The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Estilo Parisiense: O luxo moderno

21 Março 2022

A sofisticação do estilo parisiense destaca-se de qualquer outro estilo, sendo um sucesso irrefutável. A atenção aos detalhes, a fusão de cores e de peças são dignas de um tato e delicadeza únicos, que não há como não suspirar ao ver cada pormenor.

 

Os parisienses assumem um estilo contemporâneo quando se trata de design de interiores. A influência clássica é a assinatura principal das casas da cidade do amor, contudo é na simbiose entre um estilo clássico e contemporâneo que é encontrado o equilíbrio.

 

Entre por esta atmosfera de glamour e inspire-se com os traços de interiores tipicamente parisienses.

 

 

Um toque de história

 

Ao escolher decorar a sua sala de estar segundo o estilo francês é certo que o seu design de interiores terá como essência a sua história. Os franceses procuram destacar os detalhes históricos, para que estes elevem a decoração, dando-lhe vida. A decoração parisiense inspira-se nas decorações palacianas, onde se reúnem os detalhes arquitetónicos, as ornamentações esbeltas e a nobreza que se sentia num outro período histórico.

 

A fusão entre esses distintos períodos é uma referência que compõe o estilo parisiense, adaptando-o à atualidade. Não tenha receio de arriscar em peças diferentes e irreverentes, pois é nesse risco, calculado, que se distingue este estilo, tão diferente dos demais.

 

 

 

 

Pormenores dourados no espaço

 

Os detalhes dourados na decoração evidenciam-se na maior parte das vezes na decoração francesa. Desde um espelho decorativo em dourado, às molduras de quadros, ao porta velas e candeeiros, estes são alguns dos acessórios que irão acrescentar um toque de glamour e luxo ao seu design.

 

O glamour é um dos principais alicerces da decoração parisiense, e os detalhes dourados são a chave para alcançá-lo. Estes pormenores remetem para as obras de arte dos palácios, sempre com um brilho que atrai os olhares mais atentos, relembrando o prestígio dos ambientes nobres. 

 

 

 

 

Misturar e combinar estilos

 

Os ambientes parisienses são ecléticos de uma forma intemporal. As peças clássicas são comuns no interior parisiense, mas não são a única opção de relevo. O modernismo é muito apreciado pelos franceses e as peças contemporâneas justapõem-se elegantemente aquelas com história para contar. Mobiliário atual e sofisticado são a combinação perfeita para os detalhes arquitetônicos de um período mais antigo.

 

Experimente misturar um sofá num estilo mais clássico ou uma cadeira de estilo barroco, com o resto do mobiliário minimalista, e verá que esta ligação irá corresponder às suas expectativas. Num primeiro impacto pode parecer estranho esta combinação, mas o segredo para manter a coesão no design da sua casa é encontrar uma coerência na paleta cromática.

 

 

 

 

Lustres inspiradores

 

A iluminação é uma das maravilhas artísticas da decoração ao estilo parisiense. Todos os ambientes com uma inspiração francesa apresentam um deslumbre cintilante, devendo apostar em algo que reflita esse mesmo charme. A sua seleção pode atravessar diversos estilos.

 

Desde lustres de iluminação mais antigos a peças de iluminação mais contemporâneas, as casas francesas incluem frequentemente iluminação suspensa, sob a forma de lustres clássicos ou luzes suspensas modernas. Uma multiplicidade de fontes de luz para criar atmosferas diferentes, combinando candeeiros de mesa, candeeiros de pé, luz de velas nos quatro cantos de uma sala para equilíbrio.

 

Se a sua casa já apresenta molduras muito clássicas e ornamentadas, painéis de parede e pavimentos de parquet, pode ser interessante adicionar um lustre mais contemporâneo para equilibrar as peças mais antigas com as mais modernas. Qualquer que seja a sua escolha, ficará surpreendido com a grande diferença que faz quando se troca um suporte básico por um candelabro

 

 

 

Um piso com personalidade

 

O piso de uma decoração parisiense tem textura e personalidade próprias e embora não tenha de seguir quaisquer regras definidas, existem algumas linhas que pode seguir para criar o seu próprio visual na sua decoração num estilo francês.

 

O pavimento em parquet de espinha é o estilo de piso com assinatura parisiense, mas considere outros padrões geométricos, tais como chevron ou outros designs de parquet mais ornamentados. Os tons médios da madeira são típicos. Um parquet muito escuro, embora intenso não reflete adequadamente a luz, enquanto que acabamentos desvanecidos criam um aspecto mais escandinavo. 

 

Escolha um acabamento que realce a beleza natural da madeira e não esconda a sua personalidade. A madeira acrescenta um aconchego natural ao espaço que equilibra a palidez das paredes brancas, dando a impressão geral de grandeza.