The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Q&A dos Nossos Seguidores

26 Junho 2023

As questões dos nossos seguidores podem ser as duvidas de muitos e para o mantermos a par de tudo aquilo que pode ainda não saber sobre o design de interiores, dicas de decoração, curiosidades e inspirações, a nossa equipa de designers de interiores irá agora responder às perguntas mais frequentemente feita por quem nos acompanha nas redes sociais.

 

Saiba todas as respostas às suas questões com Maria Gonçalves e Vera Sousa.

 

 

The Interiors Mind Podcast

 

 

 

1 | Quanto tempo antes da construção da minha casa devo contratar um designer de interiores?

 

Maria Gonçalves: É uma boa questão para iniciarmos este podcast. O ideal seria entrar a par da execução da construção do projeto de arquitetura, este é o ideal, nem sempre é possível. Desta forma é possível conceber um projeto de interiores muito mais completo. Isso significa que um projeto de interiores inclui pensar numa consonância dos materiais de revestimento, na carpintaria e nos detalhes que preparam a obra para posteriormente receber a decoração, como, por exemplo, a marcação dos pontos de luz. O projeto de iluminação é essencial num projeto bem executado para um bom ambiente e todos os pormenores que cabe ao designer de interiores para potenciar um maior conforto ao cliente, na cultura do habitar.

 

 

 

2 | Acredita que haja regras na decoração?

 

Vera Sousa: Eu acredito que a única regra que se deve seguir é que não haja regras para uma decoração mais interessante, seja nada tem que seguir especificamente um caminho, haverá sempre uma condição arquitetónica e o habitante do espaço e com isto cabe ao designer de interiores conciliar estas constantes que ditam diretrizes e premissas do projeto. Nem sempre a arquitetura corresponde diretamente às necessidades do cliente e por tanto cabe ao design de interiores encontrar essas soluções. É importante ajudar o habitante da casa a encontrar uma conciliação estética entre os interiores e arquitetura da casa.

 

 

 

3 | O que acredita que não funciona na decoração? Quais os erros de decoração que devemos evitar na nossa casa?

 

Maria Gonçalves: São alguns. Para chegar a um resultado harmonioso e com personalidade, consideramos que deve haver um cuidado na composição de todos os elementos que vão conviver no espaço. Não temos que ter imperativamente todos os elementos com a mesma linha estética e com os mesmos acabamentos, devemos sim conjugar peças de uma forma fluida assim como diferentes texturas, ou seja, não temos que ter a coleção toda completa de mobiliário com os acabamentos todos iguais tudo à mesma cor. Tem que haver uma dinâmica de texturas e de acabamentos, portanto cada elemento terá um peso visual diferente e assim iremos conseguir um ambiente muita mais equilibrado.

 

Vera Sousa: Outro erro muito recorrente também é a desproporção dos elementos em relação às áreas, por exemplo, a colocação de tapetes com dimensões inferiores e desproporcionais à área, cria uma sensação de espaço vazio, o tapete e as peças à volta parecem de repente deslocados do espaço. E outro dos pontos que também consideramos muito importantes são os espaços por tanto de circulação. Nunca devem estar comprometidos, todos os elementos presentes no espaço devem respeitar as linhas de circulação, caso contrário a funcionalidade e o conforto diário na habitação são postos em causa.

 

Maria Gonçalves: Este é um dos pontos essenciais que nunca deve acontecer num projeto de interiores, é comprometer os espaços de circulação.

 

 

4 | O que torna uma casa aconchegante? Como é que devemos escolher a iluminação?

 

Maria Gonçalves: São duas questões que trabalham muito bem uma com a outra porque de facto o aspecto fundamental para tornar uma casa aconchegante é sem dúvida alguma a iluminação. O plano de iluminação deve ser muito bem estudado de acordo com o layout de cada casa e isto é muito simples, há diferentes atividades ao longo da casa e dessa forma proporcionam ao longo do espaço temperaturas diferentes e mais adequadas a cada tarefa, por exemplo o quarto deve ter uma luz mais quente e aconchegante que proporciona o descanso, na cozinha uma temperatura mais fria e clara para um melhor desempenho das tarefas. É essencial o jogo e o trabalho de temperatura de luz adequada a cada ambiente e a cada tarefa.

 

Outro exemplo, a sala de estar, acaba por ser um espaço híbrido onde decorrem diversas atividades e daí necessitam de uma iluminação de teto com uma tonalidade um pouco mais clara. Considero 3000k uma boa temperatura, e na sala de estar temos momentos de repouso onde há necessidade de uma luz mais baixa, uma luz ambiente e aqui é interessante a colocação de candeeiros de pé e de mesa. Estes elementos decorativos são elementos fundamentais para criar um ambiente muito mais aconchegante, a temperatura da luz faz toda a diferença no ambiente.