The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Design Biofílico | A Natureza com o Mundo Moderno

05 Junho 2023

O termo “Biofilia” tem origem grega, onde bios significa “vida” e philia “amor”, conjugando numa proposição de “amor à vida” e é exatamente isso que espelha o design. Esta é uma abordagem que procura interligar o homem à natureza numa conexão profunda. Uma forma de integrar o mundo natural ao mundo moderno, criando ambientes mais saudáveis e equilibrados.

 

Nos interiores, o design biofílico consiste na criação de ambientes que integram equilibradamente a natureza, sendo os espaços elaborados tendo como base a sustentabilidade. A harmonia está no descanso e alegrias que se pretende trazer às pessoas. Saiba como poderá aplicar esta estética à sua casa, tornando as esferas mal leves, mais calmas e visualmente prazerosas.

 

 

Vista para a Natureza

 

 

A paisagem natural traz uma sensação de calma e relaxamento aos interiores, e dessa forma, se possível, crie vistas para áreas verdes, parques, jardins ou corpos d’água, incluindo vasos de plantas, jardins verticais nas paredes. Esta mancha natural intercalada com os restantes elementos trará a presença da natureza para os ambientes.

 

Com os avanços da tecnologia e com a criação de um universo industrial, as pessoas estão cada vez mais distantes do contacto com o meio ambiente. Para solucionar esta questão, os arquitetos têm cada vez mais adicionado janelas nas áreas maiores e portas de correr que dão acesso a áreas externas, de forma a promoverem uma troca mais orgânica e saudável.

 

 

 

Uma iluminação transcendente

 

 

A iluminação natural é um elemento que contribui para um bem-estar geral. Procure maximizar a entrada de luz natural num espaço, usando janelas amplas e clarabóias. Isso ajuda a criar uma conexão com o mundo exterior e proporciona uma sensação de bem-estar. Os candeeiros com iluminação de baixa intensidade são perfeitos para concretizarem uma atmosfera noturna mais aconchegante e tranquila.

 

 

A pureza dos materiais

 

 

Deste leque de elementos que compõem o design biofílico, não podemos nos esquecer de um dos mais importantes, os materiais naturais. Neste design as atenções são voltadas para a madeira, a pedra e a água, na decoração do espaço. As peças de mobiliário, nomeadamente, cadeiras, mesas de jantar e de centro, móveis de apoio, são complementos essenciais neste estilo de design, uma vez que reúnem o que de melhor o exterior nos oferece. Eles trazem texturas e sensações táteis que nos conectam à natureza, desconectando da agitação da rotina.

 

 

Tonalidades Repousantes

 


Em relação às tonalidades, redirecione o seu gosto e olhar para uma paleta de cores inspirada na natureza, como tons terrosos, verdes suaves e azuis repousantes. Essas cores transmitem uma sensação de calma e serenidade.


Nos tons terrosos utilize cores como castanhos, bege, creme. Nos verdes suaves temos o verde musgo, o verde-oliva ou verde-água. Essas tonalidades são reminiscentes de folhagens e plantas, trazendo frescor e vitalidade para o ambiente. Por último, temos os azuis repousantes como o azul-pálido, o azul-céu ou azul-acinzentado. Essas cores evocam o céu e a água, criando uma atmosfera serena e relaxante.

 

 

 

Tendências de Design de Interiores 2023

 


Na decoração, o design biofílico continuará a fazer parte das tendências de decoração para 2023 e com ainda mais força. As plantas, os padrões florais e cores alusivas influenciam a forma como vemos o design de interiores. O investimento irá passar por tecidos como o algodão, veludo e lã e materiais como a cerâmica crua e até mesmo a pedra, que será o material de destaque de 2023. 

 

Reveja as tendências de decoração para este ano e adapte o seu lifestyle à atualidade!