The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Tudo sobre Aparadores

20 Novembro 2023

Ao escolher um aparador para a sua sala de jantar, é essencial considerar não apenas as características convencionais que normalmente ponderamos, mas também a estética e o design que nos agradam. Os aparadores são peças de mobiliário que evoluíram ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades contemporâneas enquanto mantêm um toque de sofisticação intemporal. 

 

Concentre-se agora nas dicas de decoração que a nossa equipa preparou para que possa ficar que possa escolher corretamente o aparador ideal para si. 

 

 

Características dos Aparadores

 

 

Tamanho e Dimensões

 

Os aparadores têm geralmente uma altura que varia entre os 80 cm e 1 metro, com larguras e profundidades adaptáveis aos espaços disponíveis.

 

 

Superfície 

 

Muitos aparadores possuem uma superfície plana na parte superior, proporcionando espaço adicional para exibir decorações, fotografias ou obras de arte. Esta característica não só amplia as opções de decoração, mas também adiciona uma dimensão ao ambiente e dessa forma poderá construir o seu próprio olhar sobre a decoração. 

 

 

 

 

Tipos de Aparadores

 

Aparadores Clássicos

 

Caracterizados pelas linhas elegantes e os detalhes ornamentados, os aparadores clássicos geralmente encaixam-se bem em espaços mais tradicionais, pois vão ao encontro daquilo que este estilo mais valoriza, o detalhe trabalhado e atmosfera com tudo o que tem direito.

 

Aparadores Modernos

 

Design minimalista, traços cleans e materiais contemporâneos definem os aparadores modernos, tornando-os ideais para espaços mais discretos e urbanos, onde a simplicidade é valorizada.

 

Aparadores Rústicos

 

Feitos com materiais como madeira maciça, os aparadores rústicos proporcionam uma sensação acolhedora e são ótimos para ambientes mais campestres ou para aqueles que procuram algo mais natural.

 

 

Aparador Manifesto https://jotabarbosa.com/produto/aparador-manifesto/

Aparador Landform |  https://jotabarbosa.com/produto/aparador-landform/

Aparador Slender https://jotabarbosa.com/produto/aparador-slender/

 

 

Materiais Utilizados

 

 

Madeira

 

Desde carvalho até mogno, a madeira é um material clássico para aparadores, oferecendo durabilidade e uma estética que perdura no tempo. A variedade de tipos de madeira permite adaptar-se a diferentes estilos de decoração.

 

Metal

 

Aparadores de metal trazem um toque contemporâneo, sendo leves e muitas vezes mais fáceis de movimentar. Este material é frequentemente escolhido para designs mais industriais ou modernos.

 

Vidro


O vidro é frequentemente utilizado para criar aparadores modernos e elegantes, adicionando leveza visual ao ambiente. Além de ser visualmente atraente, o vidro também pode criar a ilusão de espaço em ambientes menores.

 

 

 

Design e Estilos

 

 

Linhas Retas vs. Curvas


O design das linhas retas é associado a uma estética moderna, enquanto as curvas tendem a remeter a um estilo mais clássico e vintage. A escolha entre estes estilos pode refletir a preferência estética do indivíduo ou a harmonia com o resto da decoração.

 

 

Detalhes Específicos

 

Detalhes como puxadores, entalhes e padrões esculpidos podem diferenciar o estilo do aparador, tornando-o único e personalizado. Estes detalhes muitas vezes refletem a habilidade artesanal e a atenção aos detalhes na produção do móvel.

 

 

Tendências e Estilos

 

Escandinavo

 

Minimalismo, funcionalidade e materiais naturais caracterizam os aparadores escandinavos, refletindo a raiz e génese do design nórdico.

 

Industrial

 

Aparadores industriais geralmente apresentam metal robusto e madeira áspera, refletindo o visual de fábricas antigas, 

 

Contemporâneo

 

Designs inovadores, materiais diversos e uma abordagem única à funcionalidade definem os aparadores contemporâneos, alinhando-se às tendências modernas.

 

 

 

 

Aparador Ílhavo | https://jotabarbosa.com/produto/aparador-ilhavo/

Aparador Elea |  https://jotabarbosa.com/produto/aparador-elea/

Aparador His | https://jotabarbosa.com/produto/aparador-his/