The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Prepare a sua Casa para a Primavera

07 Março 2022

Estação nova, casa nova. A primavera está prestes a chegar e com ela vem as cores contagiantes, a suavidade dos tecidos, a luz que invade cada canto e todo um ciclo de mudanças. Para fazer sentir esta estação dentro de si e da sua casa, aproveite para compor os seus ambientes com alguns elementos que transmitam alegria e vivacidade, naquele que é o seu refúgio.

 

É importante despir a sua casa do estilo de decoração de inverno e preenchê-la de vida. Portanto, a aposta está numa mistura de cores, em mobiliário de madeira e  plantas que trazem a leveza e amplitude aos ambientes.

 

Veja como pode decorar e preparar a sua casa para a chegada da primavera.

 

 

Limpeza profunda

 

O primeiro passo consegue ser o mais difícil mas também o mais importante. Depois de um inverno aconchegado pela lareira, pelos momentos em família e pelo dia-a-dia agitado, certamente haverá a necessidade de reorganizar e refrescar os seus espaços com uma limpeza profunda.

 

Desde vidros, janelas e até mesmo tapetes, aproveite para limpar tudo em maior profundidade, já que tem o bom tempo aliar-se a si nesta tarefa. Se a sua casa precisar de uma nova pintura, aposte numa nova cor de parede para lhe proporcionar uma sensação de casa renovada e uma frescura extra. 

 

Aproveite para arrumar os cobertores pesados e os lençóis quentes, não antes de os higienizar, por exemplo, com detergente de roupa com um cheiro mais floral. Peças de decoração, nomeadamente candeeiros, estantes, artigos decorativos ou até mesmo cortinas são elementos que precisam do seu cuidado, pois estão presentes ao longo de todo o ano e necessitam que as desinfete, organize e até mesmo renove para os que detalhes da sua casa não se percam.

 

 

 

Seleção de cores

 

As cores são a expressão literal de primavera dentro das nossas casas. Esta estação é intuitivamente sinónimo de alegria e serenidade, e todas estas sensações aclamam uma paleta de cores mais clara, para uma maior entrada da luz nos ambientes. Os tons pastéis contrastados com cores mais vibrantes farão por si só a decoração dos seus espaços. 

 

Como esta é uma estação de transição podemos deixar os tons escuros e fechados do inverno, para adotar tons mais quentes e trazer mais vida ao ambiente.

 

Um aspeto importante a ter em consideração na decoração de primavera é avaliar o ambiente e ver quais são as melhores combinações, considerando fatores como o espaço e a luz, já que algumas cores podem dar um tom mais escuro ao ambiente e não é essa a intenção.

 

As cores quentes podem trazer ao ambiente a vitalidade que tanto precisa, subtilmente, mas com personalidade. Seja como for, a introdução de apontamentos como almofadas com cor, ou uma única cadeira com um estilo irreverente e elegante, pode acrescentar uma nova vida aos seus espaços.

 

 

 

Natureza no espaço

 

A natureza vai entrar pela casa adentro nesta estação, por isso invista nisso. As plantas trazem mais vida ao lar, para além de serem excelentes elementos decorativos. As plantas  interiores ajudam a aumentar a sua disposição e a melhorar a qualidade do ar dentro da sua casa.

 

Através da seleção de elementos decorativos de design como são as floreiras, pode adicionar uma sofisticação única à decoração dos espaços vazios. Estas peças compõem o espaço de uma forma elegante e prática, mantendo o aconchego do lar.

 

Na sala de estar, uma forma de marcar a decoração de primavera no ambiente é apostar numa jarra com flores para a mesa de centro, ou então na mesa de jantar do ambiente. Utilizar cores impactantes para combinar com as flores do espaço é outra forma de reforçar a composição. O tapete da sala pode, por exemplo, apresentar uma tonalidade que entre em sintonia com as flores escolhidas, como também as cortinas e almofadas.

 

No quarto, os jogos de cama florais são excelentes opções para marcar a presença da natureza para dentro do seu espaço de descanso. Elementos decorativos como quadros, jarras e abajures com estampas que remetem à natureza são um incrível complemento que ajudam à decoração do espaço.

 

 

 

 

Mobiliário de madeira

 

O mobiliário tem o poder de transformar qualquer ambiente e quando pretende trazer os acabamentos mais leves para os seus espaços, esta é uma ótima opção. Na primavera, quanto mais naturais forem os materiais, mais fresco e leve se torna o espaço. A aposta desta estação passa pelo mobiliário de madeira, por conjugar airosidade e conforto.

 

Os móveis de madeira são versáteis, por isso não tenha medo de arriscar na decoração. Desde rústicos a contemporâneos, são práticos e propiciam um visual solto, mas esteticamente atraente.

 

As madeiras dispõem de diversas aplicações. Ao mantê-la crua, os tons, e as imperfeições refletem-se como uma obra de arte, com um acabamento mate que ecoa um toque elegante. Encontrada sob a forma de uma mesa de jantar, na parede, num candeeiro ou até mesmo numa cadeira, esta é definitivamente a ideia de decoração para a primavera que recorda no seu estado puro a matéria-prima.

 

Uma excelente ideia para dar um toque renovado à sua decoração é colocar cestos decorativos e mobiliário em palhinha, como a estrutura do nosso cadeirão Natur. Como objetos decorativos uma escolha interessante será o macramê. São os elementos naturais que vão iluminar o ambiente e tornar a sua casa mais ecológica.

 

A mudança da disposição do mobiliário faz com que sinta que a sua casa tem um novo ar. Caso não pretenda renovar o seu mobiliário reorganize a posição de alguns móveis da sua casa, de modo a que a boa energia consiga fluir no espaço, sentindo que tem um ambiente totalmente renovado sem grandes esforços.