The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Feng Shui na Decoração da sua Casa

08 Agosto 2022

 

De origem chinesa, Feng Shui é a tradução de “vento” e “água”, dois elementos da natureza. Sendo uma das Cinco Artes da Metafísica Chinesa, esta defende usar as energias para harmonizar e equilibrar os indivíduos com os ambientes à sua volta. Se o seu objetivo é ter uma vida saudável e ponderada, a sua casa deve refletir isso mesmo.

Estabelecido este conceito, veja como pode transformar o seu lar nos diferentes ambientes de sua casa, e absorver apenas as energias positivas que quer na sua vida.

 

 

Hall de Entrada

 

O Hall de Entrada é o primeiro espaço da casa e a sua decoração pode, por vezes, ser deixada para segundo plano, mas da mesma maneira que os olhos são o espelho da alma, a entrada é o espelho da casa, e é através dela que a energia entra e se dissipa pelos restantes ambientes.

 

Na projeção deste espaço, existem alguns fatores a ter em consideração. A porta deve abrir-se por completo a 180 ° e, se caso não seja possível, pelo menos 90°. Não deve estar diante de uma janela ou outra porta de saída da casa, porque desta forma a energia vai escapar sem percorrer a sua casa.

 

Por outro lado, deve ser um espaço acolhedor e cativante, sendo bem iluminado, onde possibilite uma propícia recetividade das boas energias.

 

 

 

 

 

Quarto

 

Segundo o Feng Shui, para este ambiente se tornar excelente, a cama é a peça de mobiliário chave. A posição da cama é essencial para um bom descanso. Qualquer outro móvel deve ser posicionado em torno dela, mantendo as proporções convenientes.

 

Em relação à sua orientação, deve estar situada junto da parede em vez de uma janela. Todo o quarto deve estar no campo de visão da cama. A razão é que ao dormirmos, a sensação inconsciente de segurança é produzida.

 

É nos quartos que repomos as nossas energias e deste modo, dispositivos como o computador, telemóvel ou até mesmo televisão devem ser evitados pois são propiciadores de ativarem e absorverem a nossa energia, retirando a paz e tranquilidade do ambiente.

 

 

 

Para Feng Shui, as plantas não são umoa aposta para este espaço, pois fornecem demasiada energia para um momento que deve ser de repouso.

 

A nível de cores, as tonalidades favoritas deste estilo são os tons suaves de castanho, branco, azul e cinza. Cores escuras e sombrias devem ser evitadas pois desestabilizam a paz, as energias e a tranquilidade.

 

 

 

Sala de Estar
 

Para a arte do Feng Shui, o principal elemento da sala é o sofá , uma vez que é o ponto de encontro e de reunião da família, um espaço de diálogo e de partilha de momentos importantes.

 

No que diz respeito à disposição dos diferentes elementos, o centro da sala deve manter-se livre. A atenção deve estar direcionada no centro do ambiente, pois é considerado um lugar imprescindível de irradiação de paz e força.

 

Para reforçar esta teoria, pode optar por colocar uma iluminação de teto e objetos com uma forma arredondada, como um tapete ou até mesmo a própria mesa de centro.

 

Os elementos que orientam este estilo são a Madeira e a Terra, e as cores favoritas para este espaço são os tons pastel e cores claras.

 

A televisão deve ser um dispositivo a distanciar-se deste ambiente, pois proporciona a distração e dispersão da atenção, que deve estar totalmente concentrada nos momentos de convívio em família. Como solução a esta opção, o ideal seria colocar este aparelho dentro de uma peça de mobiliário, de forma a que após o seu uso, possa ser guardada e ocultada do espaço.

 

 

 

Sala de Jantar

 

No Feng Shui, a sala de jantar é um símbolo de harmonia familiar. É um local onde nos reunimos para partilhar refeições e momentos especiais, pelo que também representa as suas amizades e ligações às pessoas à sua volta. Utilizando o Feng Shui, pode aliviar a energia na sua sala de jantar para criar um ponto de encontro mais melodioso para a sua família e amigos.

 

 

 

Mesas de Jantar

 

A forma é uma das ferramentas que os praticantes do Feng Shui utilizam para deslocar a energia num espaço. Pode escolher intencionalmente a forma da sua mesa de sala de jantar para suportar um certo tipo de energia que gostaria de espalhar. Uma mesa quadrada ou rectangular é melhor se quiser trazer os seus convidados para um ambiente mais formal e estável. Se o seu objetivo for suscitar a socialização, uma mesa oval ou redonda é óptima para criar um fluxo suave em torno do espaço.

 

 

Cadeiras de Jantar

 

Se quiser que a sua família e os seus convidados relaxem e desfrutem do espaço de convívio, certifique-se de que dispõe de cadeiras de jantar confortáveis. Procure cadeiras com costas de apoio que sejam fáceis de entrar e de sair. Também deve haver espaço suficiente à volta de cada cadeira para que possam ser puxadas confortavelmente para longe da mesa. 

 

No Feng Shui, é boa prática sentar à mesa o membro mais velho da família ou um convidado importante na posição de “convidado de honra”. Este é o lugar mais afastado da porta, com paredes sólidas atrás e oferecendo uma boa vista para a porta e janelas. Se possível, colocar todos os lugares de modo a que ninguém tenha as costas para uma porta ou janela grande, porque esta posição “frágil” pode deixar essa pessoa a sentir-se insegura. 

 

 

 

Inspiração de Verão

 

A casa Bali é uma inspiração de estilo rústico, um estilo que privilegia a natureza, tendo como material de destaque a madeira. Uma verdadeira rota de fuga, esta casa é a perfeita definição de um lar aconchegante e tranquilo.

 

Num regresso tranquilo e cómodo às origens, a casa Bali transforma-se no refúgio perfeito para as suas férias. Ambientes leves e funcionais, preenchidos de peças que o fazem sentir em paz.

 

Os dias intermináveis e as noites de verão são para serem vividas numa casa onde reflita o seu estado de espírito. A beleza dos momentos convergem na simplicidade das peças que se mantêm discretas e elegantes. Puras silhuetas de conforto.

 

Veja a nova inspiração da Jota Barbosa para este Verão

 

Hall de Entrada: https://jotabarbosa.com/categoria-inspiracoes/hall-de-entrada/ 

Quarto: https://jotabarbosa.com/inspiracoes/quarto-relax/ 

Sala de Estar: https://jotabarbosa.com/inspiracoes/sala-de-estar-shiny/ 

Sala de Jantar: https://jotabarbosa.com/inspiracoes/sala-de-jantar-neutral/