The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Estilo Industrial | Um Conceito Moderno

17 Outubro 2022

Inspirado por fábricas antigas e espaços industriais, esta tendência teve a sua origem na necessidade de converter edifícios antigos ou abandonados numa vida urbana. O estilo industrial abrange uma arquitetura arrojada, com a projeção de elementos em bruto, como tijolos expostos e vigas de ferros, essencialmente, com um visual inacabado que traduz um cunho exclusivo e vanguardista.

 

A criteriosa seleção de materiais, mobiliário, iluminação e complementos fazem parte da construção deste estilo de design tão peculiar, que prima pela diferença, pela beleza da desconstrução, podendo ainda assim proporcionar uma casa moderna e harmoniosa. Venha connosco na aventura de descobrir como pode dar um toque luxuoso e irreverente à sua casa com estas inspirações.

 

 

Onde tudo começou

 

O estilo industrial desenvolveu-se durante o início do século XX, nos Estados Unidos da América. No final da segunda revolução industrial, a tendência para a globalização tornou-se cada vez mais evidente e inúmeras fábricas fecharam e deslocaram-se para outros países. Como resultado, as estruturas industriais ficaram vazias. A partir dos anos 90, as cidades começaram a ficar cada vez mais povoadas, levando a uma escassez de residências e daí surge a necessidade de renovar e transformar esses espaços industriais em casas.

 

Um novo olhar surge em torno destes edifícios e em vez de se esconder a beleza intocável das indústrias, designers e arquitetos converteram-os numa tendência de design, que celebra os detalhes arquitetónicos mais robustos e desconstruídos.

 

 

 

Características

 

Cores Neutras

 

Uma particularidade do estilo industrial é a paleta de cores neutras. As tonalidades mais ousadas são guardadas para breves detalhes enquanto que a maior parte dos ambientes são iluminados e aquecidos por tons neutros e quentes. A filosofia deste estilo é utilizar estas cores para conferir um visual clean e minimalista. Estas são as melhores apostas para trazer um aconchego a áreas tão amplas, que podem-se tornar frias também pela exposição dos tubos, vigas e elementos em metal, próprios deste design.

 

 

 

Interação entre a madeira e o metal

 

A sublime interação entre a textura granulada da madeira, com a suavidade do metal é uma das imagens de marca da estética do estilo industrial. A correta seleção de materiais é um elemento imprescindível para tornar este design de interiores ligado às suas raízes. A presença do metal encontra-se nas vigas, nas peças de mobiliário nomeadamente mesas de jantar com pés em ferro, estantes, ou até mesmo mesas de apoio.  O metal polido combina perfeitamente com esta filosofia e atribui um toque moderno, enquanto que o metal enferrujado e escovado acrescenta uma marca mais rústica ao seu interior

 

Uma outra ideia de design industrial é adicionar a madeira conjugada com o metal, para transportar uma comodidade que temos em casa. A mistura de materiais antigos com os novos é a melhor forma de conseguir trazer este contraste. Por exemplo, um móvel todo em madeira com um toque mais vintage, conjugado com um espelho com uma moldura em aço, são uma fusão perfeita. O  mobiliário concebido em madeira, aço, alumínio, ferro ou cobre,  será o que fará mais sentido para a sua casa, se é um verdadeiro apreciador do estilo industrial.

 

Encontre aqui alguns dos materiais e acabamentos, que a Jota Barbosa Interiors disponibiliza para realizar o seu mobiliário personalizado ideal. Desde madeiras, lacados, metais, vidros e tipo de tecidos, a nossa equipa irá certamente desenhar a sua peça de mobiliário, com o conforto, qualidade e design que merece.

 

 

 

Pavimento

 

O betão e a madeira são a assinatura de marca do pavimento de um interior industrial. O betão é uma opção bastante prática e acessível, encaixando-se perfeitamente neste conceito. A rispidez, as imperfeições e mancham pouca relevância assumem neste design e o efeito é excelente. 

 

A utilização de madeiras naturais, por outro lado, acrescenta uma vibração mais quente, sendo uma simbiose perfeita juntamente com os elementos metálicos. A adição de tapetes num tecido mais desbotado e escuro, pode ser uma afirmação ousada, sem perder a naturalidade deste material de conforto.

 

 

Iluminação

 

Um teto alto com uma iluminação dramática é uma das tendências deste estilo. Os candeeiros de chão e candeeiros suspensos em metal são aplicados frequentemente em todo ambiente industrial, dando uma iluminação mais focalizada, o que permite propiciar diferentes atmosferas. As luzes no chão multidirecionais podem também ser potencializadas aqui uma vez que abrangem toda as áreas, tornando automaticamente tudo muito mais acolhedor. 

 

A iluminação é essencial para proporcionar um ambiente quente e caloroso ao espaço. Descubra toda a gama de iluminação exclusiva que  a Jota Barbosa Interiors oferece para criar o seu espaço decorativo de sonho.

 

 

 

Detalhes decorativos

 

Vigas despidas, condutas visíveis e tubos são o spotlight que incorporam uma dimensão visual contra uma superfície que é tão agradável e visível como invisível. Fazer sobressair características industriais envolve manter uma decoração subtil e mínima para preservar o ambiente moderno. 

 

Um design deste conceito deve dar ainda prioridade ao conforto, bem mais do que à funcionalidade e estética. Estes detalhes mais robustos deixam uma predisposição para estimular a mente e a boa disposição. Dessa forma, os detalhes decorativos que promovem o relaxamento são muito importantes para equilibrar todos os elementos. Por exemplo, sofás de couro macios, velas perfumadas em porta velas de metal são excelentes adições.

 

 

 

 

Produtos Jota Barbosa Interiors

 

Como sabemos que uma ajuda extra é sempre bem-vinda, deixamos agora as nossas sugestões de peças modernas que irão encaixar perfeitamente no estilo industrial de sua casa.

 

Visite o nosso website e saiba de todas as novidades: https://jotabarbosa.com/produtos/?style-filter=rustico

 

  1. Mesa de Centro Capri: https://jotabarbosa.com/produto/capri-mesa-de-centro-grande-2/ 
  2. Mesa de Jantar Faro: https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-jantar-faro-2/ 

 

 

  1. Estante Her: https://jotabarbosa.com/produto/estante-her-2/
  2. Espelho Slender: https://jotabarbosa.com/produto/espelho-slender-3/