The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Escolha a sua Mesa de Jantar Ideal

11 Julho 2022

A sala de jantar pode ser uma divisão de grande destaque na sua casa. Este é o espaço onde amigos e familiares se juntam para celebrar os melhores momentos e onde são servidas as melhores refeições e memórias. Independentemente da estação do ano, este é um ponto de encontro excelente e com esse propósito é importante investir em peças de mobiliário que façam juz a tudo aquilo que espera para este ambiente. 

 

Ao escolher a mesa de jantar ideal pense na utilidade que irá dar, qual o formato que é mais conveniente, bem como o material. O design desta peça será responsabilidade do seu gosto e personalidade. Damos aqui algumas dicas como posicionar e escolher uma mesa de jantar que seja a sua cara. Fique atento!

 

Formatos

 

Retangular

 

Sem sombra de dúvidas o formato mais comum, as mesas de jantar retangulares são normalmente a preferência pois conseguem acomodar um grande número de pessoas. O seu formato linear possibilita um amplo espaço para poder circular em torno da mesa. Considere que este formato de mesa pode ser demasiado grande para ambientes mais apertados, sendo uma opção mais interessante numa sala de jantar maior.

 

 

 

Quadrada

 

A forma desta mesa de jantar funciona perfeitamente numa sala de jantar quadrada, com um grupo menor de pessoas, entre 4 a 6. Em diversos casos, uma mesa de jantar quadrada adotará um visual elegante quando colocada numa divisão estreita e longa, uma vez que oferece uma sensação de proporção exata. Pode acompanhar com um tapete, vincando assim uma imagem harmoniosa e equilibrada.

 

No projeto Apartamentos Arouca, a equipa de design de interiores interligou a cozinha e zona de refeições com mesas de jantar quadradas, o que proporcionou um melhor aproveitamento do espaço.

 

 

 

 

Oval

 

As mesas de jantar ovais primam por uma singularidade curiosa: elas criam um interesse visual distinto pelos seus cantos arredondados, que despoletam uma ilusão de que ocupam menos espaço. As curvas ajudam a contrariar a tendência dos contornos lineares de uma sala, proporcionando intimidade e flexibilidade. Uma aposta certeira é utilizar esta peça para reunir um grupo grande de pessoas ao mesmo tempo num espaço mais pequeno, por exemplo.

 

 

Redonda

 

Este estilo de mesa de jantar é uma das melhores formas para agrupar todos os seus convidados num espaço mais pequeno. Esta característica permite que todos os presentes na mesa consigam conversar facilmente entre si, culminando numa atmosfera mais casual.

 

Pondere que esta figuração de mobiliário não é a melhor para grandes grupos. Uma mesa redonda grande significa que mesmo conseguindo ver toda a gente, estão simultaneamente  distantes. 

 

Extensível

 

Se uma mesa grande não é o que precisa de momento, mas gosta de providenciar bons momentos aos seus amigos, então uma mesa extensível é a solução perfeita. Meça o seu espaço e contabilize esta extensão para posicionar a sua peça de design da melhor forma possível.

 

 

 

Materiais

 

Embora não haja uma escolha certa ou errada, a seleção cuidada do material da sua mesa de jantar pode determinar se tem uma peça para a vida ou apenas para uns tempos. Há uma grande variedade de materiais com os quais poderá decidir e divertir-se, como a madeira, o metal, mármore ou cerâmica. O aconselhável é escolher primeiro os materiais que mais gosta e depois ir reduzindo a sua lista conforme eles vão sendo os mais indicados para o seu estilo de vida e gosto.

 

Madeira

 

Este material para além de produzir uma sensação de calor e personalidade, dispõe de um trunfo irrefutável, a sua resistência. Uma boa mesa de jantar pode durar a vida inteira se for corretamente estimada e no caso da madeira as expectativas são ainda maiores.

 

Tal como o estilo do design da mesa de jantar, os materiais devem ser escolhidos para complementar a decoração do ambiente e para servir as necessidades de quem lá mora. Os estilos rústicos têm um visual mais interessante com mobiliário em madeira, enquanto que os mais modernos contrastam com superfícies de vidro, mármore e ferro para conjugar uma estética com atitude. 

 

 

 

Vidro

 

Uma mesa de vidro é a opção perfeita caso tenha uma sala de jantar pequena. O tampo em vidro pode facilmente conjugar com qualquer base, podendo personalizar a sua peça da forma que lhe for mais conveniente. Este tipo de material permitirá que não se preocupe com danos como o calor, água ou manchas, sendo a sua higienização simples e fácil.

