The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

O Regresso ao seu Home Office de Sonho

05 Setembro 2022

O trabalho em casa tornou-se parte da nossa realidade nos últimos anos e essa nova mudança exigiu que os ambientes se adaptassem. O home office foi promovido ao espaço de eleição e daí surge a necessidade de investir em peças que façam jus ao propósito expectável deste ambiente.

 

Definir qual o espaço ideal para ser o seu escritório, qual a melhor iluminação, dicas como organizar e decorar o seu home office é tudo aquilo que deve ponderar ao idealizar o seu espaço de sonho. Veja agora como pode ter o espaço com que sempre sonhou.

 

 

Definição do seu espaço

 

Antes de começar a trabalhar, é importante definir um espaço da sua casa especialmente dedicado a essa função. Este ambiente deve ter algumas características que potencializem a produtividade e que contribuam de forma positiva no seu trabalho.

 

Escolha um espaço amplo, onde permita a entrada de luz e uma funcional passagem entre diferentes ambientes. O design do ambiente é algo a ter em consideração nessa escolha, pois pode ser um incentivo à criatividade e irá sentir-se ainda mais motivado para trabalhar.  

 

A funcionalidade do espaço é muito importante para uma realização prática e simples das tarefas, adicionando o maior conforto possível. Através da escolha de uma cadeira confortável, de preferência com um design apelativo, e ainda com uma secretária que lhe permita ter o espaço e a arrumação que precisa, poderá encontrar um dia-a-dia mais facilitado.

 

 

 

Organização das áreas de trabalho

 

Após definir o espaço de trabalho, planeie qual a disposição do mobiliário é mais conveniente para a desempenhar as suas funções, desde a secretária à cadeira.  A decoração de todo o ambiente deve estar interligada de modo a manter o foco no seu trabalho. 

 

Organize o espaço de forma a ter perto de si apenas as ferramentas indispensáveis, de modo a não perder muito tempo a procurá-las. Porém, tente não acumular demasiados objetos nesta área pois para além de criar uma situação de desorganização no seu ambiente, a sua mente irá sucessivamente sentir-se desarrumada e confusa. 

 

O importante é ter o essencial para que o seu dia-a-dia corra da melhor forma. A sensação que tudo no local certo, que está pronto para começar de forma organizada e motivada o trabalho, criará um boost de confiança e motivação na sua rotina.

 

 

 

 

Decoração que surpreende

 

Os espaços são um meio de interação constante e por isso têm uma grande influência na forma como sentimos e como vivemos o dia a dia. Neste sentido, pequenos pormenores podem fazer toda a diferença no desempenho do seu trabalho.

 

Elementos como velas, fragrâncias ou até mesmo almofadas dão personalidade ao lar e conferem um sentimento de conforto e aconchego, sem perder o seu foco com distrações desnecessárias.

 

As plantas também são um incrível elemento de decoração, revigoram o ambiente, trazendo uma nova frescura ao lar e dão cor aos dias mais cinzentos.

 

 

 

Iluminação que dá vida às suas ideias

 

O melhor tipo de iluminação no home office é, sem sombra de dúvida, a luz natural. Um ambiente preenchido de raios de sol é sinal de produtividade e desempenho, além das claras e evidentes contribuições que este tipo de luz traz para a saúde física e mental.

 

Nos nossos trabalhos, o mais importante é sempre preservar o rendimento e para que tal aconteça, temos que manter os pensamentos organizados e o raciocínio estruturado e claro. Num local onde a luz solar seja predominante vai propiciar a abertura para um fluxo de criatividade e clareza.

 

Por outro lado, na ausência de luz natural é indispensável que tente procurar uma iluminação adequada, tendo em conta alguns fatores essenciais, como por exemplo:  posição da fonte de luz, para que não se produzam zonas de sombra sobre o seu local de trabalho e, além disso, a intensidade da mesma, pois luz em excesso pode causar distração e cansaço.

 

Os candeeiros de mesa ou de da Jota Barbosa são as melhores opções para o auxiliar nas tarefas essenciais de home office.