The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Pantone Cor do Ano: Peach Fuzz

08 Janeiro 2024

Após longos meses de espera, a cor do ano Pantone foi, finalmente, revelada. Depois de uma cor tão intensa e vivida como o Viva Magenta – cor escolhida pelo instituto para o ano de 2023 – os especialistas em cor decidiram optar por uma vertente menos intensa e mais acolhedora para o ano de 2024.

 

O interessante é que, na psicologia da cor, esta tonalidade visionária e artística traz um sentimento de ternura e comunica uma mensagem de carinho, partilha, comunidade e colaboração – algo que os especialistas defendem como necessário nos atuais tempos de turbulência em que vivemos. É uma cor que ajuda a criar harmonia e equilíbrio em todos os aspectos da vida: física, mental, emocional e espiritualmente.

 

 

Leatrice Eiseman, directora executiva do Pantone Colour Institute, destaca: “Ao procurar uma tonalidade que ecoasse o nosso desejo inato de proximidade e ligação, escolhemos uma cor radiante com calor e elegância moderna. Uma tonalidade que ressoa com compaixão, oferece um abraço palpável e faz a ponte entre o jovem e o intemporal sem esforço.”

 

Note-se que esta escolha anual de cores, por parte da Pantone, tem sido uma importante diretriz de cores-chave e de estabelecimento de trends para empresas de diversos setores como moda, joalharia, interiores, mobiliário, têxteis, decorações e papéis de parede.

 

Agora é a nossa vez de implementar esta cor e fazer a magia acontecer.

 

 

A Peach Fuzz Loft

 

Inspirada pela sofisticação desta cor, a designer de interiores, Catarina Carneiro, mergulhou de forma estratégica na seleção cromática para dar vida a um loft cativante e distinto. Desde a elaboração de uma mood board de materiais e acabamentos até à visualização 3D do espaço, a designer cria uma narrativa visual que transcende a estética, incorporando elementos que refletem as emoções e conceitos associados a esta tonalidade.

 

 

 

Um Quarto de Sonho

 

Este imponente quarto pretende ser uma ode a esta cor – transformando este espaço num refúgio intemporal. Nas palavras de Catarina, “Sendo o quarto uma zona de descanso onde buscamos o conforto e a tranquilidade idealizei este ambiente para que se respire paz. A cor o Peach Fuzz traz-nos esse ar de delicadeza e ao mesmo tempo de sofisticação.”

 

Do mobiliário meticulosamente selecionado aos detalhes decorativos, cada elemento contribui para a harmonia visual, enquanto a cor do ano traz uma aura de sofisticação e modernidade ao espaço.

 

 

Uma Sala de Estar Encantadora

 

Inspirada pelas palavras de Leatrice Eisemam, e de forma a concretizar o seu desejo de trazer proximidade entre as pessoas que habitam determinado espaço, a designer desenvolveu esta sala de estar, tendo isso em mente. 

 

Pelas palavras da própria, “sala de estar é a divisão que, como o próprio nome indica, local para estar a relaxar. O ambiente deve transmitir mesmo a sensação de relaxamento, então a aposta nesta cor é perfeita. Este tom de pêssego é versátil e pode ser usado em diversos elementos. Neste ambiente trabalhei a tonalidade em apontamentos têxteis como almofadas e nos tapetes e em acessórios decorativos como velas ou flores.”

 

 

 

Uma Vibrante Sala de Reuniões

 

Com o constante crescimento do trabalho híbrido, começa a surgir a necessidade de se criar um home office cada vez mais completo, de forma a que este possa responder a todas as suas necessidades. Caso surja a necessidade de uma reunião de última hora este escritório responde a todas as suas necessidades.

 

Com isto em mente, a designer quis trazer a tranquilidade característica da cor para o espaço, de forma a trazer a serenidade necessária para todo o tipo de reuniões: “Neste ambiente optei por uma ambiente monocromático onde envolvi a cor nas paredes com as molduras mais clássicas para quebrar as linhas mais retas do espaço e assumi o lacado no mesmo tom, combinando o ferro preto para criar contraste e assumir as formas mais vincadas.”