The Interiors Mind

Blog de Inspiração e Dicas de Decoração

Texturas na Decoração

02 Maio 2023

Um elemento clássico que se vem a reinventar, as texturas na decoração tem tudo a ver sobre colocar o foco nos realces dos materiais, que adicionam camadas de profundidade aos ambientes que compõem. Essa tridimensionalidade que conferem acrescenta carácter, aconchego e versatilidade ao design, sendo totalmente uma experiência sensorial, em todos os seus literais sentidos.

 

Baralhar e arriscar na conjugação de distintas texturas na sua decoração pode ser um verdadeiro desafio. Elas podem ser encontradas em qualquer tipo de peça e sobre diversas formas e, hoje, apresentamos-lhe como pode tirar o melhor proveito desta preciosa fonte estética.

 

 

O que são as texturas na decoração?

 

Quando abordamos sobre as texturas na decoração estamos a referir-nos à aparência e sensação superficial de um objeto ou material. As texturas podem ser táteis ou visuais  e podem ser encontradas  numa variedade de materiais, como tecidos, madeira, pedra, metal e vidro. Suaves e macias, como as fibras de um tapete de lã, ou ásperas e irregulares, como a superfície de uma parede de tijolos expostos, estes relevos são surpreendentemente versáteis.

 

 

 

Como utilizar as texturas?

 

As texturas podem ser usadas em diferentes espaços para criar diferentes efeitos. Por exemplo, num quarto as texturas suaves e macias, como um edredom de penas ou um tapete felpudo adicionam conforto e aconchego ao ambiente. Numa cozinha, texturas mais duráveis e resistentes, como o aço inoxidável ou a cerâmica, oferecem um toque de modernidade e elegância.

 

Numa sala de estar, uma combinação de tecidos macios e ásperos, como uma manta de lã e uma almofada de veludo, podem criar uma sensação de equilíbrio e interesse visual.

 

 

 

 

Madeira

 

A madeira é uma textura muito popular e a mais utilizada na decoração. O seu material versátil é aplicado em diferentes estilos de decoração, desde o rústico até o contemporâneo. As preferências podem vaguear pela madeira lisa e polida para um visual mais moderno e limpo, enquanto outras preferem uma textura mais rústica e áspera para um visual mais natural e acolhedor.

 

Pode ser encontrada em grande parte do mobiliário, como mesas de centro, cadeiras, estantes e camas, bem como em painéis de parede, pisos e vigas expostas. A madeira pode ser aplicada em toda a casa, desde a cozinha até ao quarto, adicionando um toque de calor e charme natural.

 

 

Tapetes

 

O uso de tapetes é uma maneira fácil e eficaz de adicionar textura a um ambiente. Tapetes com fibras naturais, trazem um apontamento áspero e rústico, enquanto os tapetes de lã transportam uma textura macia e aconchegante. Tapetes com padrões ou texturas geométricas são um incrível ignição para despertar o interesse visual do espaço.

 

 

 

Tecidos

 

O uso de tecidos é outra maneira popular de adicionar textura a um espaço. Almofadas, cortinas e mantas com texturas suaves e felpudas podem adicionar um toque de conforto e aconchego a um ambiente, enquanto os tecidos mais rígidos, como o linho ou a pele, podem adicionar uma textura mais leve e impactante. A combinação de diferentes tecidos e texturas pode criar uma sensação atraente ao espaço.

 

 

Papel de parede

 

O papel de parede é outra perspetiva de adicionar textura a uma atmosfera. Papéis de parede com texturas como madeira, tijolo ou pedra podem trazer uma sensação de rusticidade e conforto a um espaço. O papel de parede com texturas mais suaves, como o papel de parede texturizado, adicionam uma sensação mais suave e elegante. Escolha um papel de parede que complemente a decoração do ambiente e crie um ponto focal interessante.

 

 

 

Pedra

 

O uso de pedra é uma forma interessante de adicionar textura à decoração. Pedras como granito, mármore e pedra-sabão podem ser utilizadas em bancadas, pisos e revestimentos de paredes desenhando uma aparência elegante e rústica. Além disso, a textura natural das pedras pode ajudar a criar uma sensação de conexão com a natureza, tornando o ambiente mais acolhedor e agradável.

 

A escolha das pedras deve ser feita de acordo com o estilo e objetivo da decoração. Pedras claras, como o mármore, podem criar uma sensação de luxo e sofisticação, enquanto pedras mais escuras, como o granito, podem criar um ambiente mais sóbrio. As pedras com veios e texturas mais intensas podem ser usadas para criar um efeito visual dramático.

 

 

 

Uma estética de excelência

 

Os designers de interiores são profissionais que conjugam necessidades e funcionalidade, criando espaços que se adequam aos utilizadores numa solução estética, que vá de encontro à sua personalidade. Tendo como ponto de partida diretrizes plásticas do seu agrado, o designer de interiores irá planear e estruturar o espaço com o uso de estratégias  como a cor e texturas, provocando equilíbrio num ambiente com uma aparência distinta.

 

Releia o nosso artigo sobre A Importância do Designer de Interiores e como tornar a sua casa num verdadeiro sonho.