The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Inspirações Salas de Estar Modernas

30 Outubro 2023

As salas de estar modernas refletem a evolução do design de interiores, abraçando uma estética minimalista e funcional que ecoa os princípios do movimento modernista. A procura por espaços revitalizados e que nos envolvem visual com os seus constituintes  tem incentivado a adoção destas tendências inovadoras. No artigo de blog de hoje iremos desdobrar este tema nas características únicas das salas de estar modernas, com exemplos práticos de como integrá-las no seu lar. 

 

 

Simplicidade e Minimalismo

 

 

Uma das características marcantes das salas de estar modernas é a simplicidade. O minimalismo está no cerne desse estilo, com um foco na eliminação de elementos decorativos desnecessários. Para criar uma sala de estar moderna, opte por mobiliário com linhas simples e desobstruídas. Um sofá com um design simplista ou uma estante de parede com prateleiras são excelentes exemplos dessa estética. Mantenha o espaço organizado e livre de desordem, permitindo que os elementos essenciais brilhem.

 

 

 

 

Cores Neutras e Toques de Cor

 

 

As cores desempenham um papel fundamental nas salas de estar modernas. Os tons neutros, como branco, cinza, preto e bege, são frequentemente usados como paleta de base. Essas cores transmitem uma sensação de calma e amplitude. No entanto, para adicionar um toque de personalidade, arrisque nas cores mais ousadas como relevo. Um tapete impactante, almofadas em tons ousados ou uma obra de arte colorida na parede podem ser elementos que dão vida à sua sala de estar moderna. 

 

 

 

 

Materiais Naturais

 

 

A utilização de materiais naturais é outra característica predominante das salas de estar modernas. O uso da madeira, vidro e metal é uma essência comum. Esses materiais são frequentemente deixados na sua forma natural, realçando a textura e beleza. Um exemplo prático seria a escolha de uma mesa de centro de madeira maciça, cadeiras de couro de alta qualidade ou uma parede de vidro que permite a entrada abundante de luz natural.

 

 

 

 

Mobiliário Funcional

 

 

A funcionalidade é uma permissa inevitável nas salas de estar modernas. Os móveis são projetados para atender às necessidades práticas do dia a dia. Sofás com compartimentos de armazenamento embutidos, mesas de centro com prateleiras e estantes versáteis são exemplos de como o mobiliário moderno combina forma e função. Na Jota Barbosa Interiors, pode encontrar uma variedade de opções de mobiliário funcional nas nossas lojas.

 

 

 

 

Iluminação Inovadora

 

 

A iluminação desempenha um papel primordial no design das salas de estar modernas. A preferência deve guiar-se pelos lustres e candeeiros contemporâneos que agregam sofisticação e elegância. A iluminação embutida cria um ambiente acolhedor e prático, enquanto as luzes LED proporcionam eficiência energética. Uma sala de estar moderna pode apresentar uma combinação de diferentes tipos de iluminação, criando uma atmosfera adaptável a diferentes ocasiões.

 

 

 

Arte Abstrata e Decoração Contemporânea

 

 

Incorporar personalidade à sala de estar moderna pode ser feito através da arte abstrata e peças de decoração contemporânea. As galerias de arte ou lojas de decoração oferecem uma paleta variadas de opções para selecionar. Uma tela abstrata na parede ou esculturas contemporâneas podem ser reflexos do seu gosto que definem o tom da sala. Não tenha medo de misturar estilos e texturas para criar um espaço totalmente a sua cara.

 

 

 

 

Espaço Aberto e Fluído

 

 

O design de plano aberto é uma tendência crescente em todo o mundo. As salas de estar modernas muitas vezes envolvem um conceito de espaço aberto, conectando a área de estar com a cozinha e a área de jantar. Isso não só maximiza a sensação de espaço, como também promove a interação entre os membros da família e os convidados. Um exemplo prático inclui a remoção de paredes não essenciais ou a instalação de portas de correr para criar um ambiente mais fluído.

 

 

 

Salas de Estar Modernas Jota Barbosa

 

Apartamento Espinho


Sala de estar sobre sombras claras


Na sala de estar o desafio era criar uma área de uma serenidade luxuosa, ou seja, que na sua versatilidade trouxesse estilo e comodidade. Começamos pelo sofá, que nas suas formas arredondadas beges serviu de divisão visual entre as duas áreas, acompanhado das mesa de centro slender e o cadeirão Miami.

 

 

 

 

Moradia Figueira da Foz


Sala de estar com toque de história 
 


A arte fez o design de interiores deste projeto, sem sombra de dúvidas. A energia que a arte propaga no ambiente é excecional. Espalha a essência e torna os ambientes com uma identidade muito peculiar. Tanto na sala de jantar como na sala de estar, através do tapete que foi o ponto de partida deste projeto de interiores, produzido manualmente por mulheres do Atlas Interativo, incluído no programa Unesco, e do aparador do século XX, a Jota Barbosa conseguiu fundir o mundo moderno com a história e assim realizar mais um projeto de sonho.

 

 

 

 

Moradia Boavista

 

Sala de estar minimalista e discreta

 

O minimalismo tornou-se uma tendência nos projetos de design de interiores da Jota Barbosa Interiors. A máxima “menos é mais” prevaleceu nos ambientes do Projeto Moradia Boavista. Dentro destas linhas surge o sofá Fortune, uma peça que se conjuga perfeitamente numa sala de inspiração moderna. A superfície estofada em tecido alinhado e rodapé em nogueira americana mate asseguraram um conforto excecional a esta sala de estar.

 

 

 

 

Moradia Oeiras

 

Uma sala de estar com tanto charme

 

Nunca uma sala viu tanto charme acontecer em simultâneo. As peças parecem peças de puzzle que encaixam sem qualquer dúvida. O sofá His é um dos grandes protagonistas, com um tecido alinhado para dar corpo a esta atmosfera radiante. Esta configuração permitiu que fizesse parte uma pequena zona de apoio para que o nosso cliente pudesse usufruir de um espaço de apoio ao momento de lazer repleto de calor e conforto.

 

As decorações seguem-se simples e no mesmo ritmo que o restante design do espaço. Dessa forma tudo pode estar em sintonia e nenhum detalhe ser colocado ao acaso.