The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Tendências de Design de Interiores 2023

02 Janeiro 2023

Um novo ano se aproxima e vemos chegar aquelas que são as tendências de design de interiores para 2023.  O que se pode esperar? Bem, a cor irá criar atmosferas de entusiasmo com verdadeiros salpicos de natureza, a prioridade será o seu bem-estar e conforto, o passado irá retornar com semblantes que convocam pura sofisticação, as curvas e os materiais naturais irão contornar as peças de mobiliário, juntamente com a iluminação que irá realçar as linhas mais delicadas e proporcionar autênticos momentos de prazer. 

 

Curioso para saber como poderá incluir as tendências do design de interiores de 2023 na sua casa? Fique connosco e descubra o melhor que a decoração terá para lhe oferecer no próximo ano.

 

 

Tendência 1  | A cor do ano

 

A cor tendência do ano, segundo a Pantone, é o Viva Magenta 18-1750. Uma tonalidade vibrante e que marca com requinte a sua posição e o seu realce, enraizada na natureza e onde expressa um novo sinal de força após tempos difíceis.

 

“Escolhemos esta cor porque sentimos que é um tom não convencional para uma época não convencional, algo que nos poderia presentear com uma nova visão. É uma cor vibrante, enérgica e vigorante, que demonstra um novo sinal de força que todos precisamos para um futuro mais otimista.”

 

Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.

 

Esta cor será vista como plano de fundo da sua decoração, através de uma pintura monocromática na sua parede. Será o verdadeiro destaque do ambiente. Por outro lado, poderemos ver esta cor em pequenos detalhes que normalmente já compõem a sua decoração, nomeadamente almofadas, quadros e tapetes, onde recai muito bem esta intensa cor.

 

 

 

 

Tendência 2 | Acima de tudo o bem-estar

 

O bem-estar tem sido uma premissa no design das nossas casas nos últimos anos e será uma das tendências deste ano. Ambientes orientados para o privilégio do descanso, do conforto e praticidade tem um impacto imediato no estilo de vida da nossa casa e nesse sentido, para 2023, vamos poder ver a inovação a fomentar espaços que promovam um dia-a-dia tranquilo e saudável. A disposição faz toda a diferença num interior, pois o movimento de fluxo livre é essencial para proporcionar áreas harmoniosas que nos possibilitem usufruir delas da melhor forma possível.

 

As tendências de layout de interiores para 2023 serão intensamente influenciadas pelo Oriente. Feng Shui, Wabi-Sabi e Japandi serão conceitos que irão conduzir o layout dos design de interiores.

 

 

Tendência 3 | Arquitetura clássica e renascentista

 

 

A simbologia de um passado e as referências à arquitetura clássica e renascentista prevêem-se chegar às tendências das nossas casas em 2023. Os designs inspirados no património e na história é algo que acontece normalmente dentro do mundo do design, mas este ano veremos a influência do estilo grego-clássico, através das colunas, arcos até mesmo vasos pintados à mão.

 

Os nichos e a alcovas serão fortes tendências durante o próximo ano, para exaltarem uma decoração ainda mais bonita, bem como para se tornarem recantos de função. Ajudam a otimização de espaço, bem como acrescentam um apelo visual impressionante. Há uma nostalgia que vem com o olhar para o passado e esse sentimento irá prevalecer em 2023.

 

 

 

Tendência 4  | Personalidade das cores

 

 

No próximo ano, mais do que nunca, veremos que os nossos interiores serão cada vez mais reconhecidos como uma extensão da nossa personalidade e identidade e os espaços irão ser um reflexo disso. Para as tendências de design em 2023, vemos a aposta nas cores primárias em detalhes e acessórios por toda a casa. As tendências de cor irão tocar em sentimentos como a nostalgia, partilhando um ar pitoresco nas atmosferas.

 

Há um regresso aos espaços sofisticados, mas descontraídos, com bastante textura e em cores quentes e suaves.  Esta diretriz surge do desejo de viver autenticamente e sermos intencionais em relação às nossas escolhas, simplicidade, intemporalidade, conexão e beleza. Este será novamente um ano de uma estética que realça os têxteis e o artesanato de alta qualidade.

