The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Open Spaces | Tudo o que precisa saber

14 Março 2022

Os open spaces abrangem um único ambiente com múltiplas funções, reunindo descanso, lazer e momentos passados em companhia. Este espaço pode incluir a cozinha, a sala de estar e a de jantar. O dia-a-dia em plano aberto tornou-se a assinatura de uma casa moderna, ajudando a tornar os nossos ambientes mais sociáveis e inclusivos. A fluidez entre espaços cria uma harmonia e uma sensação de união incrível, porém há erros que não devem ser cometidos, pois pode levar tudo por água abaixo. 

 

Nos últimos anos conseguimos perceber que é importante que as nossas casas estejam preparadas para se transformarem em tudo aquilo que mais precisamos, desde um escritório, a um espaço de estudo ou até mesmo a uma zona de treino e para tal, não há a necessidade de comprometer o estilo das nossas casas.

 

Fique a par de todas estas dicas essenciais para tornar o seu open space um lugar de admiração.

 

 

Organizar o espaço em zonas essenciais

 

Um dos primeiros passos a tomar ao projetar um open space é identificar alguns pontos essenciais para o espaço e trabalhar em torno deles. Desta forma, diminuirá o risco de criar um ambiente confuso e não terá um espaço demasiado amplo. O que procuramos é criar exatamente o oposto, um espaço aconchegante.

 

A chave para criar um espaço aconchegante está na definição de áreas. Com certeza, numa sala de estar com espaço aberto, o recanto mais importante é a área de estar. Neste sentido, um sofá macio e confortável, juntamente com uma poltrona, complementam este espaço lindamente. Na sala de jantar pode optar por alguns elementos como a mesa de jantar e as cadeiras, e ainda como suporte um aparador que combine com o restante mobiliário.

 

A criação de zonas dentro de um espaço maior ajuda a dar um propósito a este ambiente amplo. A ligação, por exemplo, da cozinha com a sala de jantar, ou a junção da sala estar com a de jantar precisa de ser definida para que tudo esteja em sintonia. Esta forma de disposição não defrauda o objectivo de criar um open space, apenas dá estrutura ao modo como organiza e utiliza o espaço.

 

 

 

 

Coordenar cores e materiais

 

A dica para contemplar uma área de espaço aberto agradável é coordenar cores e materiais. Desta forma, mesmo que delinie áreas distintas, manter-se-á um estilo coerente em todo o espaço, criando um ambiente visualmente agradável, onde tudo parece bem equilibrado.

 

Por vezes pode parecer um fator óbvio, mas manter um fluxo estético através de um open space é primordial. Características fundamentais do design, tais como o pavimento e a iluminação embutida, devem ser consistentes. As paletas de cores em espaços diferentes devem complementar-se umas às outras. Acrescentar camadas de textura e diferentes tonalidades para realçar e acentuar os pontos que desejar é uma excelente opção.

 

Manter um esquema de cores coeso ao longo de todo o processo é a aposta para um open space equilibrado. Ao optar por uma cor neutra para ser a cor dominante e depois uma ou duas tonalidades mais ousadas para adicionar apontamentos de interesse visual, poderá ser uma escolha mais segura. Contudo, se identifica-se com cores mais chamativas deixe-se levar, tendo sempre em consideração as diferentes áreas e momentos que este espaço comporta.

 

Para além da cor, repetir padrões e texturas semelhantes nos seus acessórios é uma excelente forma de interligar o design dos espaços. Embora os itens que coordena possam variar, desde arte, a têxteis ou peças de mobiliário de destaque, irá querer certificar-se que cada elemento apresenta um elo entre si.

 

 

 

 

Selecionar a iluminação ideal

 

Um dos desafios da iluminação de um open space é como fazê-lo funcionar de um ponto de vista prático, ao mesmo tempo que faz com que o espaço se sinta acolhedor e convidativo. Um esquema de iluminação bem pensado pode ajudá-lo a encontrar o equilíbrio certo entre função e ambiente.

 

A iluminação pode ser classificada em quatro tipos de funções principais: 

  • Iluminação geral/local- Candeeiros de teto ou candelabros que espalham uma luz básica por toda a divisão;
  • Iluminação de trabalho/funcional – Candeeiros de leitura junto à poltrona ou ao sofá, iluminação sobre bancada da cozinha e candeeiros de secretária;
  • Iluminação pontual – Luz acentuada e direcionada ou holofote apontado a parede artística, obra de arte, estante de livros ou direccionada para a realização de tarefas específicas; 
  • Iluminação de ambiente/de decoração – Iluminação interior e débil, candeeiros pequenos e opacos, luzes em cadeira ou fontes de luz vivas. Utilizada para realçar determinadas características e adicionar uma atmosfera acolhedora;

 

Mesmo num espaço em open space, cada área dentro desse espaço terá as suas necessidades específicas de iluminação. Como ponto de partida, procure identificar as áreas que necessitam de iluminação mais forte e prática, e aquelas que irão beneficiar de alguma iluminação mais sóbria. Neste sentido, existem 3 tipos de luz que podem ocupar o seu espaço, a luz direta, difusa e indireta. Deste modo pode conjugar o modo que mais se adequa às suas tarefas.

 

Por exemplo, a área da cozinha terá de incluir uma iluminação mais focalizada para conseguir cozinhar e preparar alimentos, enquanto as áreas de jantar e de estar beneficiarão de algumas opções de iluminação mais suave e mais íntima para relaxar.

 

 

 

 

Transformar o ambiente com os tapetes

 

Um dos melhores truques para utilizar design de interiores de open spaces é utilizar tapetes adequados para demarcar e aconchegar cada área. Se não existir uma divisão natural entre ambientes, uma das soluções é apostar em tapetes para criar essas separação.

 

Diferentes cores, texturas estão associados a divisões específicas da casa. Pode usar tapetes que retratam as diferentes qualidades que queira evidenciar, através da aposta na textura. Uma sugestão é usar a lã fina intitulada Mohair na zona de estar e sala de jantar (por serem espaços de movimento). O formato do tapete na sala de jantar depende do tampo da mesa. A mudança das formas dos tapetes influencia a zona que quer destacar.

 

Considere de igual forma o tamanho desta peça, pois um tapete demasiado extenso pode dominar completamente o espaço, desvanecendo as restantes peças, e um tapete muito pequeno pode se perder no ambiente. A forma arredondada dos tapetes pode ser uma opção interessante para suavizar uma sala de jantar com móveis em linhas mais retas, sendo visualmente mais agradável.