The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Dicas de Organização e Decoração de Cómodas

19 Setembro 2022

A cómoda é uma das peças de mobiliário mais importantes na definição do estilo do quarto. Contudo, em muitos casos, a parte de cima da cómoda transforma-se no lugar da bijuteria espalhada, dos livros e papéis do dia-a-dia, ou seja, no lugar de desarrumação.

 

Se isto descreve o estado da sua cómoda, então o seu quarto não é tão tranquilo, nem tão atraente como poderia ser. Estas dicas irão ajudá-lo a organizar e decorar a sua cómoda da melhor forma.

 

 

Gavetas vazias

 

O primeiro passo do processo de organização das cómodas é tirar tudo o que tem no fundo das gavetas, para saber o que tem e o que precisa de guardar. Esta é também uma boa altura para limpar o pó do interior das gavetas da sua cómoda, para as preparar para guardar a sua roupa limpa. Faça uma triagem das peças que tem e aquelas que quer dispensar. É crucial ter esta área organizada.

 

 

 

Organizar por categoria
 

O ideal para a organização das cómodas é fazer um inventário dos artigos que está a guardar. Coloque por gavetas um tipo específico de roupa, por exemplo, uma gaveta para t-shirts, uma para roupa interior e assim sucessivamente.

 

Divida as peças em categorias, tendo em conta as gavetas que tem disponíveis e ainda considerando a quantidade que caberá em cada gaveta. Dentro das categorias, pode ordenar os artigos por cor, tamanho, se assim desejar e se tiver espaço.

 

 

 

Não coloque tudo em cima da cómoda

 

Para manter um visual arrumado, não deixe na parte de cima da cómoda tudo aquilo que tem. Esta zona deve ser prática e livre de desarrumações.

 

Aborde a parte superior da cómoda mais como um local para decoração, do que armazenamento. É um bom espaço para guardar alguns acessórios ou frascos de perfume, desde que os exponha de uma forma elegante e organizada. Uma bandeja sofisticada para guardar artigos que usa regularmente, pode ser tanto decorativa como funcional.

 

 

 

Aposte nos elementos decorativos

 

Com todo este espaço organizado e arrumado, o próximo passo é apostar nos elementos decorativos, de uma forma planeada e pensada. Existem diversos elementos da qual pode optar para tornar este espaço ainda mais interessante e irreverente, nomeadamente:

 

 

  1. Espelho Ness – https://jotabarbosa.com/produto/espelho-ness/ 
  2. Dior by Christian Dior – https://jotabarbosa.com/produto/dior-by-christian-dior/
  3. Tabuleiro Goa – https://jotabarbosa.com/produto/tabuleiro-goa/

 

  1. Quadro Blur Series 1: https://jotabarbosa.com/produto/quadro-blur-series-1/
  2. Fragrância Inuit 500 ml: https://jotabarbosa.com/produto/fragancia-inuit-500-ml/
  3. Vela Capri Blue M: https://jotabarbosa.com/produto/vela-capri-blue-m/

 

 

Cómodas Jota Barbosa

 

Procura cómodas com bastante arrumação e toda a elegância? Na Jota Barbosa encontra uma seleção de cómodas em madeira ou lacado, de diversos estilos decorativos. Idealize a sua peça nos materiais e acabamentos, personalizando de acordo com as suas necessidades.

 

  1. Cómoda Ilha Sevilha: https://jotabarbosa.com/produto/comoda-ilha-sevilha/
  2. Cómoda Miami: https://jotabarbosa.com/produto/comoda-miami/
  3. Cómoda Elis: https://jotabarbosa.com/produto/comoda-elis/
  4. Cómoda Santorini: https://jotabarbosa.com/produto/comoda-santorini/

 

Método de Organização Marie Kondo

 

O método KonMari consiste numa filosofia que encoraja as pessoas a desprender-se dos artigos que já não assumem um propósito de felicidade à vida delas e a manter apenas aquelas que são significativas.

 

Um aspeto fascinante deste método é que este associa a organização da casa e o seu equilíbrio, a uma paz interior e à sensação de que tudo está alinhado.  Esta proposta pretende que haja um desapego real entre tudo aquilo que já não nos serve mais.

 

Se sente dificuldade em organizar as suas peças de roupa no seu armário siga algumas das dicas da personal organiser Marie Kondo.

 

Consulte o nosso artigo sobre Organização do Closet: https://jotabarbosa.com/blog/organizacao-do-closet/