The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Art Déco | Design Vanguardista

08 Maio 2023

Um dos estilos de design de interiores mais icónicos e reconhecidos do início do século XX, o Art Déco é caracterizado pela sua estética elegante, luxuosa, com forte ênfase na geometria e ornamentação. Dele fazem parte os materiais exóticos, cores ousadas e uma decoração linear.

 

Este é um conceito que vive das inspirações clássicas que ostentam o que de melhor tem, fazendo sobressair o brilho e o maximalismo que lhes representa. O termo Art Déco vem da abreviação Art Décoratifs e é sobre o glamour eclético que lhe vamos falar hoje.  

 

 

Art Déco | Design Vanguardista

 

Surgido em França com o brilho dos anos 20, o estilo Art Déco teve como destaque a Exposition International des Arts Décoratifs et Industriels Modernes, realizada em Paris em 1925. Voltada para o futuro, celebrando a modernidade e o progresso, este estilo apresenta referências refinadas influenciadas por movimentos distintos, como o cubismo, futurismo e construtivismo. 

 

Toda a complexidade dos seus traços empacou a arquitetura mundial, deixando assim a sua marca em grandes edifícios históricos. As linhas rectas, as formas geométricas, os padrões repetidos, o uso de materiais luxuosos e detalhes decorativos elaborados, inspiraram a construção do Empire State Building em Nova York e o Palácio do Catete no Rio de Janeiro.

 

 

 

Elementos do Design Art Déco

 

A combinação de elementos de design majestosos com estilos geométricos arrojados ajudou a Europa e a América a progredir para a era seguinte. Os limites tradicionais de como projetar os interiores foram deixados de parte e a grandiosidade da arte rapidamente invadiu as casas. Novos materiais e tecidos, cores intensas e novas adições arquitetónicas transmitiram à sociedade uma nova forma de ver a estética e, automaticamente, o seu estilo de vida.

 

 

Apresentamos quais os elementos essenciais num visual de Art Déco 

 

 

Geometria

 

 

Este é um estilo que se reconhece pelas suas formas geométricas, incluindo triângulos, losangos, círculos e linhas retas. As formas geométricas são frequentemente utilizadas no design de mobiliário, na decoração de interiores e na arquitetura dos edíficos.

 

 

Cores Vibrantes 

 

 

As cores neste conceito destinam-se a atrair o olhar com um sentido de irreverência. As cores fortes como amarelos brilhantes, vermelhos escuros, verdes, azuis e rosa que se vão envolvendo com prata, preto e dourado. O uso de cores fortes e contrastantes é uma característica comum do estilo, realçando-se dos fundos suaves e neutros, intercalando com os acentos metálicos. 

 

 

 

 

 

Materiais Luxuosos

 

 

Os materiais sumptuosos são uma assinatura do estilo Art Deco, nomeadamente, o mármore, o ouro, o bronze, o vidro e a madeira nobre. Nada mais representa esta filosofia que o latão. Seja em cadeiras, iluminação, detalhes, este material vibra o luxo e a ostentação como nunca nenhum outro fez acontecer. 

 

 

 

Iluminação

 

 

O Art Déco usa iluminação como uma parte integrante do design, com lâmpadas e candeeiros que são frequentemente usados como elementos decorativos. Estes eram normalmente feitos de vidro e cromados, com vidro colorido e branco que também é comum. A influência histórica da arte antiga, como a arte egípcia e grega, e pelas formas aerodinâmicas do movimento moderno, fazendo a estética deste estilo.

 

 

 

Mobiliário e Tecidos

 

O mobiliário deste estilo tende a ser de proporções volumosas e de linhas fortes e simples. Os materiais encontram-se numa madeira exótica com texturas raras, sempre acompanhado de um toque dourado e padrões abstratos, os tecidos deste estilo são normalmente de cores sólidas ou desenhos geométricos. O veludo é uma presença assídua neste estilo pela aparência e toque suave que providencia aos ambientes.