The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Como Escolher a Cama de Sonho

07 Agosto 2023

Descanso é o sinónimo direto para uma excelente qualidade de vida. A qualidade das horas de sono influencia a nossa saúde, e temos que admitir que todos nós gostaríamos de ter em nossas casas a dita “cama de hotel”, em que adormecer nunca será o problema mas sim o querer sair de lá. As noites de sono inquietas podem causar algum desconforto e neste sentido é crucial que a sua cama o ajude a manter uma rotina de sono tranquila, e que realce o visual do quarto na mesma.

 

 

A cama dos nossos sonhos inclui diversos elementos que são variáveis importantíssimas no momento de decisão desta repousante peça. Desde a roupa, à estrutura, ao colchão e até mesmo à cabeceira, coordenar todos estes fatores levam-nos a cuidar com ponderação esta decisão. Não deixe a sua ao acaso e este artigo pode ser o seu melhor conselheiro.

 

 

 

A Proporção Ideal

 

 

Tendo como contrapartida a prévia medição do espaço útil para colocar a sua cama de sonho, é altura de escolher o tamanho da cama que pretende para o seu quarto.  Seja um modelo, double, queen ou king size, pode brincar com as suas preferências de conforto para o ajudar nesta relevante seleção. Escolher um tamanho adequado garantirá espaço suficiente para se mover durante o sono.

 

 

Estilo 

 

 

Podemos talvez definir esta parte a mais interessante de todo o processo de procura da cama de sonho. O estilo de cama que pretende está ao seu encargo e aqui é importante definir se pretende arriscar numa peça mais ousada e chamativa ou optar pela beleza do conforto simples e mais evidente. Os estilos de peça são inimagináveis por isso pode percorrer entre o clássico, contemporâneo, minimalista e até mesmo moderno. O importante é que tudo entre em harmonia com a restante decoração do quarto uma vez que esta é a peça principal e onde todas as expectativas estão depositadas.

 

 


Materiais

 


O quarto é um espaço para relaxar e se libertar de todas as preocupações, por isso é importante criar uma harmonia entre a estética de cada elemento do quarto. Se gosta da aparência mais contemporânea de uma cama estofada, da modernidade de uma cama de metal, ou da beleza clássica da madeira, estas são algumas das opções que pode seguir.

 

Qualquer que seja a sua preferência, lembre-se de refletir sobre a cor das paredes do seu quarto, na textura da roupa de cama, e nos acabamentos do espaço com igual preocupação.

 

 

Colchão

 


O colchão é o segredo mais bem guardado de uma “cama de hotel”. Extensas são as possibilidades de colchões que podemos encontrar, como espuma, latex, molas internas e híbridas. Cada tipo oferece níveis de conforto e suporte diferentes, bem como a firmeza, sendo uma preferência pessoal. Algumas pessoas preferem algo macio para um encaixe mais confortável, ou algo mais firme para uma maior estabilidade e suporte.

 

 

 

 

Roupa de Cama

 

 

Quando se trata de roupa de cama, existe uma grande variedade de materiais por onde escolher. Desde os materiais naturais aos sintéticos, a sua cama de sonho pode se vestir de todo o tipo de roupa que se adapte ao seu estilo de vida, estação e gostos pessoais. 

 

 

Algodão 

 

Sendo naturalmente macio e respirável, o algodão é, sem dúvida, a escolha mais popular para materiais de cama. O tecido de algodão é produzido a partir da planta do algodão. Para criar fio de algodão de alta qualidade, as bolas de algodão são processadas várias vezes para remover as fibras longas das fibras curtas, bem como as fibras inutilizáveis, detritos estranhos e outros resíduos.

 

 

 


Linho

 

 

O linho é um tecido feito a partir da planta do linho, um dos materiais mais sustentáveis do mundo. O linho é cultivado em todo o mundo e pode crescer em qualquer ambiente.  O processo de fabrico do linho consiste em separar as fibras longas das fibras curtas, uma vez que as fibras longas são utilizadas para fabricar o linho mais fino.

 

 

 

 

Seda

 

 

Considerado o material mais luxuoso e delicado para a roupa de cama, a seda é feita a partir da colheita e transformação de casulos de uma grande variedade de insectos. A seda mais apreciada provém dos casulos fiados pelo bicho-da-seda doméstico.

 

 

 

 

Edredão

 


Um edredão é um tipo de cobertura de cama que é preenchido com um enchimento natural ou sintético. Consoante o peso do edredão, pode ser um edredão leve de verão que proporciona um grande conforto e algum calor para quando se liga o ar condicionado. Um edredão de inverno ou de peso elevado tem mais material que retém o calor do corpo, mantendo-o quente e agradável. A escolha do edredão adequado aos seus hábitos de sono e ao seu clima é importante para garantir um sono confortável.

 

 

 

 

Dicas para ter uma Cama Perfeita

 

 

Sabemos que o nosso descanso é essencial para uma boa qualidade de vida. A qualidade das horas de sono influencia a nossa saúde, bem como o nosso estilo de vida. As noites de sono inquietas podem causar algum desconforto e neste sentido é crucial que a sua cama o ajude a manter uma rotina de sono tranquila, e que realce o visual do quarto na mesma proporção.

 

Se está a planear comprar uma cama nova para o seu quarto, pondere qual a cama e o colchão que se encaixa com o seu estilo decorativo, gosto pessoal bem como aquela que lhe trará o maior conforto possível. 

 

Fique a par das seguintes dicas para que possa escolher a sua cama de sonho: https://jotabarbosa.com/blog/dicas-para-ter-uma-cama-perfeita/