 

As cores são autênticos toques de alegria e este ano serão também uma tranquilidade subentendida. A cor lavanda será uma das protagonistas. Um tom de roxo pastel bastante suave que convoca a calma aos espaços e a sua propriedade relaxante será bastante apreciada. O verde salva e o azul claro irão estar presentes também nas paredes dos nossos interiores.

 

 

 

Tendência 5 | Silhuetas Curvadas

 

Durante os últimos dois anos podemos assistir à presença das curvas tomar conta dos nossos interiores. Seja em sofás, cadeiras ou até mesmo mesas de centro, a pouco e pouco as formas orgânicas vão assumindo uma posição ainda mais segura, sendo uma das tendências mais relevantes deste ano. Dando prioridade ao conforto, iremos ver que as peças curvas irão mais além de um maravilhoso conforto, mas sim irão apresentar-se como verdadeiras obras de arte. 

 

Mobiliário com silhuetas arredondadas, tapetes circulares, sofás de formas orgânicas e cadeiras curvilíneas terão de fazer parte das suas escolhas para 2023, conforme as tendências.

 

Tendência 6  |  Art Déco

 

Reviver e revisitar estilos marcantes do passado será uma tendência do design de interiores para 2023. Os interiores começam a afastar-se um pouco do total minimalismo e incorporam estilos mais decorativos e ornamentados, como é o caso do design de Art Déco. Não iremos ver grandes exageros, mas eles começam a ascender em pequenos detalhes. As cores serão mais reluzentes e vivas e os padrões geométricos e simétricos renascem com uma assinatura mais moderna.

 

 

 

 

Tendência 7 | Sustentabilidade e Materiais Naturais

 

Com a consciência e a sustentabilidade na vanguarda, é nos sugerido para o próximo ano continuarmos a fazer escolhas que não considerem só a estética, mas também a saúde da mente e do planeta. As tendências que temos vindo a acompanhar no mundo do design projetam-se para uma maior estabilidade e ligação com tudo aquilo que é natural. 

 

As conceções direcionam-se para mobiliário produzido com materiais sustentáveis e com um ciclo de vida mais longo. A cortiça e o alumínio serão uma surpresa nos nossos interiores em 2023, pela sua elegante aparição estética bem como ecológica. 

 

As pessoas procuram conectar-se cada vez mais com a natureza e isso tem inspirado a utilização de  materiais como a madeira, o mármore e a palhinha, sendo absorvidos pelos nossos ambientes e incorporados com um rasgo de modernidade e estilo. Prevê-se que o mármore seja um material admirado em 2023, devido ao seu visual orgânico e elegante, à paleta de cores naturais e uma robustez confortável. Sendo uma pedra natural, cada peça será inteiramente exclusiva e a sua própria natureza traz-nos a segurança física de que temos uma peça de alta qualidade. 

 

Na decoração, o design biofílico continuará a fazer parte das tendências e com ainda mais força. As plantas, os padrões florais e cores alusivas irão influenciar a forma como vê o seu design de interiores. O investimento irá passar por tecidos como o algodão, veludo e lã e materiais como a cerâmica crua e até mesmo a pedra, que será o material de destaque de 2023. 

 

 

 

Tendência 8  | Iluminação em camadas

 

Como já sabemos, a iluminação é um elemento fundamental no design de uma casa e está comprovado que tem impacto na forma como vive o seu dia-a-dia e como o layout do espaço se pode transformar de um momento para o outro. Durante o próximo ano, a iluminação será potencializada através de camadas, ou seja, iremos ver uma iluminação sobre camadas, onde inclui diferentes materiais, formas e cores que completam silhuetas muito interessantes.

 

Este tipo de iluminação que agrupa diferentes tipos de iluminação, direta e indireta, de teto, pé ou de mesa permite que os espaços tenham diferentes dinâmicas e zonas com propósitos distintos. Um jogo sublime de requinte e bem-estar que eleva as tendências do design para estratosferas de sofisticação.