A seleção de tecidos é uma das escolhas mais importantes que terá de fazer no seu design de interiores. Com tantas opções disponíveis, a sua decisão pode tornar-se desafiante. A cor e o padrão são elementos fundamentais, mas mesmo antes de chegar a essa temática é necessário escolher o tipo de tecido certo para o seu mobiliário e o mais adequado ao seu estilo de vida.
Impulsionados pela criatividade dos consumidores e dos profissionais da área de design de interiores, o tecido tem vindo a agregar uma importância cada vez maior na decoração pela sua versatilidade e capacidade de proporcionar um conforto único.
Conheça agora os diversos tipos de tecido que pode escolher e a melhor forma de o preservar por mais tempo possível, mantendo-os intactos com o passar do tempo.
Linho
O linho é uma fibra natural extremamente forte sendo igualmente suave, macio e naturalmente polido. O linho resiste naturalmente à sujidade, mas pode enrugar-se facilmente, tornando-o mais adequado para espaços mais casuais do que formais. É frequentemente misturado com algodão para uma maior elasticidade. Este tipo de tecido é recomendado para quem é alérgico, uma vez que possui propriedades antialergénicas.
Suede
Muito usado na decoração de interiores, como sofás e almofadas, o tecido suede compadece de um exterior macio, com uma elevada resistência à fricção, manchas e danos causados pela passagem do tempo. Este tecido é ideal para o revestimento de forros de sofás, poltronas e almofadas, de uso regular, sendo a preferência de fabricantes e clientes.
Destacando todos os benefícios do tecido suede é de realçar que este material é uma das melhores opções, caso tenha animais de estimação. A sua simples manutenção evita que as suas peças fiquem danificadas ao longo do tempo.
Algodão
O algodão é um material macio e de grande durabilidade, mas também susceptível de enrugar-se e sujar-se facilmente. A sua superfície é altamente confortável, leve, suave e macia ao toque, sendo um tecido duradouro mesmo com muitas lavagens. Normalmente, este tecido mistura-se com outros materiais, não encontrando-se 100% na sua forma natural. As misturas de algodão de melhor qualidade geralmente contém cerca de 45% a 60% de algodão.
Pele
Seja pele sintética ou natural este é um material de luxo, de fácil limpeza e manutenção. A durabilidade contrasta com a suavidade da textura. Uma das grandes vantagens é a adaptação à temperatura, tanto no verão como no inverno. Recomenda-se que a mantenha longe da luz solar direta ou de qualquer outra fonte de calor. Este é um tecido hipoalergénico, perfeito para famílias com crianças.
Veludo
O veludo é um material que pode ser feito de algodão, seda, ou poliéster. Contudo, os veludos de poliéster são mais duradouros do que os seus homólogos de fibra natural. Embora comparativamente mais difícil de limpar, o veludo destaca-se pelo seu conforto, textura e opções de cores que denotam uma riqueza e glamour natural.
Microfibra
Um tecido de poliéster em malha, a microfibra é mais macia do que o camurça e muito mais fácil de limpar. É feito de fibras sintéticas tecidas de forma hermética, que proporcionam durabilidade e resistência à humidade, mantendo as qualidades estéticas do camurça.
Texturizado
No que diz respeito a resistência, elasticidade e qualidade, o poliéster texturizado tem um grande destaque. A sua composição é feita a partir de um conjunto de filamentos contínuos, que são texturizados através de um sistema mecânico e em seguida aquecidos, chegando assim ao resultado final.
Este processo garante diversos benefícios à fibra, fazendo com que ela seja realmente muito procurada pela maioria das pessoas que desejam uma fibra sintética.
Bouclé
No design de interiores, o tecido bouclé é normalmente aplicado no estofo de mobiliário. Este material multifuncional, tendo uma grande variedade de utilizações na decoração da sua casa. A sua textura suave é uma excelente escolha para sofás e cadeiras. Aliando a estes benefícios, o bouclé combina especialmente bem com peças de mobiliário de contornos curvos, já que as curvas suaves complementam o tecido macio.
Na Jota Barbosa, o tecido bouclé já marcou presença em diversos projetos, nomeadamente o Projeto Marques da Silva, de linhas minimalistas e elegantes. Dê uma vista de olhos ao nosso site e fique a par dos nossos incríveis projetos.
Considerações especiais
Existem alguns fatores que deve considerar antes de fazer uma seleção de tecidos para os estofos do seu mobiliário. Estes estão relacionados com o ambiente no qual irá colocar o seu sofá, se o seu quarto apanha muito sol ou há alguma humidade. Se existem animais de estimação que partilhem o mesmo espaço ou se sofre de algum tipo de alergia.
Resistência ao desvanecimento: Este factor é importante se for colocado num quarto que receba muita luz solar ou perto de uma janela.
Resistência ao míldio: Procure tecidos resistentes ao míldio (ácaros que atuam em ambientes mais húmidos) se viver num clima húmido.
Alergias: Considere tecido como a microfibra para certas alergias, porque não tem pêlo e não atrai pó.
Animais de estimação: Se tiver animais de estimação, evite usar tecidos delicados como a seda ou qualquer tecido com muita textura. Em vez disso, selecione estofos que lhe permitam uma facilitada manutenção.
Hotelaria: Neste tipo de espaços todos os tecidos devem ter a caracteristicas “Fire Retardant” por questões de segurança. Espaços de convívio seja em casa, local de trabalho ou loja é importante escolher “Water Repelient” e “Stain Resistant”.
Processo de Impermeabilização
A impermeabilização é uma espécie de resina aplicada no tecido que cria uma barreira entre as fibras e a superfície. Ao aplicar um impermeabilizante, passa a existir uma película impermeável que protege o tecido de eventualidades inesperadas. Este processo é muito comum para garantir a conservação e aumentar a durabilidade de móveis, como sofá, e de roupas, cortinas e tapetes.
A aplicação de produtos específicos em determinados tecidos cria uma barreira de proteção que impede que líquidos entrem na superfície e que danifiquem, nomeadamente, espumas e madeiras.
Para realizar a impermeabilização de tecido é necessário aplicar um impermeabilizante em toda a superfície, com objetivo de fechar os poros, impedindo a penetração de líquidos e o acúmulo de poeira, ácaros e fungos. Além disso, esse método evita o aparecimento de manchas, conserva o tecido e diminui os danos na estrutura dos móveis.
A impermeabilização também preserva a beleza das peças, prolonga a durabilidade e evita a formação de manchas, que podem acelerar o processo de envelhecimento.
Na Jota Barbosa Interiors queremos proporcionar aos nossos clientes a melhor qualidade nos produtos, evocando a qualidade e beleza de cada peça e para tal detemos este serviço extra em todo o tipo de estofo que produzimos. Tem sempre a possibilidade de visitar o nosso website e consultar todo o tipo de tecidos e acabamentos dos nossos produtos.