The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Iluminação | Tudo o que precisa de saber

18 Julho 2022

 

A concepção da iluminação é um aspeto fundamental no que diz respeito à renovação da sua casa. A iluminação influencia a forma como o tamanho de um espaço é percecionado, proporciona uma boa atmosfera, consequentemente influenciando o seu estado de espírito.

 

Apresentamos agora os diferentes tipos de iluminação, os designs mais adequados aos seus espaços, as distâncias ideais para que tudo esteja em perfeita sintonia.     

 

 

Importância

 

A iluminação é um elemento do design tão ou mais importante que qualquer outro. Uma excelente iluminação altera e transforma um ambiente por completo. Usamos a luz e sombra para tornar uma sala mais confortável bem como para produzir uma atmosfera mais dramática.

 

Este elemento irá juntar-se aos restantes que compõem um design de interiores tais como a seleção de cores, tamanhos e layout de um espaço, escolha de tecidos e escolha do mobiliário mais adequado. Quanto tudo isto entra numa simbiótica relação então aí atingimos a harmonia que tanto procuramos.

 

 

 

Influência da luz natural e artificial

 

Tanto a luz do dia como a luz artificial influenciam o visual de um ambiente por completo. A luz natural é um tópico muito apreciado e valorizado nos dias de hoje no design de interiores, principalmente, porque irá afetar onde o tudo é posicionado no espaço. Um ambiente com grandes janelas favorece que a luz do dia invada, fazendo com que tudo se torne mais belo e luminoso.

 

A luz artificial produz uma aura mais brilhante onde faz com que nos sintamos atraídos por aquele ponto de luz, sendo assim a escolha ideal para acentuar características irreverentes de um espaço. Numa cozinha, a luz na ilha ou numa mesa de jantar privilegia a importância destas áreas no ambiente, por exemplo. Um esquema de iluminação artificial bem concebido irá adicionar um toque brilhante, camadas e profundidade aos seus designs.  

 

 

 

 

Design de Iluminação

 

Os diferentes espaços que temos em casa requerem distintas exigências, e com esta premissa a iluminação deve acompanhar esta linha. Quando implementadas corretamente , a iluminação de ambiente, de tarefas e de destaque podem transformar a sua casa. Saiba como:

 
Iluminação de ambiente

 

O primeiro e eventualmente o mais importante elemento da iluminação de uma divisão. Este tipo de iluminação providência a iluminação geral do espaço. Para além da funcionalidade essencial, este tipo de iluminação aumenta a sensação de comodidade e profundidade do espaço, que normalmente é conseguido optando pelas luzes embutidas e os candeeiros de teto espalhados pelos ambientes. 

 

 

 

Iluminação de tarefas

 

Tal como o nome indica, a iluminação de tarefas auxilia-o a realizar tarefas mais específicas com uma maior clareza, nomeadamente ler, preparar as suas refeições, ver um filme com uma iluminação mais intimista etc. O objetivo com este tipo de iluminação é o de criar um ambiente sem sombras quando realiza as suas tarefas diárias em casa. Quer seja a cozinhar, ou a ler um livro, este estilo assegura que os pormenores sejam devidamente iluminados. 

 

Os candeeiros mais adequados para este propósito são os candeeiros de secretária, iluminação de teto direcionada, candeeiros de pé ou luzes de armários. A iluminação de tarefas não é utilizada somente como um aspeto decorativo mas sim com um fim prático. 

 

 

 

Iluminação de destaque

 

As luzes de destaque ou acentuação acrescentam uma intensidade singular aos espaços. Como parte integrante de um esquema de design de interiores, esta é utilizada para atrair os olhares mais curiosos, para realçar as texturas, fazer sobressair uma obra de arte, plantas ou esculturas de valor.  Embora tenham um sentido funcional, o principal objetivo desta iluminação é acrescentar estilo e personalizar o espaço.

 

 

Luz direta, indireta ou difusa

 

Quando aplica um sistema de iluminação a uma divisão, é também importante que crie um equilíbrio entre a luz direta e indireta ou difusa. Os candeeiros concebidos para criar um feixe de luz direcionado emitem uma luz direta. Se, pelo contrário, os raios de luz se dividem ou espalham através de um vidro ou abajur, costuma dizer-se que criam uma luz difusa. E diz-se que a luz é indireta quando a fonte de luz está apontada a um refletor ou a uma parede que refletem a luz e a espalham.

Luz direta = Luz direcionada

Luz difusa = Luz filtrada através de um ecrã, vidro, tela

Luz indireta = Luz refletida, por exemplo, contra uma parede

 

Tenha em atenção que:

  • Um abajur escuro tende a deixar passar muito menos luz do que um abajur mais claro, se não o puxar para cima ou para baixo.
  • Um abajur com padrão ou perfurado espalha uma luz mais irregular, que pode criar efeito de sombra e espelhos de luz na divisão.
  • Um abajur colorido pode originar uma luz difusa e colorida. Um abajur vermelho torna toda a divisão vermelha.
  • Num abajur de pano colorido com interior branco, a luz reflete-se na superfície branca e é menos influenciada pela cor no exterior do abajur.

 

 

Medidas e distâncias para uma iluminação sem reflexo ofuscante

 

Uma iluminação funcional depende não só do número de fontes de iluminação numa divisão, mas também da altura a que se colocam os candeeiros, incluindo os candeeiros acima da mesa da cozinha.

 

A altura ideal para o candeeiro depende da altura a que a fonte de iluminação se encontra dentro do abajur. Se a lâmpada estiver em baixo, há maior risco de se criar um efeito ofuscante.

 

Os designers de interiores costumam colocar os candeeiros 50-60 centímetros acima da mesa da cozinha (mas a estrutura do candeeiro e o número de membros da família/ de residentes são fatores a considerar). A esta altura, o candeeiro costuma iluminar toda a mesa sem encadear as pessoas sentadas, e também não precisa de um abajur que tape a lâmpada.

 

 

 

 

Boas medidas e distâncias a aplicar
  • Candelabro acima da mesa: cerca de 70-80 cm acima da mesa
  • Candelabro pendurado do teto (sob o qual deverá poder passar abaixo): pelo menos 200 cm acima do chão;
  • Um candelabro num corredor deve ficar pelo menos a 200 cm do chão, ou a cerca de 30-40 cm acima da moldura da porta (para se circular à vontade e evitar que seja atingido pela porta)
  • Um candelabro disposto acima de uma mesa de refeições deve ser pendurado um pouco mais alto do que os habituais candeeiros de mesa de refeição, para não perturbar a visão entre os convidados. Costuma recomendar-se pendurá-los a cerca de 75-80 cm acima da mesa.

 

Dicas de iluminação

 

  • Pôr um candeeiro de mesa no móvel da televisão acrescenta não só um fator de conforto à divisão, mas algo mais: uma luz forte da televisão e uma divisão escura.

 

  • Quer iluminar uma obra de arte? Tenha em conta que as molduras envidraçadas podem refletir a luz e perturbar a observação do motivo. Opte por uma luz lateral confortável, ao invés de iluminar a obra de frente, e instale a fonte de luz a pelo menos um metro do motivo. Evite, pela mesma razão, pendurar quadros envidraçados diante de grandes candelabros cintilantes, ou em frente a janelas.

 

Fonte: Frida Ramstedt | Sinta-se em casa –  O manual de decoração de interiores