 

 

 

Mármore ou Cerâmico

 

O mármore ou cerâmico é outra opção para uma mesa de jantar estável e que irá funcionar bem, tanto num ambiente contemporâneo como tradicional. Preste atenção à proteção que terá na mesa, pois uma mancha pode danificar o tampo. Tenha também em conta a frequência com que se pode mover, o mármore não só é extremamente pesado, como também é dispendioso.  

 

Tal como a madeira, o mármore é também extremamente duradouro e, se for bem cuidado, resistirá facilmente à passagem do tempo. Os arranhões e os amassos podem por vezes ser vistos numa mesa de mármore mate. Para evitar quaisquer amolgadelas sugerimos que coloque um selante para garantir que a sua peça se mantenha bonita e resistente ao tempo.

 

 

 

 

Estilo

 

Para uma estética coesa em toda a casa, escolha uma mesa de jantar que combine com a restante decoração que já tem. Mesas com formas mais orgânicas, por exemplo, combinam bem com vários estilos modernos, dando um toque sofisticado. As mesas de jantar metálicas, com suportes expostos, configuram um encaixe perfeito em ambientes mais industriais.

 

Quando se trata de designs de mesas de jantar, a escolha é infinita. De clássicas a minimalistas e contemporâneas modernas, têm todo um mundo à sua espera. O design minimalista centra-se no princípio da simplicidade e amplitude, com maior foco na resistência e durabilidade.

 

As mesas de jantar modernas caracterizam-se por lados e cantos curvados, elegância e linhas sóbrias. O vidro e os metais concretizam este conceito no seu estado mais pleno. Num estilo mais clássico a intuição recai sobre as mesas de jantar totalmente em madeira.  

 

 

 

 

Medidas

 

O tamanho da mesa de jantar deve corresponder ao tamanho da sua sala para que a proporção se alinhe. Neste sentido é conveniente ter em mente algumas medidas chave para se sentir confortável sentado à mesa, e também para apreciar o seu momento de refeição da melhor forma. 

 

  • Uma cadeira de jantar deve ter uma área de assento de 40 x 50 centímetros e este assento deve ter 41 a 45 centímetros.
  • A mesa: o tampo da mesa deve distanciar 72 a 75 centímetros do chão. A distância entre a face inferior do tampo da mesa e o chão deve ser de pelo menos 63 centímetros, de modo a dar espaço para que sob ela se coloquem as pernas de um modo confortável.
  • Uma mesa redonda para 4-5 pessoas deve ter pelo menos 110 centímetros  de diâmetro, uma mesa para 6 pessoas deve ter um diâmetro mínimo de 120 centímetros e uma mesa para 8 pessoas deve ter um de 150 centímetros.
  • Quantas pessoas vão comer à mesa? Conte com uma área de 60 x 35 centímetros por pessoa, para que tenham espaço para o prato, os talheres e o copo.
  • Deixe uma distância mínima de 70 centímetros entre o conjunto formado pela mesa e as cadeiras de refeição e a parede ou outros móveis, para assim poder puxar a cadeira para trás e sentar-se sem problemas.

 

 

Mesas de Jantar Jota Barbosa

 

Na Jota Barbosa dispomos de todo o tipo de mesas de jantar, que vão ao encontro do que mencionamos em cima. Saiba qual pode ser a sua mesa de jantar de sonho!

 

Mesa de Jantar Coimbra

De influência nórdica, a mesa de jantar Coimbra reflete a beleza da simplicidade. Revestida a madeira de carvalho, com uma estrutura base em aço inoxidável, esta peça acomoda a sua família de uma forma como nunca viu. Elegante, funcional e delicada são as virtudes principais desta belíssima mesa de jantar.

 

Mesa de Jantar Elea

Ideal para quem procura funcionalidade e design inovador num só, a mesa de jantar Elea acomoda até seis pessoas, sendo perfeita para grandes espaços. Mesa de jantar personalizável, que lhe confere um toque de luxo à sua sala de jantar. Uma mesa robusta mas moderna.

 

Mesa de Jantar Olivia

Composta por um tampo redondo apoiado num pé central em madeira com formato exclusivo, a mesa de jantar Olivia será a peça de destaque no seu espaço interior. Graças ao design minimalista e materiais naturais, oferece funcionalidade e durabilidade. A escolha ideal para desfrutar de bons momentos em família.

 

Mesa de Jantar Faro

O design simples da mesa de jantar Faro, é enriquecido pelos pequenos pormenores da base que lhe proporcionam um toque subtil de elegância e luxo. A peça ideal para desfrutar de momentos em família em qualquer tipo de sala de jantar, seja clássica, moderna ou simples.