The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Organização do Closet

02 Maio 2022

Um closet organizado é uma das chaves para a paz de espírito no seu quarto. O sonho é poder olhar para este espaço e ver tudo encaixar como um puzzle perfeito. Porém, esta tarefa pode ser mais desafiante do que aquilo que imaginamos e para isso temos as dicas perfeitas.

 

Pronto para começar mas não sabe como organizar seu closet? Siga as dicas que a Jota Barbosa Interiors tem para si, e o seu dia-a-dia será ainda mais funcional!

 

 

Esvazie e limpe o closet

 

Este será o primeiro passo para que consiga ter o tão ansiado closet de sonho. Comece por retirar tudo do armário, desde cabides, caixas ou até mesmo prateleiras, se possível. Irá precisar de um espaço limpo e clean para planear e visualizar a forma de como vai reestruturar todo o espaço. 

 

Em primeiro lugar, aposte numa limpeza profunda nas prateleiras e suportes para pendurar a sua roupa. O importante nesta fase é certificar-se que todos os cantos estão higienizados de forma a colocar a sua roupa em boas mãos.  

 

Neste processo de limpeza da estrutura do closet é essencial que esta venha acompanhada de uma avaliação das suas peças de vestuário, no sentido de assegurar que os excessos não se mantenham neste espaço.  Questione-se se “ Sinto-me confiante com esta peça?” ou “ Esta peça pode ser coordenada com as restantes que tenho?” “Quantas vezes usei esta peça no último ano?”. Estas são algumas das questões a ponderar quando estiver a organizar o closet.

 

 

 

 

Divida por categoria

 

Dentro de todas as dicas de organização do closet, esta é uma das mais importantes para facilitar o seu dia-a-dia. Se sabe aquilo que precisa e em que parte do seu closet o pode encontrar, então torna-se muito mais fácil o momento de se vestir e até mesmo quando quiser guardar de volta a peça.

 

Uma forma interessante de fazer esta divisão é começar por categorias maiores, como roupa, calçado e acessórios e posteriormente subdivide por peças, por exemplo, casacos, calças, camisolas, etc.  Uma dica que faz a total diferença é organizar as peças por cores. Quando for ao seu closet e encontrar todas as peças coordenadas por cores verá o quão fácil será escolher o look do dia. O efeito degradê irá conferir uma estética tranquila e uma aparência composta ao ambiente. 

 

As peças que usa com menos frequência procure colocar numa área do closet mais difícil de alcançar para que não atrapalhe a disposição das restantes. As caixas organizadoras são excelentes opções para armazenar as peças da estação passada.

 

 

 

 

Acessórios que ajudam a organizar

 

A organização da sua guarda roupa deve começar pelos cabides. Desde cabides de plástico, aos de madeira, a pretos ou transparentes, ou até mesmo coloridos, as opções são inúmeras para dispor a sua roupa ao seu gosto. Além de visualmente mais atraente, verá com maior facilidade todas as peças. O ideal é estes serem todos iguais, na mesma cor e material para que a harmonia prevaleça.

 

As caixas organizadoras são excelentes escolhas para colocar peças de menor tamanho como roupa interior, t-shirts ou até mesmo lenços. Se decidir incluí-las no seu closet coloque etiquetas que identifiquem o conteúdo e torne tudo o mais funcional possível.

 

O porta calças ajuda bastante para visualizar melhor as suas peças, em vez de as guardar em gavetas, e dessa forma será uma excelente opção pendurar a sua roupa por comprimento para criar um impacto visual harmonioso.

 

 

Método Marie Kondo

 

O método KonMari consiste numa filosofia que encoraja as pessoas a desprender-se dos artigos que já não assumem um propósito de felicidade à vida delas e a manter apenas aquelas que são significativas. 

 

Um aspeto fascinante deste método é que este associa a organização da casa e o seu equilíbrio, a uma paz interior e à sensação de que tudo está alinhado.  Esta proposta pretende que haja um desapego real entre tudo aquilo que já não nos serve mais. 

 

Se sente dificuldade em organizar as suas peças de roupa no seu armário siga algumas das dicas da personal organiser Marie Kondo.

 

 

Closets na Jota Barbosa

 

 

Diversos são os projetos de closets que a Jota Barbosa já conta no seu portfólio. As particularidades de cada casa fazem com que tenhamos que nos adaptar às necessidades dos nossos clientes, criando peças únicas e exclusivas.

 

A Jota Barbosa apresenta toda a capacidade de produção de closets funcionais, tendo em consideração o espaço e o desejo de quem nos procura. Os open closets consistem num tipo de closet que se encontra no quarto, mais concretamente inserido na parede. Este estilo de closets é bastante requisitado na Jota Barbosa por se inserirem elegantemente no espaço e pela excelente otimização que oferece a esta área. A opção de colocar numa das portas um espelho é uma solução incrível caso pretenda manter o seu espaço de arrumação e ao mesmo tempo ter esta peça no seu quarto.

 

Os Walking closets são aqueles que se encontram numa área separada à do quarto, são espaços inteiramente dedicados às suas peças e ao seu momento de vestir. Bastante procurados para casas de maiores dimensões, estes espaços são produzidos para dispor tudo aquilo que tem, com todo o espaço que precisa para ter as suas peças num plano de destaque. 

 

A iluminação do roupeiro é um elemento que pode elevar drasticamente o design do seu closet, podendo funcionar das mais variadas formas. As suas peças são agora iluminadas com um ar elegante facilitando a sua visualização.

 

Independentemente do estilo de design que preferir apresentar no seu closet, a Jota Barbosa proporciona-lhe um serviço totalmente personalizado e feito à sua medida.