The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Dicas para Escolher o Sofá Perfeito

27 Fevereiro 2023

O refúgio dos finais de dia, a companhia dos serões acompanhados, a certeza de um descanso tranquilo, o sofá é certamente uma das peças mais importantes da sala de estar. Essa relevância é atribuída por tudo aquilo que esta peça impacta na rotina diária de cada um e escolher o sofá perfeito torna-se a procura mais aliciante do nosso design de interiores.

 

Com a consciência do seu propósito desta peça no seu lifestyle, considerando fatores como tamanho, material e ainda suavidade e firmeza, ambicione um um sofá que lhe proporcione segurança, longevidade e resistência numa funcional flexibilidade. Toda a ajuda torna-se preciosa quando falamos em escolher o sofá perfeito e hoje viemos mostrar-lhe como a sua seleção não deixa margem para dúvidas.

 

 

 

Dica 1 | Propósito

 

 

Defina qual será o propósito que terá o sofá no estilo de vida que pratica. 

 

 

Se esta for uma peça bastante utilizada em diversos momentos do seu dia-a-dia, então considere um sofá flexível, confortável e versátil, com tonalidades e materiais mais neutros e que não se estraguem com facilidade.

 

Se for somente uma peça para receber os seus convidados com pompa e circunstância, talvez um sofá mais vistoso e elaborado será a escolha ideal para os impressionar.

 

Se a sua casa tiver crianças ou animais, elementos como a resistência e durabilidade são fatores a ponderar na sua decisão, para que o sofá não se transforme numa peça danificada e sem vida.

 

 

 

 

 

Dica 2 | Tamanho

 

 

Meça o espaço onde quer colocar o seu sofá e as passagens para as divisões.

 

 

O tamanho é uma das considerações cruciais na escolha do sofá perfeito. Por muitos pontos positivos que possa ter a sua escolha, se não se enquadrar nas dimensões do espaço não lhe trará grande utilidade. 

 

Um sofá não deve ter mais do que ⅔ do comprimento da parede diante da qual está posicionado.  Para ter uma passagem desafogada entre o sofá e as restantes peças do espaço deixe no mínimo 50/60 centímetros. O indicado é ter pelo menos 60 centímetros de largura por cada lugar sentado.

 

Ao optar por um modelo de sofá reflita sobre a perceção que esta peça irá causar no ambiente. Um sofá demasiado grande irá ocupar visualmente mais o espaço e terá de abdicar de outras peças, como mesas de apoio ou puffs para dar destaque ao seu sofá perfeito. 

 

Se tem um espaço mais pequeno, um sofá mais compacto e com arrumação fará mais sentido para equilibrar com o restante mobiliário do espaço.

 

 

 

Dica 3 | Material

 

 

O material do seu sofá deverá ajustar-se ao propósito que inicialmente predefiniu.

 

 

Vamos agora encontrar-nos com o ponto acima mencionado, o propósito. O material do seu sofá deverá ajustar-se ao propósito que inicialmente predefiniu para que as surpresas menos boas não aconteçam. Atualmente existem diversas opções de materiais resistentes e de uma durabilidade interessante, fáceis e simples de manutenção e limpeza. 

 

Se a sua casa tiver crianças ou animais, os tecidos deverão ser impermeabilizados para garantir que não se estragam. A pele é uma escolha clássica de uma elegância intemporal, contudo evite colocar esta peça perto de fontes de calor pois poderá danificar. 

 

 

 

Materiais e Acabamentos Jota Barbosa Interiors

 

Encontre na Jota Barbosa todos os tecidos, acabamentos e outros materiais para realizar o seu mobiliário personalizado de sonho. Com a equipa de produto da Jota Barbosa irá certamente desenhar a sua peça de mobiliário, com o conforto, qualidade e design que merece.

 

 

 

 

Dica 4 | Firmeza e Suavidade

 

 

A génese de conforto de um sofá encontra-se na firmeza e suavidade das espumas que preenchem o sofá.

 

 

As espumas podem ser de alta ou baixa densidade e cumprem propósitos distintos no sofá. A espuma de baixa densidade é ligeiramente mais maleável e suave, mas com uma margem de desgaste maior ao longo do tempo. 

 

Se pretende dar bastante uso ao seu sofá, deve apostar numa espuma de alta densidade pela sua durabilidade e estabilidade que providencia ao seu sofá perfeito, contudo a junção das duas pode ser a resolução de um sofá perfeito. 

 

 

 

 

Tipos de Sofás

 

 

Reclinável

 

 

 

Com chaise-Longue

 

 

 

Fixo

 

 

 

Modular

 

 

 

Complementos ao Sofá

 

O sofá perfeito não se trata efetivamente apenas de uma peça de mobiliário, mas sim a representação de todo um momento prazeroso de descanso, e com isto, podemos assumir que há peças chaves que pode adicionar e ter por perto do seu sofá. Uma mesa de apoio, uma mesa de centro ou até mesmo um puff são um must-have na sua decoração da sala de estar.

 

Mesas de Apoio 

Na Jota Barbosa pode encontrar uma seleção de peças modernas, luxuosas e elegantes para colocar ao lado do seu sofá ou cadeirão. Crie um ambiente decorativo único, ao personalizar a sua mesa no material e acabamentos.

 

 

 

 

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-apoio-louise/

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-apoio-her-2/

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-apoio-drum-4/

 

 

Mesas de Centro 

Com as mesas de centro da Jota Barbosa consegue entregar um toque de personalidade e requinte à sua sala de estar. Artigos que pode personalizar no material e acabamentos tornando a peça versátil e mais exclusiva. 

 

 

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-centro-casablanca/

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-centro-his-2/

https://jotabarbosa.com/produto/mesa-de-centro-miami/

 

 

Puffs

Um auxílio à funcionalidade de qualquer sala de estar, os puffs são mais do que peças decorativas. Pode optar por um puff individual, repousa-pés ou assento extra para os seus convidados. 

 

 

 

 

https://jotabarbosa.com/produto/puff-her-3/

https://jotabarbosa.com/produto/puff-elis/

https://jotabarbosa.com/produto/puff-sublime/

 

 

Como Escolher o Sofá Ideal para a sua Casa

 

Quer saber mais sobre este tema? Leia o nosso artigo sobre o sofá ideal no nosso blog. 

 

https://jotabarbosa.com/blog/como-escolher-o-sofa-ideal-para-a-sua-casa/