The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

5 Erros na Decoração da Casa

06 Março 2023

A vontade de querermos decorar a nossa casa totalmente ao nosso gosto transforma esse desejo numa grande responsabilidade. Muitos lugares por onde começar, entusiasmante elementos para considerar e posicionar nos nossos ambientes, este torna-se um momento de uma sensacional dissonância entre a ansiedade de querer tudo para ontem e o receio de não saber onde colocar cada peça no seu lugar.

 

Hoje vamos tratar de lhe mostrar quais os erros de decoração que não deve cometer quando idealizar a decoração da sua casa. Iremos apresentar as melhores formas de potencializar a decoração que já tem e pensar na próxima que irá adquirir.

 

 

1 |  Pense antes de agir

 

Decorar sem um plano é como construir uma casa sem um projeto. O design de interiores deve ser pensado ao detalhe para que se sinta verdadeiramente em casa quando assim o estiver. 

Realize um plano para cada divisão de quais peças pretende incluir, nomeadamente mobiliário, cores, cortinas, tecnologia etc. 

 

Os moodboards são excelentes ferramentas para ter uma perceção aproximada de como todos os elementos conjugam entre si e os contornos da sua decoração.

 

 

 

 

2 |  A paleta de cores 

 

A seleção de cores é uma das primeiras etapas da decoração da casa, até mesmo para conseguir projetar o restante design. Uma boa composição de cores pode por si só fazer os seus interiores arrasarem sem muito mais. Os tons neutros estão associados ao requinte e a um sentimento mais tranquilo. Os pops de cor vem para dar intensidades aos apontamentos que escolher, como almofadas, decorações ou até mesmo uma peça de mobiliário numa cor mais chamativa. 

 

Evite misturar tonalidades muito impactantes no mesmo espaço. Isso fará com que sinta o seu ambiente mais confuso e desorganizado.

 

 

 

3 | A posição e escolha do mobiliário

 

Outro erro comum na decoração da casa é o posicionamento do mobiliário. Muitas pessoas tendem a encostar os móveis nas paredes, criando um ambiente frio e impessoal. Pode não parecer, mas flutuar peças ao longo das paredes, nomeadamente, sofás e cadeirões, dar-lhe-à a ilusão de um espaço maior, mas não necessariamente aconchegante e prático.  É importante criar um espaço de convivência e permitir a circulação das pessoas no ambiente. 

 

Organize o mobiliário de forma estratégica, criando áreas de convivência e deixando espaço suficiente para a circulação.

 

A escolha de mobiliário todo igual é um grande erro que pode fazer na decoração da sua casa. Muitas pessoas tendem a escolher um conjunto de móveis e acessórios que combinem entre si, criando um ambiente monótono e sem personalidade. A coordenação de alguns apontamentos é relevante para a simetria dos próprios espaços e aí as peças iguais como mesas de cabeceira ou cadeiras de jantar cumprem lindamente esse propósito. Contudo não se esqueça que parte da natureza dos interiores sofisticados é encontrada na envolvência de distintos materiais e texturas.

 

É importante investir em peças diferentes e personalizadas, que o retratem com atitude e nesse sentido não tenha medo de deixar a sua marca espalhada pelos ambientes. 

 

 

 

 

4 |  Luz para os nossos olhos

 

A iluminação é uma calibragem crucial da decoração de uma casa. O principal objetivo deve começar por ter uma iluminação que valorize o ambiente e transmita uma sensação de conforto e aconchego. 

 

Para isso, é preciso investir em iluminação natural, candeeiros de teto, mesa ou de pé  e que criem pontos de luz que realcem a beleza do ambiente. 

 

Além de seu papel funcional, a iluminação também pode influenciar significativamente a saúde e o bem-estar das pessoas. A iluminação natural, por exemplo, é importante para a regulação do sono, humor e saúde em geral. A exposição à luz natural também pode melhorar o desempenho cognitivo e a produtividade. Já a iluminação artificial pode ser usada para criar ambientes mais acolhedores e confortáveis, o que pode melhorar o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

 

 

 

5 | Quadros fora do lugar 

 

Os quadros são elementos versáteis que podem adicionar personalidade, estilo e beleza a qualquer espaço. No entanto, a posição e organização dos quadros na decoração é uma tarefa que requer atenção e cuidado para garantir que eles sejam exibidos da melhor forma possível.

 

Ao escolher a posição dos quadros, é importante considerar o nível dos olhos como referência.

 

Os quadros devem estar posicionados ao nível dos olhos para que possam ser facilmente apreciados e admirados. É importante encontrar um ponto de referência que agrade um móvel ou uma área da parede que chame a atenção.

 

A organização dos quadros também é uma questão importante a ser considerada. Os quadros podem ser organizados de diversas formas, desde uma disposição em linha reta até uma parede inteira com vários quadros de diferentes tamanhos e formas. No entanto, é importante que a organização escolhida seja coerente com a estética e estilo do espaço, para que não pareça desorganizado ou caótico.

 

 

Design de Interiores

 

 

A Jota Barbosa Interiors está direcionada para a execução de projetos de arquitetura e design de interiores, com atmosferas elegantes e luxuosas. Crie o ambiente com que sempre sonhou acompanhado por uma equipa profissional e experiente.

 

Vantagens do Serviço Design de Interiores

 

– Capacidade de se adaptar ao seu estilo de vida e necessidades.

– Adaptação do projeto a qualquer budget ou orçamento estipulado.

– Desenvolvimento de espaços organizados e funcionais, com conhecimento e profissionalismo.

– Personalização do mobiliário de acordo com o seu gosto e desejo.

– Cumprimento dos prazos e valores estabelecidos previamente.

– Responsabilidade em produzir, montar e instalar em sua casa todas as peças de mobiliário previamente solicitadas.

 

Para mais informações sobre valores e outros assuntos relacionados com o serviço, preencha o na página de Design de Interiores.