The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Aproveitamento do Sotão

30 Maio 2022

Quando se pensa num sótão, normalmente há associação a um espaço desarrumado e desorganizado, com tudo aquilo que se pretende deitar fora, mas que não tem coragem. Muitas vezes essa ideia não anda longe da realidade, mas com alguma criatividade pode mudar totalmente o jogo sa situação.

 

Antes de passar à ação analise bem as divisões que já contempla a sua casa de forma a aproveitá-las da melhor forma possível, para que o resultado final vá ao encontro daquilo que previu.

 

Saiba agora como dar uma nova vida ao seu sótão e torná-lo no seu espaço preferido da casa.

 

 

 

Definir o ambiente

 

Antes de passar à escolha em qual espaço irá transformar o seu sotão há alguns pormenores que deve considerar.

 

Uma das vantagens deste tipo de espaços é que facilmente este pode passar de um simples lugar de arrumos para algo mais sofisticado, prático e aconchegante. Um quarto de hóspedes ou de diversões, um closet, uma biblioteca, uma sala de estar, um home office, ou até mesmo uma sala de cinemas são algumas das possibilidades que tem ao seu dispor. Basta decidir a utilidade que lhe quer dar, tendo em conta as suas necessidades e a fisionomia do espaço.

 

O primeiro passo assenta na definição do ambiente pretendido, isto para aproveitar todo o espaço disponível. É igualmente importante tirar as medidas com precisão, para que não haja falhas. 

 

 

 

 

Atenção aos detalhes

 

Esta é uma divisão que se encontra na parte mais alta da casa e assim sendo é conveniente ter em atenção a altura, isolamento e iluminação. Regra geral não existem janelas laterais mas clarabóias são excelentes para uma incrível luz natural, bem como ventilação.

O sótão é um espaço deslumbrante por diversos motivos, sendo um deles as invulgares linhas arquitetônicas do telhado que formam o teto deste espaço. O interessante é procurar destacar essas linhas com cores fortes ou materiais como a madeira, de modo a criar uma dimensão visual impactante.

Se o seu sótão é pequeno vá ao encontro das cores suaves e neutras para ampliar o espaço.

 

 

 

Quarto

 

Uma das melhores formas de aproveitar o seu sótão é torná-lo num quarto extra.  Esta transformação pode proporcionar um quarto para os hóspedes, ou caso tenha uma família numerosa, mais um quarto individual.

Adicione uma cama e mobiliário que a conjuge com o interior do sótão, ficando assim com um quarto novo, que irá certamente surpreender os seus convidados.

 

 

 

 

Escritório

 

Nem sempre temos a possibilidade de despender de uma divisão para criar um escritório e nem sempre é conveniente integrar este espaço na sala. Como solução temos a reaproveitamento do sótão. Procure criar estratégias de organização que o ajudem no dia-a-dia, distribuindo o mobiliário de modo a potencializar a entrada da luz natural.

 

Se tiver essa possibilidade, coloque a secretária perto de uma janela. Se não tiver janela, pode sempre apostar na iluminação artificial, utilizando candeeiros simples.

 

 

 

Biblioteca

 

Esta opção será a mais adorada por aqueles que adoram ler. O sótão é um espaço que se destaca pelo silêncio, que em comparação com as restantes divisões de casa, prevalece uma tranquilidade diferenciada. A soma desta particularidade com o fascínio pelos livros combina num ambiente transformado, perfeito para este momento mais recatado 

 

 

 

 

Cinema

 

Quem nunca sonhou com um home cinema? Este tipo de espaços são incríveis para relaxar e descontrair ao final do dia sem que ninguém o incomode. Invista num sofá confortável, uma boa televisão, um tapete bastante macio e sem esquecer das mantas e cobertores. Para acrescentar uma intimidade mais confortável pode optar por colocar cortinados opacos, de forma a diminuir a intensidade da iluminação exterior. 

 

 

 

Quarto de brincar

 

Se o quarto das crianças não tem muito espaço para os brinquedos, porque não reaproveitar o sótão para criar um quarto de brincar? Certamente será o espaço predileto das crianças. Umas estantes para arrumação e alguns sofás/puffs são peças must-have neste tipo de divisões. No entanto, por segurança é melhor garantir que o espaço é seguro, isto significa que as escadas devem estar protegidas e, se necessário, devem ter uma proteção.

 

 

 

Ginásio

 

Sendo o exercício um hábito de vida saudável e um gosto partilhado por muitos, porque não investir num ginásio para a sua casa no sotão? Transforme o seu espaço escolhendo uma decoração minimalista e simples, colocando o seu equipamento de treino. Pode acrescentar espelhos ao espaço para que possa corrigir a postura enquanto exercita e algumas plantas para dar uma sensação mais relaxada.

 

 

 

Mezanino

 

Mezanino é um nível do edifício situado entre o piso térreo e o primeiro andar, normalmente com uma escada de acesso. O uso de mezaninos confere ao ambiente um ar mais moderno e elegante, podendo a estrutura ser produzida em madeira, cimento ou ferro.

 

A regra aqui é seguir a premissa “menos é mais”, no que diz respeito ao design de interiores para que consiga um resultado equilibrado. Aposte numa cama espaçosa e não muito alta, em tons neutros e poucos elementos decorativos. Um tapete macio será uma excelente ideia para sentir um conforto único neste espaço.