The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Decoração para Quarto de Criança

06 Junho 2022

 

Criar um espaço para as suas crianças poderem brincar e crescer é uma experiência divertida, como também desafiante. O segredo para um design bem sucedido de quartos para crianças? Mantenha a simplicidade, planeie um espaço com armazenamento e não tenha receio de se divertir.

 

As crianças mudam a um ritmo impressionante, mas isso não deve significar que tenha ressalvas em acrescentar personalidade ao seu quarto. Criar um espaço confortável e acolhedor é o principal objetivo de uma decoração do quarto de criança.

 

Veja agora as dicas de decoração para transformar o quarto das suas crianças num lugar seguro e com estilo.

 

 

As cores prediletas de um quarto infantil

 

Em relação às cores do ambiente é importante considerar qual o propósito do espaço, se deseja criar uma aura calma e acolhedora, ou energética e vibrante.  As cores são um elemento incrível para diferenciar e transformar por zonas o quarto, tanto num espaço de lazer, de trabalhos ou um lugar para dormir.

 

Cores vivas

 

As cores vivas por serem alegres e nos levarem para o universo infantil, são ótimas opções para ambientes mais descontraídos. A dica é apostar nas cores primárias, entre elas o  vermelho, amarelo e azul.

 

 

Cores pastel

 

As tonalidades pastel são muito bem-vindas em ambientes infantis, pois proporcionam aconchego e leveza ao ambiente. A sua fácil aplicabilidade favorece a concepção de ambientes calmos e intemporais.

 

 

 

Cores neutras

 

As cores neutras são perfeitas para serem utilizadas como base na decoração. O branco e o bege permitem a ousadia nos acessórios e revestimentos, maior liberdade na hora de escolher acessórios e complementos decorativos. Estas cores permitem que o quarto acompanhe o crescimento das crianças sem nunca 

 

 

Papel de parede

 

Uma outra opção para revestir as paredes do quarto das suas crianças é apostar em  papéis de parede. O segredo é investir em cores suaves, no caso de estampas maiores, e ao escolher cores fortes optar por estampas menores, para não sobrecarregar o ambiente ou limitar a aplicação dos outros elementos decorativos. Uma solução interessante é aplicar apenas numa parte da parede, deixando assim o ambiente mais leve.

 

 

Espaço para todos os brinquedos

 

Desde brinquedos a jogos e livros, os armários das crianças estão em constante atualização. Quando estiver a projetar o quarto dos mais pequenos dê prioridade às formas de organização e arrumação dos quartos que irão crescer com eles. 

 

As opções de armazenamento são diversas, como armários com prateleiras, espaços com gavetas debaixo da cama, bastante prateleiras para expor os brinquedos e jogos. O aproveitamento dos espaços verticais permite-lhe obter um espaço extra de arrumação tirando proveito de um visual irreverente e com personalidade, mantendo o espaço arrumado.

 

 

 

Concentração e diversão

 

Uma área de trabalho para que as crianças possam se divertir no quarto é um must-have. Neste espaço pode apostar numa boa secretária e cadeira para que o conforto seja algo inevitável no momento de fazer os trabalhos de casa ou de simplesmente pintar um desenho. Invista numa boa iluminação para a secretária, como num cesto em vime e uma estante para que de forma prática e atraente consiga acondicionar os livros e artigos escolares, tornando-os acessíveis à criança.

 

A criança deve ser envolvida no processo de escolha de cores, mobiliário, organização e decoração geral do quarto. Isto permite-lhe expressar a sua personalidade e criatividade e, ao mesmo tempo, recebe uma carga de responsabilidade sobre o seu futuro quarto. Esta “responsabilidade” irá encorajá-lo a ser atencioso com o seu espaço e a mantê-lo arrumado.

 

 

 

 

Pinceladas de personalidade

 

Se mantiver as paredes simples, os autocolantes ou vinis autocolantes podem ser um incrível plano de fundo do quarto, podendo ser facilmente removidos à medida que os interesses das crianças evoluem.

 

Os quadros são sempre bons aliados na hora de decorar as paredes. Utilize ilustrações de visual suave e temáticas lúdicas ou com um padrão geométrico que trazem um toque moderno ao ambiente.

 

 

 

Conforto em ponto pequeno

 

Tapetes, cortinas, almofadas e roupa de cama proporcionam oportunidades para introduzir padrão, cor e textura no quarto das crianças de uma forma excecional. Estes elementos são facilmente adaptados à medida que a criança cresce e os seus gostos mudam, mantendo a essência fundamental do quarto em harmonia com o resto da casa. 

 

Ainda na temática dos tapetes, os tapetes lisos ou de pelo curto são mais fáceis de manter limpos e tanto a lã como o algodão são macios e duradouros. Os padrões de tapetes de quarto de crianças vão desde o tema, ou manchas e estrelas ou simplesmente uma cor lisa. Se for um investimento importante, então será conveniente apostar num tapete que acompanhe o crescimento da criança, adotando um estilo intemporal.

 

 

 

 

Cama, o lugar de descanso

 

Quando se trata de escolher a cama ideal para as suas crianças existem diversas opções disponíveis. As camas extensíveis são dimensionadas para crianças mais pequenas mas com a possibilidade de estender conforme o seu crescimento.

 

As camas de solteiro são uma escolha segura que será prática durante muitos anos. Considere um desenho que incorpore uma extensão de forma a poupar algum espaço.

 

 

Beliches

Uma solução de poupança de espaço para as crianças que partilham o quarto com os irmãos, os beliches são excelentes apostas se pretende maximizar o espaço. Os beliches  de cima são aconselháveis para crianças com mais de 6 anos e o colchão não deve ser tão espesso.