The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Cores Quente e Frias na Decoração

03 Outubro 2023

Um irrepreensível design de interiores tem tudo a ver com equilíbrio, e quer esteja a remodelar uma divisão ou a selecionar novas peças para a sua casa, considerar as cores ou tons de cada elemento pode fazer toda a diferença no resultado final. O equilíbrio ou desequilíbrio de tons quentes ou frios no espaço pode alterar completamente a sensação que este transmite.  

 

Adora misturar tons quentes e frios nos nossos projetos para criar mais interesse, mas sente que é complicado saber por onde começar no seu próprio espaço? No artigo de hoje partilhamos mais sobre a nossa abordagem à mistura de tons quentes e frios e algumas dicas para simplificar o processo.

 

 

Mistura de Tons Quentes e Frios

 

 

Embora as suas atmosferas possam inclinar-se para um ou para outro, adicionar camadas de contraste e misturar tons quentes e frios é parte do que faz com que uma divisão pareça cuidada e pensada. Se se sentir atraído por um elemento ou acabamento em particular, lembre-se de que, por vezes, demasiado do mesmo elemento pode perder-se no ambiente.

 

 

Encontrar o Ponto de Partida

 

Encontrar um ponto de partida para misturar tons quentes e frios pode tornar o início menos complicado. Quer esteja a escolher acabamentos rígidos, como pavimentos e candeeiros, ou acabamentos suaves, como mobiliário e peças de decoração, considere o que já selecionou e avalie os tons que transparecem. São quentes ou frios? Assim que tiver um ponto de partida, é mais fácil encontrar formas de criar camadas e contrastes para criar mais apelo visual.

 

 

 

Acrescentar Dimensão através de Peças Contrastantes

 

O mobiliário e a decoração também podem ser uma ótima forma de introduzir tons contrastantes nos seus acabamentos. Acrescentar cadeiras de pele a uma sala de estar de tons frios e sombrios pode tornar a divisão instantaneamente mais convidativa, enquanto bancos de bar de tons frios numa cozinha com iluminação mais quente pode refrescar o espaço e trazer equilíbrio.

 

 

Tons Quentes vs. Tons Frios

 

Antes de começar a equilibrar os tons no seu espaço é útil dar um passo atrás e compreender os diferentes impactos que podem ter no seu design.

 

Os tons quentes (vermelhos, laranjas, castanhos, amarelos, dourados, beges e brancos com subtons cremosos) são estimulantes e, embora possam tornar o seu espaço acolhedor e convidativo, demasiados deles numa área podem criar uma sensação de clausura.

Os tons frios (azuis, verdes, roxos, cinzentos, prateados e brancos com tons cinzentos) são tonalidades mais calmas e têm um efeito moderno e  polido. No entanto, demasiados tons frios num espaço podem fazer com perca a sensação de aconchego e conforto.

 


Sensação do Toque e das Cores


Quando falamos sobre materiais de composição de decoração, estamos muitas vezes a falar sobre a sensação que temos ao encostar no material, uma sensação física. Essa é a forma mais conhecida de classificar o quente e o frio na decoração, basta encostar no material e saberá se é quente, frio ou até mesmo neutro.

 

 

Dicas para Decorar com Cor

 

 

  • Use tons quentes para destacar: Reservar os tons quentes para elementos de destaque pode adicionar um toque vibrante à decoração. Pode escolher uma parede num tom quente, almofadas, obras de arte ou mobiliário com acentos quentes.
  • Mantenha as paredes neutras: Se deseja uma base equilibrada, mantenha as paredes em tons neutros, como branco, cinza ou bege. Isso permitirá que os tons quentes e frios se destaquem sem sobrecarregar o espaço.
  • Use objetos de decoração: Adicione objetos de decoração, como almofadas, cortinas, tapetes e arte de parede, em tons quentes e frios. Isso pode ajudar a equilibrar as cores em todo o espaço.
  • Introduza texturas: A textura desempenha um papel importante na decoração. Combine tons quentes e frios com diferentes texturas, como madeira, metal, vidro, tecidos macios e pedra, para adicionar interesse visual e tátil ao ambiente.
  • Iluminação estratégica:A iluminação pode afetar a maneira como percebemos as cores. Use iluminação estratégica, como luminárias de piso, luminárias de mesa ou abajures, para destacar áreas específicas da decoração.
  • Não tenha medo de experimentar: A decoração é uma forma de expressão pessoal, então não tenha medo de experimentar e ajustar conforme necessário. Às vezes, as melhores combinações de cores são descobertas por meio da experimentação.