The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

O Quarto de Sonho

01 Julho 2022

Num ambiente onde sonhar passa por nos inspirar-nos com tudo aquilo que vemos ao nosso redor, o quarto deve transpirar a sua essência, gosto pessoal e acima de tudo, deve ser o lugar a que pode chamar de refúgio. Um espaço organizado e bem estruturado melhora o seu estado de espírito, principalmente quando precisa descansar, para começar um novo dia da melhor forma.

 

Encontrar a paz que necessita pode estar na combinação da cor da parede, no layout do espaço, na escolha do mobiliário certo é ainda na iluminação que faz transcender o design. Para o ajudar a criar o seu quarto de sonho, saiba tudo aquilo que deve considerar e privilegiar neste ambiente de paz.

 

 

Cor das paredes

 

A cor desempenha um papel essencial na criação de uma atmosfera distinta em qualquer espaço, mas particularmente no quarto tem um impacto ainda maior. Finalizar o esquema de cores deve ser um dos primeiros passos a tomar na criação do seu cantinho de sonho. 

 

Esta escolha deverá assegurar que traz mais luz natural para o espaço, e que a sua paleta de cores promove um propício descanso e relaxamento. Priorize os tons suaves que repousam em tons monocromáticos. Tonalidades leves de azul, verde ou lavanda são cores ideais pois transmitem calma e serenidade, ajudando-o a definir uma aura de aconchegante.

 

Se dispõe de um quarto pequeno, o melhor é seguir os tons neutros para criar a ilusão de um ambiente mais arejado. Caso esteja a decorar um quarto principal que receba bastante luz natural tem a flexibilidade de experimentar cores mais escuras para criar algum contraste. Todas estas decisões irão depender do seu estilo, do mobiliário existente, bem como do tamanho do seu espaço.

 

 

 

 

 

Disposição

 

Como em qualquer design de interiores, o planeamento da disposição do quarto é fundamental para que consiga alcançar a harmonia.  Decidir qual a disposição do mobiliário que faz mais sentido é um passo vital na concepção do seu quarto de sonho. 

 

Comece com a posição da cama, organizando as restantes peças em seu torno. O melhor é posicionar a sua cama longitudinalmente num quarto rectangular, enquanto que em quartos maiores poderá desfrutar da sua criatividade, colocando a cama no centro do quarto. Ao desenhar o layout de um quarto pequeno, por exemplo, considere mover a cama para um canto de modo a otimizar o espaço.

 

 

 

Cama ideal

 

A seleção da cama ideal não se resume a comprar uma estrutura com um visual interessante e nada mais. Esta deverá ser uma peça que se adapte às suas necessidades, sejam elas a falta de arrumação ou até mesmo a vontade de um conforto único.

 

A cama é a peça de mobiliário com maior relevância no quarto e muitas vezes é ela que dita o seu estilo decorativo. Se for da sua preferência um visual simplificado e minimalista, opte por uma armação em madeira simples. Se a sua intenção é acrescentar uma sensação de luxo ou pincelar com um toque de cor, uma cama com uma cabeceira estofada e almofadada será a melhor opção.

 

Os elementos que compõem esta peça são de igual forma importantes para que haja um resultado final surpreendente. Nunca subestime a diferença que o colchão, almofada, edredão farão no design do seu quarto de sonho. Podem transformar o bem-estar sentido, acabar com as dores de costas, aliviar alergias, melhorar a qualidade de sono e sucessivamente a forma como se sente no espaço.

 

Se precisa de ajudar para escolher a sua cama de sonho leia o nosso artigo Dicas para ter uma cama perfeita.

 

 

 

Mesas de Cabeceira

 

Uma das primeiras considerações a ter ao escolher a mesa de cabeceira perfeita para o seu quarto de sonho é a sua altura em proporção à cama. Esta deverá ser nivelada com o seu colchão ou ter apenas mais 5-10 cm de altura do recomendado. Desta forma torna-se mais fácil alcançar algo ao nível onde se encontra. 

 

Se gosta de ter os seus pertences por perto durante a noite, as mesas de cabeceira funcionais são um must-have. Estas são peças que servem para organizar o seu quarto de uma forma simples e elegante. 

 

 

Banquetas

 

Uma peça de uma sofisticação belíssima, a banqueta assume uma simplicidade que transforma o visual de uma casa de diversas formas. As opções são extensas e cada uma é concebida para servir um propósito específico. 

 

banquetas que são desenhadas para servirem como assentos como outros se tornam simples camas de repouso. Esta peça pode ser integrada facilmente em ambientes de diferentes atmosferas, desde o hall de entrada até ao quarto.

 

 

 

Tapetes

 

Os tapetes, de um modo muito prático, acrescentam personalidade e cor ao seu quarto de sonho. A colocação adequada dos tapetes é fundamental para proporcionar um toque de conforto, em conjugação com um requinte ímpar.

 

Algo a considerar antes de comprar um tapete é o seu tamanho. Se tiver um quarto grande ou áreas mais largas dos lados da cama, talvez possa adquirir um tapete maior, que sirva de base, mas vale a pena ter em mente a regra dos terços e que, regra geral, os tapetes devem ser proporcionais à largura da cama. Em quartos mais pequenos não se costuma ter tanto em conta as medidas da cama – e sim, sobretudo, a área do quarto e a mobília em geral – quando se procura um tapete com proporções harmoniosas. 

 

 

 

Iluminação

 

Providenciar uma harmonia no quarto é importante para uma boa noite de descanso e com esse princípio a iluminação em tons quentes é propícia para criar o ambiente certo. Quer se trate de um candelabro, luz de parede ou candeeiro de mesa, garanta que mistura diferentes níveis de iluminação para originar atmosferas versáteis e polivalentes.

 

A maior parte do tempo que passa no quarto é durante o momento do dia mais escuro, por isso é importante que a iluminação esteja localizada em pontos estratégicos para realçar e valorizar a sua decoração. Ao optar por tipos de iluminação, pense nas diferentes áreas que quer fazer sobressair no seu quarto de sonho. Uma luz na mesa de cabeceira para ler, uma luz de teto para ampliar todo o quarto, e alguns pontos de luz para dar um apontamento de brilho e elegância.