhos de corpo inteiro: Espelhos de corpo inteiro em portas de armários ou paredes são ideais para espaços pequenos, pois propiciam visualmente uma área maior do ambiente. Isso não apenas amplia o espaço, mas também pode ser funcional.

 

Espelhos embutidos em painéis de parede: Considere a instalação de espelhos embutidos em painéis de parede ou portas de armários. Essa abordagem cria uma sensação de continuidade na parede e faz com que o espaço pareça mais expansivo.

 

 

 

 

 

2. Iluminação e Reflexão

 

 

Disponha os espelhos próximos da fonte de luz: Colocar espelhos perto de janelas ou fontes de luz natural reflete a luz no ambiente. A luz refletida também torna o espaço mais iluminado, transmitindo a sensação de leveza.

 

Tamanho e forma: Espelhos maiores refletirão mais luz e criarão a sensação de um espaço mais amplo.  Espelhos com formas arredondadas ou ovais suavizam os cantos e adicionam interesse visual, enquanto espelhos retangulares ou quadrados podem enfatizar linhas e criar uma perspetiva visual mais moderno.

 

Estrategicamente posicionados: Evite posicionar espelhos de forma a refletir objetos desordenados ou áreas desorganizadas da sala. Em vez disso, escolha ângulos que destaquem as suas decorações prediletas ou peças de relevância.

 

Iluminação artificial: A iluminação artificial também desempenha um papel importante na maximização da luz numa sala. Combine espelhos com lâmpadas e candeeiros estrategicamente posicionados para permitir que a atmosfera se torne iluminada e acolhedora.  Paredes e tetos pintados em cores claras, como branco, creme ou tons pastéis, refletem mais luz.

 

 

 

3. Estilos e Decorações

 


Estilo Moderno:
Molduras de espelhos com linhas simples são ideais para espaços com uma estética moderna e minimalista.

 

Estilo Rústico: Molduras de madeira desgastada ou envelhecida são ótimas para ambientes rústicos ou com uma energia vintage.

 

Estilo Clássico: Molduras ornamentadas e douradas encaixam-se eximiamente em ambientes clássicos e luxuosos.

 

Estilo Eclético: Envolver e combinar diferentes estilos de molduras pode ajudar na construção de uma estética eclético e personalizado.

 

 

 

4. Tipos de Espelhos e Tendências

 

 

O uso de espelhos no design de interiores é um must-have no que diz respeito a adicionar estilo e funcionalidade a um espaço. Aqui estão cinco tendências em design de interiores com espelhos que podem inspirá-lo  manter seu espaço atualizado e moderno.

 

Espelhos geométricos: Espelhos com molduras geométricas, como hexágonos, triângulos e círculos, estão se tornando cada vez mais populares. Eles adicionam um toque contemporâneo e podem se tornar peças de destaque nas paredes, adicionando um elemento artístico ao espaço.

 

Espelhos clássicos : Espelhos com molduras antigas, talhadas à mão ou com detalhes elaborados, estão voltando à moda. Eles podem trazer um toque de elegância e sofisticação a qualquer ambiente.

 

Espelhos em painel: Uma tendência interessante é a instalação de espelhos em painéis, criando uma parede espelhada. Essa técnica pode aumentar a sensação de espaço e refletir a luz, tornando o ambiente mais luminoso.

 

Espelhos de corpo inteiro: Colocar espelhos de corpo inteiro em portas de armários ou nas paredes de closets é uma forma perspicaz e prática de proporcionar um ambiente mais funcional e alargado, além de dar a ilusão de um espaço maior.

 

Espelhos com efeitos de iluminação: Espelhos com iluminação embutida estão se tornando uma tendência, especialmente em casas de banho e toucadores. A iluminação adequada ajuda na sua rotina de self-care e melhora a sua experiência neste momento

 

 

 

5. Cuidados e Manutenção

 

 

Limpeza Regular – Use um pano macio e limpo, como um pano de microfibra, para limpar a superfície do espelho. Evite usar materiais abrasivos que possam arranhar o vidro. Se o espelho estiver muito sujo, humedeça levemente o pano com água morna ou uma solução de água e vinagre branco para remover a sujidade. Evite o uso de produtos de limpeza com amoníaco, pois  podem danificar a camada reflexiva do espelho.

 

Movimento – Higienize com movimentos suaves e circulares para evitar marcas ou manchas.

 

Prevenção de Manchas e Rachaduras: Evite o contato direto com água em excesso. Se houver respingos de água, seque-os imediatamente, pois a humidade pode danificar o revestimento na parte de trás do espelho.

 

Evite bater ou impactos fortes, pois podem causar rachaduras no vidro. Mantenha produtos químicos e substâncias abrasivas longe do espelho. Isso inclui produtos de limpeza agressivos, que podem corroer o revestimento do espelho.

 

 

 

Espelhos Jota Barbosa

 

Para além de decorar qualquer parede de casa, o espelho ideal pode ser um artigo decorativo elegante e sofisticado. Os espelhos Jota Barbosa são verdadeiras peças de requinte e elegância. Se deseja uma peça totalmente exclusiva, personalize o seu espelho nos acabamentos, formato e cor de espelho.

 

 

 

Espelho Florença | https://jotabarbosa.com/produto/espelho-florenca/ 
Espelho Foz | https://jotabarbosa.com/produto/espelho-foz/
Espelho Slender 2 | https://jotabarbosa.com/produto/espelho-slender-2/