The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Design de Escritórios Modernos

13 Fevereiro 2023

Os ambientes corporativos edificam-se para concentrar num só espaço a produtividade e foco, através de colaboradores motivados e satisfeitos.  Dentro destes ambientes a prioridade será sempre o seu bem-estar e conforto aliado aos avanços tecnológicos e necessidades empresariais, que exigem um design corporativo que agrupe todas estas questões. 

 

As tendências de design de escritórios modernos direcionam-se para conceitos que representem os novos comportamentos das sociedade e que se adaptem à identidade e filosofia de cada marca. No artigo de hoje iremos apresentar um projeto de design de escritórios modernos para tirar algumas ideias.

 

 

Elementos chave

 

 

 

Um amplo layout

 

O espaço corporativo moderno prescreve um layout em open space, ideal para uma interação ampla e flexível entre departamentos. Esta dinâmica possibilita uma troca de informações muito mais simplificada e acessível, fluindo a comunicação interna e externa. Contudo, as salas fechadas ou cabines acústicas para momentos mais reservados de reuniões são indispensáveis e é neste equilíbrio que o design de escritórios modernos assenta.

 

 

Um conforto no mobiliário

 

O mobiliário tem a capacidade de tornar um ambiente aconchegante, fazendo-nos sentir mais acolhidos e seguros. O mobiliário de escritórios modernos é sobre peças de estofo que garantam uma comodidade para dias produtivos, sofás para os momentos de pausa e descanso, como armários para uma organização oculta elegante e funcional. 

 

 

 

Um olhar sustentável

 

A vertente da sustentabilidade tem um grande impacto no meio ambiente corporativo e nos dias de hoje é um tópico imperativo nos ambientes de trabalho. Uma forma de contribuir para a preservação da sustentabilidade é a utilização de materiais ecológicos, revestimentos e o trabalho com parceiros que investem na mesma filosofia de atuação.

 

 

 

 

 

Cores

 

As tonalidades despertam e influenciam as nossas emoções e sensações, e nesse sentido a escolha das cores do escritório deve seguir um pensamento propício à estimulação das tarefas de trabalho. As cores quentes estimulam a criatividade e são excelentes apostas para empresas que crescem da inovação.

 

 

 

Iluminação

 

A iluminação é realmente uma das maiores preocupações no design de qualquer ambiente e nos escritórios modernos é sem dúvida imprescindível.  Um ambiente de trabalho escuro pode influenciar negativamente a eficácia do nosso trabalho e dessa forma, prejudicar a visão. É essencial para estes ambientes a entrada de luz natural, através das janelas, bem como uma iluminação indireta que não afete o desempenho.

 

 

 

Projeto de Destaque

 

 

 

Escritório de Advogados

 

Este open office reúne todas as virtudes de um escritório moderno e inovador. As áreas têm espaço para respirar, juntamente com os designs que descomplicam a vida corporativa. Numa vertente sustentável, para este office apostamos na relevância que o design biofílico tem conquistado nos interiores, principalmente corporativos.

 

A reconexão com o exterior é fundamental, após horas e horas, num lugar fechado e a natureza nos espaços construídos traz a vitalidade e equilíbrio essenciais para um prolífico trabalho. O aproveitamento da luz natural foi a chave para o sucesso deste projeto. De uma forma elegante, a simplicidade das peças sobressaiu e afirmou uma identidade muito característica. Uma verdadeira paisagem moderna, este office foge de toda a expectativa previsível. Prometeu surpreender e cumpriu.

 

 

Entrada Principal

 

O espaço principal do escritório é a atmosfera de relevo. É através deste lugar que se ramifica as diversas divisões de um ambiente corporativo, onde cumprem propósitos distintos. Esta é  uma zona de espera com uma aura de pura comodidade, conferida por sofás infindáveis de um transcendente bem-estar. As cores da empresa mantêm-se assíduas em todos os detalhes, para expressar uma assinatura credível e transparente perante os clientes, como também para os colaboradores se sentirem inseridos na filosofia da empresa.

 

 

 

 

Sala de Reuniões

 

Um ponto indispensável no ambiente empresarial, a sala de reuniões localiza-se no centro deste escritório, com o intuito de ser o foco das atenções com a máxima nitidez. A madeira em carvalho natural na mesa de reuniões traz um toque rústico e natural ao espaço, desprendendo-se dos visuais mais rígidos de um office comum. A pele dos estofos tenciona trazer sofisticação e alguma resistência, juntamente com o cadeirão no recanto da sala. Receber bem os clientes e parceiros, com um design de interiores adequado e original, é um elemento chave para o êxito do negócio e para a felicidade dos colaboradores no trabalho.

 

 

 

Área de Trabalho

 

Seguindo a mesma estética minimalista e natural do restante escritório, o layout e mobiliário deste espaço encontra-se prático e sem amplitude para distrações. De um prisma que supre as necessidades da empresa e dos seus funcionários, esta área dispõe de secretárias e cadeiras com uma ergonomia que asseguram a próspera execução do trabalho.

 

As réguas de iluminação vem dar essa especial atenção ao que está em curso e dessa forma seriam indispensáveis para o ambiente. Os puffs estofados em tecido inserem-se no espaço com a intenção de oferecer repousantes minutos de pausa.

 

 

 

Copa

 

A copa é o lugar onde impera as pausas mais descontraídas e cheias de boas energias. As diferentes camadas que o design deste interior apresenta tem como prioridade trazer um toque eclético, mantendo as cores institucionais espalhadas pelo mobiliário. O pormenor do recorte do teto iluminado dá um profundidade e grandiosidade ao espaço que se conclui com a mármore na parede, onde segue exatamente esta linha de pensamento. Os bancos bar em carvalho natural e palhinha transportam a funcionalidade para dentro deste ambiente de descompressão.

 

 

 

Zona Exterior

 

Numa tentativa de pausar o tempo, a zona exterior foi criada para dar um fôlego à agitação do dia-a-dia. Os tons neutros assumem o design e as peças aclamam relaxamento e descontração. Os instantes de convívio não são dispensados neste open office e o exterior permite produzir a sensação de que estamos envolvidos na natureza. Esse breve sentimento possibilita que os funcionários se desconectem das suas tarefas e interajam entre si, propiciando entusiasmantes relações entre colegas.