The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Dicas para ter uma cama perfeita

26 Abril 2022

Sabemos que o nosso descanso é essencial para uma boa qualidade de vida. A qualidade das horas de sono influencia a nossa saúde, bem como o nosso estilo de vida. As noites de sono inquietas podem causar algum desconforto e neste sentido é crucial que a sua cama o ajude a manter uma rotina de sono tranquila, e que realce o visual do quarto na mesma proporção.

 

Se está a planear comprar uma cama nova para o seu quarto, pondere qual a cama e o colchão que se encaixa com o seu estilo decorativo, gosto pessoal bem como aquela que lhe trará o maior conforto possível. 

 

Fique a par das seguintes dicas para que possa escolher a sua cama de sonho.

 

 

Os melhores materiais de acabamento

 

O quarto é um espaço para relaxar e se libertar de todas as preocupações, por isso é importante criar uma harmonia entre a estética de cada elemento do quarto. Se gosta da aparência mais contemporânea de uma cama estofada, da modernidade de uma cama de metal, ou da beleza clássica da madeira, estas são algumas das opções que pode seguir.

Qualquer que seja a sua preferência, lembre-se de refletir sobre a cor das paredes do seu quarto, na textura da roupa de cama, e nos acabamentos do espaço com igual preocupação. 

 

 

 

 

Uma cabeceira que lhe caracterize

 

A cabeceira da cama é uma parte muito importante de uma cama, tanto pela estrutura que confere à peça em si, como pelo impacto visual que deixa no seu quarto. A escolha da cama perfeita pode determinar por completo toda a decoração deste ambiente. Uma cabeceira estofada combina perfeitamente estilo com conforto, numa decoração mais moderna, o metal dá-lhe uma presença mais urbana, enquanto a madeira tem um ar mais clássico.

 

Desde veludos a linho, a seleção do tecido para a sua cabeceira deve exigir igualmente a sua atenção, pois pode ajudá-lo a criar uma atmosfera mais serena e cómoda, ou se preferir uma perspetiva mais arrojada e exclusiva. A sua personalidade deve ser sentida no espaço para que possa entrar num ambiente que signifique algo de importante para si.

 

 

 

 

Uma cor que complemente o quarto

 

A seleção da cor ideal para a sua cama deve ser pensada, tendo em consideração o estilo decorativo do quarto como também o restante mobiliário, de modo a que tudo se conjugue da melhor forma possível. As cores claras tendencialmente abrem o horizonte, oferecendo uma sensação de amplitude maior, enquanto que as tonalidades mais escuras fecham o espaço criando uma presença mais acolhedora e intimista. 

 

Reflita também acerca da sensação térmica que as cores irão lhe transmitir e aquelas que também pretende criar. Desde ambientes mais frescos a lugares mais quentes, tudo isso irá ajudá-lo a encontrar a cama perfeita que realça o estilo do seu quarto.

 

 

 

O tamanho que lhe preenche as medidas

 

Embora comprar uma cama king size possa ser incrivelmente tentador, tenha em mente as dimensões que realmente dispõe o seu quarto, para que cada peça encontre o seu devido lugar no espaço.

 

Se estiver a mudar-se para a sua nova casa ou a renovar os seus espaços, meça as dimensões da estrutura da cama a fim de ver o espaço que lhe resta. Assim, poderá divertir-se com as restantes decorações. Se já tiver um colchão, lembre-se de ter em conta o seu tamanho para que se adapte à armação da cama para que tudo se alinhe plenamente.

 

O colchão de uma cama de solteiro mede, normalmente, 188 centímetros x  88 centímetros, enquanto que o da cama de casal mede 188 centímetros x 138 centímetros. O colchão da cama Queen é ainda maior, com 198 centímetros x 158 centímetros. Por fim, o da cama King terá 193 centímetros x 203 centímetros.

 

 

 

A  funcionalidade que lhe traz paz

 

Uma cama pode ser muito mais do que uma cama. As estruturas de cama Ottoman ou Divan, estruturas com estrados elevatórios, podem permitir-lhe ter um espaço de armazenamento escondido, o que é ideal se tiver uma casa pequena ou um espaço de armazenamento limitado. Aposte neste tipo de camas se pretende manter um visual clean neste espaço e simultaneamente organizado.

 

 

 

A essência de um bom sono

 

Ao escolher uma cama, certifique-se de que a sua estrutura lhe dará a si e ao seu colchão o suporte que precisa. Pode escolher entre bases de ripas suspensas, bases de plataforma, e armações de ripas, e embora todas elas possam lhe oferecer um incrível apoio, tudo irá  resumir-se à sua preferência pessoal.

 

 

A casa para o descanso das crianças

 

Os beliches são excelentes opções para o descanso das suas crianças em grande estilo. Existem beliches em diferentes materiais, em formatos, com escadas e escorregas e com ou sem secretária ou sofá. As  alternativas são inúmeras e variadas e ainda tem o benefício de ser uma peça totalmente ajustada e personalizada ao seu gosto pessoal e espaço.

 

 

 

Matemática da decoração da cama

 

Os designers cada vez mais usam mais almofadas, de preferência de diferentes tamanhos para obter uma atmosfera preenchida e aconchegante. Aposte em colocar cinco ou mais almofadas junto da cabeceira da sua cama para fazer a diferença no aspeto da sua cama, tanto em termos de impressão visual quanto como a sensação que confere ao deitar-se numa cama bem feita.

 

Abaixo, pode ver variantes de como pousar as almofadas quando já não se encontra a descansar.